Os mais populares esportes da Inglaterra

3
3015
Descubra!

Você sabia que os mais populares esportes da Inglaterra são também alguns dos mais adorados ao redor do mundo? O motivo é simples: o Reino Unido foi o berço de modalidades como rugby, cricket, golfe, tênis e, claro, futebol. É isso mesmo, o esporte mais idolatrado no Brasil é herança da Inglaterra. ⚽️

Londres é, sem dúvidas, a capital do futebol. Só na Premier League, a primeira divisão inglesa, estão presentes seis clubes londrinos: Arsenal, Tottenham, Chelsea, West Ham, Fulham e Crystal Palace. Estima-se que, no total, existem mais de 60 times em Londres. Isso sem falar nos gigantes estádios, como o Wembley, o Emirates Stadium e o Stamford Bridge.

Mas é claro que os esportes da Inglaterra não se resumem apenas ao futebol. Abaixo, vamos falar mais um pouco sobre diversas modalidades britânicas incríveis – e como elas surgiram. ?

Top 4 esportes da Inglaterra

E aí, preparado para descobrir quais são os esportes que fazem os ingleses vibrarem? Confira alguns dos principais:

Golfe

Golfe
Origens do golfe remontam ao Império Romano. Foto: iStock, Getty Images

O golfe, como hoje é praticado, na verdade é uma adaptação de um jogo muito praticado na Roma Antiga: o “Paganica”. Basicamente, ele consistia em bater com um pedaço de madeira em uma bola feita de couro, recheada de lãs e penas. Quem fez a readaptação e criou as novas regras, porém, foram os escoceses – também responsáveis por popularizar a prática em todo o território do Reino Unido.  

Uma curiosidade interessante é que o primeiro campo de golfe inglês foi construído no fim do século 19, quando engenheiros escoceses e ingleses conseguiram convencer os monges beneditinos a cederem uma parte do território do Mosteiro de São Bento para a prática do esporte.

Rugby

Rugby
Rugby surgiu como uma variação do futebol. Foto: iStock, Getty Images

A história do rugby também é bastante curiosa. Diz a lenda que o esporte surgiu a partir de uma jogada errada no futebol. Isso porque um estudante britânico, chamado William Ellis, achava o esporte que usava os pés muito monótono, então decidiu pegar a bola na mão e correr para a linha de fundo do time adversário. Seus colegas, irritados, correram atrás dele tentando pegá-lo. Surgia, assim, a essência do esporte.

Nascido na Inglaterra, o rugby foi trazido ao Brasil no século 19, através de empresários, estudantes e imigrantes que vinham do Reino Unido.

Tênis

Tennis
Tênis, esporte com origem francesa que se popularizou na Inglaterra. Foto: iStock, Getty Images

O tênis, na verdade, foi uma invenção dos franceses – mas se difundiu pelo mundo graças aos ingleses. A base do esporte que hoje conhecemos foi um jogo chamado “Jeu de Pame”, muito popular na França do século 13. Nele, os jogadores utilizavam as mãos para rebater bolas contra a parede. No século seguinte, já entraram em cena as primeiras raquetes de madeira.

Uma das figuras que ajudou a modernizar e divulgar a prática do tênis pelo mundo, porém, foi um monarca inglês sobre o qual já falamos bastante por aqui: o Rei Henrique VIII. Sim, além de mulherengo, ele foi um dos responsáveis por implementar o tênis na cultura inglesa, posteriormente se difundindo pelo globo.

O mais antigo torneio de tênis do mundo nasceu em Londres. Criado em 1877, Wimbledon ainda é uma das competições de maior prestígio do esporte. E quem visita a capital britânica pode conhecer o museu de Wimbledon e até assistir a uma partida ao vivo em julho.

Futebol

Futebol
Futebol é a melhor invenção dos ingleses. Foto: iStock, Getty Images

Quando o assunto são os esportes da Inglaterra, não podemos deixar de mencionar o futebol. Há indícios de que uma modalidade semelhante já existia há mais de 2000 anos, ainda na Antiguidade. Mas o jogo como hoje o conhecemos, com suas características e regras, foi uma invenção inglesa do século 19. Inclusive, foi graças a um brasileiro de descendência inglesa, chamado Charles Miller, que a primeira bola de futebol chegou ao Brasil, em 1894.

O desenvolvimento dos esportes da Inglaterra

As origens do esporte na Inglaterra e em outros cantos do mundo são bastante remotas. Desde a Antiguidade, há registros de nossos ancestrais praticando acrobacias, danças e outros movimentos que podem ser relativos à prática de modalidades esportivas. Mas, no surgimento das primeiras civilizações, ser adepto de esportes tinha pouco a ver com bem-estar.

Durante anos, o esporte foi utilizado como uma forma de aprimorar o físico e desenvolver a força dos homens, com um objetivo específico: vencer batalhas e sobreviver. Na Inglaterra, foi a partir do desenvolvimento do capitalismo que diferentes modalidades passaram a surgir e se estabeleceram como configuração de lazer e divertimento.

Por outras palavras, a Revolução Industrial inglesa precoce estabeleceu as bases para tornar o país um dos principais pioneiros no desenvolvimento do esporte, especialmente a partir do século 18. Compreendendo essa mudança no contexto sociocultural, fica mais fácil entender por que a Inglaterra é o país berço de tantos esportes incríveis, não é?

E você, gostou de conhecer um pouco mais sobre os esportes da Inglaterra? Qual é o seu favorito? Comente! ?

Descubra!

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Publique seu Comentário
Entre com seu nome aqui