De Londres para Liverpool

17
379
Descubra!

Liverpool é uma das principais cidades da Inglaterra e, no passado, chegou a ultrapassar Londres em riqueza. Ter sido a única cidade a ter um escritório de Whitehall longe da capital constitui-se de indício de sua grandeza histórica. Outro indício se chama Beatles, a banda que saiu do Cavern Club para conquistar o mundo.

Quer dar uma passadinha em Liverpool? Aqui vão algumas dicas.

É possível fazer um bate-e-volta de Londres. Foto: Mapa de Londres
É possível fazer um bate-e-volta de Londres. Foto: Mapa de Londres

Como visitar Liverpool partindo de Londres 

Ônibus
Estação: Victoria Coach Station
Duração por trecho: de 5h10min a 5h50min
Preço da passagem por trecho: de 7 a 20 libras
Companhias: Megabus (normalmente com wifi no ônibus) e Eurolines

Trem
Estação: Euston
Duração por trecho: de 2h10min a 2h30min
Preço da passagem ida por trecho: a partir de 35 libras
Companhia: National Rail e Virgin Rail

É por causa dos Beatles que a maioria dos turistas quer conhecer Liverpool. Então vamos começar elencando os principais lugares relacionados aos Fab 4 na cidade:

Liverpool dos Beatles

Cavern Club

Esta é a maior referência. Foi aqui, no número 10 da Mathew Street, em Liverpool, que a Beatlemania começou. Ainda sob o nome Quarrymen, John Lennon debutou no palco do Cavern Club em 1957. Nos anos seguintes, com o acréscimo dos demais Beatles e a mudança de nome, foi forjado o princípio da histeria que tomaria conta do planeta na década seguinte. Em um canto do club, o empresário Brian Epstein os avistou pela primeira vez em 1961, ainda sem Ringo Starr.

Após ser fechado na década de 1970 e então destruído, o Cavern foi remontado com seus tijolos originais, no mesmo lugar, em 1984. Lá dentro, é como se o tempo não tivesse passado. Olhando para cima e para os lados, há assinaturas por todos os cantos, algumas de fãs que passaram por ali na década de 1960 mesmo e outras, como esta de baixo, deixadas por fãs que querem deixar sua marca neste templo do rock.

Do lado de fora, cuide bem para entrar no lugar certo. Existe o Cavern Club e o Cavern pub, um bar dos mesmos donos. Escolha o Club. Antes de entrar, porém, olhe bem para as paredes ao lado: essa ali é a Wall of Fame do Cavern. Nela, nomes de bandas e músicos que já iluminaram a caverna roqueira de Liverpool. Você certamente vai se espantar com a quantidade de gente conhecida que já tocou aqui.

O lugar fica aberto o dia inteiro, quase sempre com música ao vivo, e não é raro que a música ao vivo seja Beatles. (Na última vez que estive lá, era um cover de Beatles. Durante boa parte das fotos, tocava All My Loving.) Não se paga ingresso para entrar, então venha correndo e dedique algumas libras para uma cervejinha.

No Cavern, além da música e da bebida, você encontra pôsters de bandas famosas que já tocaram no lugar, como Beatles, The Who e Rolling Stones. Estão expostos também instrumentos musicais utilizados naquela época, recortes de jornal um universo de objetos que vai encantar qualquer fã de rock e boa música.

Penny Lane

Lançada em 1967, a música Penny Lane remete à rua homônima, que se situa perto de onde John Lennon morava quando pequeno. Como muita gente levava as placas de rua com esse nome para casa, a prefeitura passou a instalar placas mais resistentes, difíceis de serem roubadas. Mas você ainda pode tentar deixar sua assinatura em uma delas ou nos muros.

Localização no mapa

Strawberry Field

Outra referência de Liverpool imortalizada pelos Beatles. A música Strawberry Fields Forever surgiu a partir do orfanato Strawberry Field, também próximo à casa de John Lennon, que lhe impingiu um “S” a mais. Quando criança, John brincava nos jardins do orfanato com seus amigos.

No mapa
Onde morava John Lennon: 251 Menlove Avenue, Woolton
Onde morava Paul McCartney: 20 Forthlin Road, Allerton

The Beatles Story

Este museu, inaugurado em 1990, conta a história dos Beatles em fotos, réplicas, instrumentos originais, sons, músicas e uma experiência em quatro dimensões. Para quem é fã, um alerta: são tantas informações, que você pode perder muitas horas no museu. Então cuidado para não esquecer da hora, especialmente se você ainda não bebeu sua pint no Cavern Club.

Destaques

– Primeira guitarra do George Harrison
– Fab4D Experience, uma animação em 3D com efeitos especiais
– Óculos redondos do John Lennon
– Fotos inéditas do grupo em diversos momentos da carreira

Onde: Na Albert Dock
Ingressos: 15,95 para adultos / 7 libras para crianças de até 16
Horários: De 1 de abril a 31 de outubro, das 9h às 19h (entrada até as 17h); de 1 de novembro a 31 de março, das 10h às 18h (entrada até as 17h); fechado nos dias 25 e 26 de dezembro.
Visite o site

Tours guiados

Pretende fazer um tour mais completo dos Beatles e não sabe por onde começar? Então considere uma visita guiada pelos lugares mais importantes da vida de cada um dos membros. Você pode escolher um passeio de ônibus, de van (grupos) ou carro (com motorista, para grupos pequenos.

Visite o site

Liverpool além dos Beatles

Albert Dock

Às margens do rio Mersey, o belo complexo de prédios nas docas de Liverpool, hoje patrimônio mundial da humanidade, abriga o Tate Liverpool, o Museu Marítimo e o Beatles Story. Inaugurado em 1847, o Albert Dock ganhou prestígio cedo devido ao seu design inovador, o qual possibilitava que as embarcações descarregassem as mercadorias diretamente nos galpões de armazenagem.

Encontre no mapa
Ingresso: Gratuito

Walker Art Gallery

Essa galeria é deslumbrante. Tem de tudo: de um lado, pinturas clássicas adornadas por belas molduras; de outro, exposições que convidam o visitante a “sentar na arte”; enquanto isso, no primeiro andar, estátuas se imiscuem entre as mesas da praça de alimentação.

Ingresso: gratuito, das 10h às 17h
Como chegar

Coluna de Wellington

Você vai se deparar com ela logo que sair da estação de Lime Stret, pois a Coluna de Wellington, homenagem pela batalha de Waterloo, fica em uma praça na esquina com a William Brown Street. É uma boa referência para você encontrar ali ao lado o St George’s Hall e a Walker Art Gallery.

Encontre no mapa

Anfield

Inaugurado em 1884, o Anfield, estádio do Liverpool F.C., é a principal atração da cidade para o apaixonado por futebol. Para chegar, não é difícil: se você desembarcou na estação de Lime Street, você se encontra a apenas 3km de distância. Pegue o ônibus 17 da Queen Square Bus Station.

Experimente o tour do museu

Mais destaques

Torre da Radio City

St Johnn: louvado seja Lennon

Monumento à Rainha Victoria


St George’s Hall, patrimônio da humanidade

Galeria de fotos

Leia também

Beatles em Londres

Mais passeios pela Inglaterra

Descubra!

17 COMENTÁRIOS

  1. Excelente post, caro colega. Só uma sugestão. Coloque como uma das companhias de trem que fazem o percurso Londres-Liverpool a ‘London Midland’, pois os preços são muito menores que os da National Rail e da Virgin. Comprei pela Virgin e depois que eu vi os valores da London Midland… entrei em depressão … para duas pessoas, a diferença da viagem de ida e volta chega a R$ 150.

    • Oi, Dilson! Tudo bom? A London Midland faz parte da National Rail, então deveria aparecer nas tuas buscas pelas passagens mais baratas. Fiz algumas simulações aqui, e o preço entre National Rail e London Midland para amanhã e sexta-feira, por exemplo, ficaram iguais. Abraços!

  2. oi Dilson ,tudo bem?
    ve se vc pode me ajudar…
    estou planejando passar 6 dias em liverpool e 2 em londres. vou atraz de beatles!! eis q sou beatlemaniaco e ainda nao pude conhecer tais lugares…
    minha pergunta é a seguinte. me hospedando em hostel bem barato ( eu e esposa) indo de trem p liverpool,andando a pé ou de bus em liverpool e londres…qto devo gastar ,aproximadamente. nao tenho a menos ideia…pode me ajudar?
    desde ja agradeço
    saudacoes

  3. Oi pessoas que já fazem parte do meu dia a dia. Sempre sonhei em conhecer Londres e Liverpool pois sou fã desde os anos 70. Este ano, vou para Londres dia 03/08 e de lá parto para Liverpool onde ficarei por 6 dias. Prometo colaborar com o site, aliás será um prazer. Abraços Beatlemaníacos a todos.

  4. Fiquei tão emocionada que esqueci a pergunta? 😉 é melhor comprar/reservar a passagem de trem para Liverpool aqui do Brasil ou é melhor comprar assim que eu chegar em Heatrow? Grata.

  5. Boa tarde,

    Vou para Londres dia 5/12 até 15/12 fico apenas 10 dias e quero muito passar UM dia em Liverpool, pois sou uma grande fã de Beatles.

    Como quero apenas passar o dia em Liverpool, pensei em pegar o primeiro trem de ida e voltar no ultimo trem para Londres. Vocês acham que consigo fazer bastante coisa? Alem de conhecer a Cavern Club e alguns outros lugares relacionado aos Beatles, quero muito ir ao estadio do Liverpool, pois meu namorado e um apaixonado por futebol.

    Também gostaria de tirar uma dúvida se é melhor comprar/reservar a passagem de trem para Liverpool aqui do Brasil ou é melhor comprar assim que eu chegar no aeroporto?

    Desde já obrigada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Publique seu Comentário
Entre com seu nome aqui