Conheça o Manchester United, um dos gigantes do futebol

O Manchester United faz jus ao adjetivo de “Gigante”, comumente empregado para se referir ao clube. Junto a Arsenal, Manchester City, Liverpool e Chelsea, os donos do Old Trafford Stadium formam a elite da maior liga de futebol do planeta, a Premier League. Vamos conhecer neste post como os Red Devils alcançaram tamanha projeção e o topo do esporte mais popular do planeta.

A História do Manchester United

 

Sediado no maior centro industrial da Inglaterra, o Manchester United foi fundado em 1878 com o nome de Newton heath L&YR Football Club. São mais 138 anos de trajetória, mais tempo do que a maioria dos clubes brasileiros. Para você ter um ideia, o Sport Clube Rio Grande, do Rio Grande do Sul, é o clube mais antigo do país e foi fundado em 1900, 22 anos após o lançamento da agremiação de Manchester.

O  Manchester United entrou pela primeira vez na primeira divisão da liga inglesa na temporada de 1892-1893, ainda sem lograr grandes resultados nos primeiros anos. Eram apenas os primeiros passos.

Os marcos das primeiras décadas depois do ingresso do clube na primeira divisão foram a mudança de nome, que aconteceu em 1902 e resultou na denominação atual: Manchester United, e a conquista do primeiro título nacional da liga inglesa, em 1908.

Fechando os primeiros passos do Gigante, em 1910 o clube adotou uma nova casa, o Old Traford Stadium, à época com a incrível capacidade de 80 mil pessoas. O estádio passou a ser desde então a casa do time e palco de memoráveis apresentações. É lá que os torcedores e fâs do clube gritam os nomes de Zlatan Ibrahimovic, Wayne Rooney e Paul Pogba na atual temporada da Premier League.

Os Busby Babes e a ascensão pós-guerra

 

Durante os anos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) o Old Trafford foi requisitado pelas forças de defesa do país e utilizado como depósito de armas e equipamentos. A Liga Inglesa foi congelada durante os anos de confronto retomando apenas na segunda metade da década de 40. Foram nos 5 anos seguintes à guerra que o Manchester United conheceu um dos primeiros períodos de verdadeiro gigante do futebol inglês, ficando todas as 5 temporadas entre os quatro primeiros colocados da liga.

United Trinity no Old Trafford - Manchester United
George Best, Denis Law e Bobby Charlton são homenageados no Old Trafford. Foto: iStock, Getty Images

Já entrando na década de 50, a torcida teve a chance de ver em ação a geração que passou para a história como os Busby Babies. O time comandado pelo técnico e ídolo histórico do clube, Sir Matt Busby, era formado por uma geração de jovens atletas e que se tornou um dos times mais populares da década de 50.

1958 e o Desastre Aéreo de Munique

O trágico acidente que o popular clube brasileiro Chapecoense sofreu em dezembro de 2016 comoveu toda a comunidade de futebol internacional. No entanto, a tragédia do clube de Chapecó não foi o primeiro desastre aéreo que acometeu um clube de futebol. Em 1958, um avião da British European Airways que levava o time do Manchester United caiu do ar durante uma tempestade de neve ao tentar arremeter pela terceira vez do aeroporto de Munique-Riem.

Old Trafford - Manchester United
Desastre aéreo de Munique é lembrado em memorial no estádio. Foto: iStock, Getty Images

Oito dos jogadores titulares faleceram no acidente e o time comandado por Sir Busby sofreu um grande golpe. Tal como no desastre com o voo da Lamia que vitimou a equipe de brasileira de Santa Catarina, a tragédia aérea com os jovens jogadores do Manchester United comoveu a comunidade internacional, gerando uma intensa rede de apoio e ajuda.

A volta por cima veio em 1968 com a conquista da Copa Europa, consagrando os Red Devils como o primeiro time inglês a conquistar a competição continental.

A era Ferguson e os anos de ouro

Foi a partir de 1986, com o Escocês Alex Ferguson assumindo o comando que o time engrenou a melhor fase de sua história. Após ganhar a FA Cup em 1990, o período de sucesso do Manchester United se estendeu por toda década de 90 e anos 2000.

Durante essa etapa de sua história, comandada integralmente por Ferguson (o treinador deixou o comando somente em 2013), o time inglês conquistou a Premier League 13 vezes. Além disso, foram 12 FA cups, 4 Supercopas da Inglaterra, 1 mundial da FIFA e 3 Champions League.

A era Ferguson transformou o Manchester United em um dos clubes mais exitosos de todo o mundo. O próprio Ferguson é comumente referenciado como o maior treinador de futebol de todos os tempos. Não há dúvidas que foi sob o comando do Escocês que o clube viveu seus anos de ouro e logrou o posto de potência mundial do futebol.

Depois de Ferguson

Em 2013 Alex Ferguson anunciou a sua aposentadoria como treinador, inaugurando uma nova fase na trajetória dos Diabos Vermelhos. Apesar de longe do banco de reservas e da área técnica do Old Trafford, de onde costumava instruir o time durante os jogos, Ferguson continua a ser peça fundamental do clube, atuando como diretor e tomando parte das decisões da equipe.

Após a saída do ídolo Escocês, quem assumiu o comando foi o técnico David Moyes, que comandou o time na temporada de 2013/2014. Moyes ficou apenas uma temporada e foi substituído  interinamente pelo galês e ex-jogador do clube Ryan Giggs. Em maio de 2014 foi anunciada a chegada do holandês Louis Van Gaal, que assumiu o comando do time até a ano de 2016.

O atual técnico do grupo é o português José Mourinho, velho conhecido do futebol inglês e também considerado um dos maiores técnicos de futebol da atualidade.

O Manchester United segue firme como um dos gigantes do futebol inglês. Na competitiva Premier League, a liga de futebol que mais movimenta dinheiro no mundo, o time se encontra atualmente na 5º colocação, perseguido de perto pelo Arsenal e atrás dos também gigantes Manchester City, Liverpool e Chelsea, além do bem estruturado Tottenham.

Títulos do Manchester United

O Manchester United é um time multicampeão, um dos mais vitoriosos do mundo. Ao todo, são 60 títulos nacionais, 4 continentais e 2 em nível mundial.

Veja as conquistas do gigante inglês:

Títulos Mundiais:

 

  • Copa do mundo de clubes da FIFA (2008)
  • Copa Intercontinental (1999).

Títulos Continentais:

 

 

  • 3 Liga dos campões da UEFA
  • Recopa Europeia (1990-91)
  • Supercopa da UEFA (1991).

Títulos Nacionais:

 

  • 20 campeonatos inglês (Premier League)
  • 12 Copas da Inglaterra
  • 5 Copas da Liga inglesa
  • 21 supercopas da Inglaterra
  • 2 títulos da segunda divisão do campeonato inglês.

Elenco do Manchester United

 

Como em grande parte de sua história, os Red Devils contam atualmente com pesos pesados do futebol em seu elenco. O time comandado por Mourinho tem a disposição alguns dos melhores jogadores do mundo.

O grande destaque do elenco é Zlatan Ibrahimovic, principal jogador e homem de frente do time, o sueco é responsável fazer a bola entrar e ser o jogador de referência no ataque. Vindo do PSG, clube no qual fez história e é considerado ídolo até hoje, Ibra chegou após uma transferência multimilionária para dar segurança ao ataque de Van Gaal.

Além do craque sueco, o time conta ainda com os seguintes jogadores:

Ataque:  

 

Zlatan Ibrahimović,  Wayne Rooney, Anthony Martial, Jesse Lingard , Ashley Young e Marcus Rashford

Meio-Campo:

 

Paul Pogba, Juan Manuel Mata, Michael Carrick, Ander Herrera, Henrikh Mkhitaryan e Marouane Fellaini

Defensores:

 

Phil Jones, Marcos Rojo, Chris Smallin, Daley Blind, Luke Shaw, Fosu-Mensah, Antonio Valencia e Matteo Darmian

Goleiros:

 

Dean Henderson, David de Gea, Sergio Romero e Joel Pereira

Ao lado de Zlatan, Wayne Rooney é a outra referência do time. Ídolo na Inglaterra por sua história na seleção inglesa e seu estilo de jogo aguerrido, o atacante já passou dos 250 gols pelo Manchester United e é um dos principais jogadores da história do clube.

Não podemos deixar mencionar também a passagem de Cristiano Ronaldo. Apesar de hoje em dia o gajo defender os merengues do Real Madri, foi no Manchester United que o craque ascendeu no futebol mundial.

Se hoje o ídolo Português joga como goleador e atacante objetivo, na época de Premier League em que defendia o Manchester United ao lado de Ryan Giggs e Rooney suas jogadas eram recheadas de malabarismos e lances de efeito. Foi lá que o craque ganhou os holofotes como jogador habilidoso e diferenciado, pavimentando o caminho para as futuras nomeações como melhor jogador do mundo.

Curiosidades sobre o Manchester United

O Manchester United possui uma história repleta de fatos peculiares. Seus mais de 138 anos estão recheados de acontecimentos e curiosidades, desde o apelido ganho nos anos 70 até aos brasileiros que não deram sorte no clube, muitos são os fatos curiosos e interessantes em torno do clube inglês. Conheça algumas delas agora:

Brasileiros no elenco

 

Que os jogadores Brasileiros são amplamente requisitados pelo mercado europeu não é novidade para ninguém. A terra natal de Romário e Ronaldo Fenômeno é a maior exportadora de craques do mundo. A Premier League sempre contou com jogadores brasileiros, com destaque para o Chelsea de 2015-2016, cujo elenco contava com seis brasileiros.

Mas o Manchester United não aposta tanto nos brasileiros quanto o Chelsea, principalmente porque algumas das contratações não deram o resultado esperado. Confira algumas passagens:

  • Anderson – Atualmente no Coritiba. Foi contratado em 2007 junto ao Porto. Foi revelado pelo Grêmio.
  • Kleberson – Campeão mundial pela seleção brasileira na copa de 2002. Foi anunciado junto com a então promessa do futebol mundial Cristiano Ronaldo.
  • Fábio – Lateral direito,  ex-fluminense, estreou pelo clube em 2008.
  • Rafael – Lateral esquerdo, estreou pelo clube em 2009.
  • Rodrigo Possebon – Volante revelado pelo Internacional, foi contratado em 2008.

Red Devils – O apelido

Grande parte dos times da Premier League possuem um apelido adquirido ao longo de sua história.

O Tottenham é o Spurs, em referência ao nome oficial do time – Totenham Hotspurs.

O Sunderland tem o histórico apelido de The Black cats, em referência a um torcedor que em 1937 levou um gato preto ao estádio como amuleto da sorte no jogo que deu ao time o título da FA Cup.

E não para por aí: Reds é o apelido do Liverpool, e The citzens é o apelido do rival Manchester City.

O torcedores do Manchester United também tem uma forma carinhosa de chamar o seu time. Conhecido pelo apelido de The Red Devils, o time ganhou o nome ainda na era Busby e de seus garotos, a famosa geração dos Busby Babies. Na década de 60 o time de Rugby de Manchester já possuia o apelido de Red Devils. 

O diabo que figura no escudo do clube foi incluído posteriormente, na década de 70, fazendo jus ao apelido e consolidando a imagem do clube como Os Diabos Vermelhos.

A maior torcida e rentabilidade do mundo

 

De acordo com a empresa britânica kantar, o Manchester United é o time mais popular do mundo, contando com cerca de 659 milhões de torcedores e simpatizantes em todo o mundo. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa em 2012, são cerca de 325 milhes de apoiadores na Ásia, 173 milhões na África e Oriente Médio, 90 milhões na Europa e 71 milhões na América do Sul.

Além da maior torcida (ou por causa dela), os Red Devils também são apontados pela revista Forbes como o clube mais rentável do mundo. Em 2016, foram 190 milhões de dólares de lucro. O segundo colocado é o Real Madrid, com 162 milhões de dólares.

Old Trafford, o estádio do Manchester United

Tradicionalmente conhecido como “Teatro dos Sonhos”, o estádio oficial do Manchester United tem tanta história para contar quanto o próprio clube.

Old Trafford Stadium
Estádio Old Trafford. Foto: André Zahn, CC BY-SA 2.0

Além dos títulos e partidas memoráveis, o estádio também presenciou a mobilização militar durante a Segunda Guerra Mundial, quando foi usado pelo exército britânico e ficou paralisado para jogos, e também já foi bombardeado, também durante a Segunda grande guerra, no ano de 1941, episódio em que sofreu pesados danos físicos.

Aberto oficialmente em 1910, o estádio possuía originalmente capacidade para 80 mil pessoas. Ao longo do tempo, com várias reformas e adequações esse número também mudou. A primeira grande reformulação foi após o bombardeio de 1941. Uma extensa reforma foi feita para reconstruir o estádio, que só ficou inteiramente pronto em 1949.

Na década de 50, o estádio recebeu iluminação noturna, o que viabilizou a realização de partidas durante a noite. As décadas de 60,70 e 80 não foram menos pródigas de reformas com o estádio. Se por um lado sua estrutura se modernizou e se tornou apta a atender as novas demandas do futebol, a capacidade de público acabou se reduzindo a pouco mais de 44 mil pessoas no início da década de 90, mesma época em que Alex Ferguson já se consolidava como maior técnico da história da equipe. Quase como que acompanhando a era de ouro do clube, uma série de expansões foram feitas ao londo dos anos 90 e 2000, recuperando e expandindo a capacidade de público para os atuais 75.600.

Trata-se do segundo maior estádio da Inglaterra e um dos mais modernos do mundo. Apesar da alta capacidade de público, existem filas que podem chegar a anos de espera para poder comprar um season ticket, como são chamados os ingressos para a temporada da Premier league.

E você sabia que pode visitá-lo em uma viagem para Manchester, na Inglaterra? É possível fazer um tour guiado pelo estádio e conhecer cada detalhe que faz do teatro dos sonhos um templo do futebol. Saiba mais: Como visitar o Old Trafford, estádio do Manchester United.

Man United e o futebol moderno

O Manchester United é uma potência do futebol atual. Faz parte do grupo de cinco clubes ingleses que dominam a Premier League e disputa com outros gigantes europeus como Real Madrid, Barcelona e Bayern de Munique as primeiras posições do ranking de clubes mais ricos do mundo.

Após a era de ouro liderada por Alex Ferguson o time procura ainda encontrar a melhor forma sob o atual comando de José Mourinho. O técnico português, conhecido do futebol inglês e importante teórico do futebol europeu moderno, tem tentado elevar a colocação do time na atual temporada da Liga Inglesa.

Até agora tem esbarrado na competência dos demais gigantes ingleses. Uma nova era de ouro é improvável no curto prazo, mas certamente os Red Devils já tem seu lugar garantido na sala dos times de futebol mais vitoriosos da história.

E aí, curtiu conhecer um pouco da história do Manchester United e do que o faz um dos gigantes do futebol? Comente.

Artigo anteriorO que é uma Cerveja Stout: história, curiosidades e Guinness
Próximo artigoComeça o horário de verão em Londres