Copa da Inglaterra: curiosidades e história da competição

Wembley. Foto: Juli Haas, Mapa de Londres
Copa da Inglaterra é uma das competições mais democráticas do futebol. Foto: Juli Haas, Mapa de Londres

Você sabia que a Copa da Inglaterra é a mais antiga competição de futebol no mundo?

A Copa da Inglaterra é conhecida pelos ingleses como The FA Cup, sendo o FA abreviação de Football Association, nome da entidade máxima do futebol inglês (a CBF da Inglaterra). Tal como a competição, a FA também é a Associação de Futebol mais antiga do mundo.

Se gosta de futebol, certamente já assistiu alguns jogos dessa competição. Agora, é o momento de conhecer sua história e curiosidades sobre o seu passado. 

Depois de entender melhor que a Copa da Inglaterra é uma das raízes do futebol mundial, você vai assistir ao próximo jogo com outros olhos.

Como surgiu a Copa da Inglaterra

A Football Association, associação de futebol que controla e organiza todas as atividades do esporte na Inglaterra, teve sua fundação no distante ano de 1863. Foi ela quem criou o torneio, também chamado de Taça da Inglaterra.

A década de 70 do século 19 foi o momento em que a tradicional competição de mata-mata começou a ser disputada. 

História da Copa da Inglaterra

A primeira temporada da Copa da Inglaterra aconteceu nos anos de 1871 e 1872. Desde então a competição ficou conhecida como uma Copa Nacional e seu modelo foi ao pouco sendo adotado em diversos outros países.

Desde o início foi um torneio em que equipes de todos os níveis e orçamentos tomam parte e de caráter eliminatório, o famoso mata-mata, como conhecemos no Brasil. Ou seja, um modelo de torneio diferente daquele de pontos corridos praticado na Premier League, o campeonato Inglês principal e de maior prestígio.

E por falar em prestígio, a FA Cup é a segunda competição de futebol mais importante da Inglaterra, atrás apenas da já mencionada Premier League. Desde sua criação já foram 145 edições completas, sendo a 146º a que está em andamento em 2017.

Inspiração mundial e “Zebras”

O Copa da Inglaterra é semelhante em modelo e prestígio (em contexto local) à Copa do Brasil. Aliás, por ser o torneio pioneiro, foi a Copa da Inglaterra que inspirou as várias “Copas Nacionais” ao redor do mundo, como a Copa Chile, a Taça do Rei da Espanha, a Taça de Portugal e a própria Copa do Brasil.

Assim, para nós brasileiros é fácil imaginar como funciona esse campeonato. Tal como na Copa do Brasil, a Taça da Inglaterra é uma das poucas competições nas quais times grandes e tradicionais podem jogar com times pequenos e desconhecidos, e exatamente por isso é um torneio conhecido pelas “Zebras”, as famosas derrotas de times de grande orçamento para times de pequena expressão.

Apesar dessa possibilidade, o sistema de qualificação atual foi pensado de forma a diminuir as probabilidades de uma equipe grande enfrentar uma pequena. Ainda assim, é comum times pequenos (mesmo que não tão pequenos assim) tenham de se desdobrar para enfrentar times mais poderosos, como os gigantes da Premier League Manchester United, Manchester City, Chelsea, Liverpool, Arsenal e Tottenham.

A Copa da Inglaterra na atualidade

Todos as equipes que participam da Premier League – a poderosa primeira divisão do futebol na Inglaterra, da Football League e da National League System possuem autorização para tomar parte na Copa de Inglaterra.

A Football League é uma organização de futebol na Inglaterra que representa 72 equipes profissionais.Dentre esses times não há nenhum dos 20 principais que competem na Premier League. Mais conhecida como English Football league, é responsável por organizar a Copa da Liga, uma competição de menor importância no futebol inglês e pelas divisões abaixo da Premier League.

Já o National League System é o sistema de ligas de futebol na Inglaterra que estão abaixo da Premier League e da English Football League. Está sob jurisdição da Football Association.

Graças à participação de tantos sistemas de liga diferentes, o número de equipes participantes da Taça da Inglaterra sempre foi muito alto, chegando a incríveis 761  equipes na temporada  2008-2009. Para se ter uma ideia, a Copa do Brasil começou com apenas 32 clubes e chegou ao máximo de 91 na edição que está sendo disputada em 2017.

Leia também: tudo sobre a seleção inglesa

Maiores campeões da Copa da Inglaterra

O primeiro campeão da Copa da Inglaterra foi o Wanderers F.C, um dos clubes ingleses mais importantes nas décadas de 1860 e 1870. Atualmente é apenas uma equipe amadora, mas mantém viva a história e tradição. Além de ter sido o primeiro a levantar o caneco da FA Cup, o Wanderers F.C  também foi campeão outras quatro vezes.

O atual campeão é o Manchester United, que em 2016 derrotou o Crystal Palace na final. Junto ao Arsenal, os Red Devils são os maiores campeões do torneio com 12 títulos conquistados.

Logo atrás de Manchester United e Arsenal está o Tottenham, com 8 canecos, seguido de perto por Aston Villa e Liverpool, com 7 conquistas cada. O Manchester City de Pep Guardiola e Gabriel Jesus é apenas o 11º na lista de maiores campeões da FA Cup, com 5 taças conquistadas.

Leia também: maiores torcidas da Inglaterra

Importância da FA Cup

Tal como no Brasil a conquista da Copa do Brasil qualifica a equipe para a Taça Libertadores da América, competição continental mais importante da América do Sul, o vencedor da Copa da Inglaterra se qualifica para disputar a UEFA Champions League na temporada seguinte.

Sem dúvida a qualificação para a principal competição da UEFA é um dos fatores que dá peso e dramaticidade à competição. E além do torneio continental europeu, o campeão também disputa a SuperLiga da Inglaterra contra o campeão da Premier League.

O Palco tradicional para o jogo final da FA Cup é o emblemático Wembley Stadium, onde públicos incríveis de 100 mil torcedores assistiram a final ao vivo nas décadas de 50, 60 e 70.

Relevância da Copa da Inglaterra em nível mundial

Apesar de ser uma competição nacional, a Copa da Inglaterra possui uma história riquíssima e foi inspiração para diversos torneios semelhantes ao redor do mundo. Embora não tenha o mesmo prestígio da primeira divisão do futebol inglês, a Premier League, é certamente a competição de futebol mais democrática do mundo, dando espaço desde de o século 19 para centenas de equipes de futebol poderem se enfrentar entre si.

Não seria exagero dizer que é uma das competições mais importantes do mundo. E você, o que acha? Amante do futebol ou não, agora você conhece a competição de futebol mais antiga do planeta.

Agora, que tal conhecer alguns estádios que sediam a Copa da Inglaterra?

Confira: Como visitar os estádios de futebol em Londres

Artigo anterior5 documentários sobre Londres e a Inglaterra no Netflix
Próximo artigoO que é a Câmara dos Comuns e a Câmara dos Lordes no Parlamento do Reino Unido