Os mais populares esportes da Inglaterra

Você sabia que os mais populares esportes da Inglaterra são também alguns dos mais adorados ao redor do mundo? O motivo é simples: o Reino Unido foi o berço de modalidades como rugby, cricket, golfe, tênis e, é claro, futebol. É isso mesmo, o esporte mais idolatrado no Brasil é herança da Inglaterra. ⚽️

Londres é, sem dúvidas, a capital do futebol. Só na Premier League, a primeira divisão inglesa, estão presentes seis clubes londrinos: Arsenal, Tottenham, Chelsea, West Ham, Fulham e Crystal Palace. Estima-se que, no total, existem mais de 60 times em Londres. Isso sem falar nos gigantes estádios, como o Wembley, o Emirates Stadium e o Stamford Bridge.

Mas é claro que os esportes da Inglaterra não se resumem apenas ao futebol. Abaixo, vamos falar mais um pouco sobre diversas modalidades britânicas incríveis – e como elas surgiram.

Top 4 esportes da Inglaterra

E aí, preparado para descobrir quais são os esportes que fazem os ingleses vibrarem? Confira alguns dos principais abaixo:

Golfe

Golfe
Origens do golfe remontam ao Império Romano. Foto: iStock, Getty Images

O golfe, como hoje é praticado, na verdade é uma adaptação de um jogo muito praticado na Roma Antiga: o “Paganica”. Basicamente, ele consistia em bater com um pedaço de madeira em uma bola feita de couro, recheada de lãs e penas. Quem fez a readaptação e criou as novas regras, porém, foram os escoceses – também responsáveis por popularizar a prática em todo o território do Reino Unido.  

Uma curiosidade interessante é que o primeiro campo de golfe inglês foi construído no fim do século 19, quando engenheiros escoceses e ingleses conseguiram convencer os monges beneditinos a cederem uma parte do território do Mosteiro de São Bento para a prática do esporte.

 

Como o Golfe é praticado?

Ele é jogado em campos gramados, ou em parques apropriados, com um ou mais percursos marcados. O objetivo do jogo é embocar a bola no menor número de tacadas possível, em todos os buracos que fazem parte do jogo.
O jogo geralmente é disputado em um percurso de 18 buracos, e, numa competição, quem consegue embocar as bolas em todos os 18 buracos no menor número de tacadas vence a disputa. Para deixar o jogo mais difícil, o trajeto pode ter, além de distâncias diferentes, alguns obstáculos como poços de areia, árvores, pequenos lagos e espaços onde a grama é mais alta.
O esporte pode ser jogado de maneira individual ou em grupos de dois a quatro jogadores, sendo que em competições oficiais, é proibido um golfista conversar com os outros jogadores. Já nos jogos entre amigos, esta regra não se aplica e uma partida dura em média quatro horas.

Pontuação

A pontuação final é levada em conta de acordo com o número de tacadas. Porém existem 3 fórmulas que são as mais utilizadas em competições.

Se você quiser entender melhor como elas funcionam, separamos este artigo aqui especialmente para você.

 

Rugby

Rugby
Rugby surgiu como uma variação do futebol. Foto: iStock, Getty Images

A história do rugby também é bastante curiosa. Diz a lenda que o esporte surgiu a partir de uma jogada errada no futebol. Isso porque um estudante britânico, chamado William Ellis, achava o esporte que usava os pés muito monótono, então decidiu pegar a bola na mão e correr para a linha de fundo do time adversário. Seus colegas, irritados, correram atrás dele tentando pegá-lo. Surgia, assim, a essência do esporte.

Nascido na Inglaterra, o rugby foi trazido ao Brasil no século 19, através de empresários, estudantes e imigrantes que vinham do Reino Unido. Mesmo existindo registros de esportes parecidos com o rugby, onde pessoas corriam com a bola nas mãos e umas tentavam derrubar as outras para pegar a bola, desde a Era Medieval, o Rugby começou a ser oficialmente jogado em 1845, mas só se tornou profissionalmente reconhecido em 1995.

A bola de rugby possui um formato oval e geralmente é feita de couro ou de material sintético apropriado. O campo se assemelha a um campo de futebol americano. Ele possui um formato retangular, com o comprimento máximo de 144 metros e largura máxima de 70 metros, dividido em 2 regiões de touch in goal entre 10 e 22 metros de comprimento.
O campo também é dividido pela linha do meio de campo que separa os dois lados. A superfície para o jogo pode variar, desde que ela ofereça segurança, ou seja, ela não pode ser dura como concreto ou asfalto e deve estar em conformidade com o Regulamento internacional.

 

Como o Rugby é praticado?

Geralmente ele é jogado por 15 titulares e 7 suplentes, porém em competições como o Rugby League apenas 13 titulares jogam. Nestas duas variantes, o jogo dura 2 tempos de 40 minutos, somando 80 minutos no total.
Em países como da Ásia e da América Latina é muito comum ver mais times que praticam o Rugby Sevens que é uma variante do jogo onde apenas 7 jogadores participam da disputa. Nesta variante o jogo dura apenas 14 minutos que são divididos em dois tempos de 7 minutos cada.

O terceiro tempo é uma das partes mais interessantes e diferentes do rugby. Pois assim é chamada a reunião/comemoração que sucede ao jogo, onde ambos os times, após tomarem banho, é claro, se unem para celebrar e comerem juntos. Podem haver uma festa ou uma simples refeição com direito a muita cerveja e homenagens de um time ao outro e também do time a um ou mais jogadores.

 

Pontuação

Sua pontuação também se assemelha bastante ao sistema do Futebol americano. Sendo seus pontos calculados da seguinte maneira”

  • Try – 5 pontos – É marcado quando um jogador consegue apoiar com uma ou ambas as mãos a bola no chão entre a área de validação da equipe adversária.
  • Conversão – 2 pontos – Após o try, a equipe que pontuou tem a possibilidade de chutar em direção aos postes do ponto paralelo dentro do campo de jogo, tentando fazer com que a bola passe por cima da trave e entre os postes da equipe adversária.
  • Drop goal – 3 pontos – Durante o jogo, um jogador pode chutar para frente tentando fazer a bola passar por cima da trave e entre os postes da equipe adversária. O jogador deve obrigatoriamente fazer a bola tocar no chão e nesse retorno fazer seu chute imediato.
  • Penalty Goal – 3 pontos – Ao sofrer uma falta, a equipe pode decidir tentar fazer um chute com direção aos postes no local onde ocorreu a infracção para tentar converter um gol.

 

Tênis

Tennis
Tênis, esporte com origem francesa que se popularizou na Inglaterra. Foto: iStock, Getty Images

O tênis, na verdade, foi uma invenção dos franceses – mas se difundiu pelo mundo graças aos ingleses. A base do esporte que hoje conhecemos foi um jogo chamado “Jeu de Pame”, muito popular na França do século 13. Nele, os jogadores utilizavam as mãos para rebater bolas contra a parede. No século seguinte, já entraram em cena as primeiras raquetes de madeira.

Uma das figuras que ajudou a modernizar e divulgar a prática do tênis pelo mundo, porém, foi um monarca inglês sobre o qual já falamos bastante por aqui: o Rei Henrique VIII. Sim, além de mulherengo, ele foi um dos responsáveis por implementar o tênis na cultura inglesa, posteriormente se difundindo pelo globo.

O mais antigo torneio de tênis do mundo nasceu em Londres. Criado em 1877, Wimbledon ainda é uma das competições de maior prestígio do esporte. E quem visita a capital britânica pode conhecer o museu de Wimbledon e até assistir a uma partida ao vivo em julho.

 

Pontuação

O tênis possui um sistema de pontuação um pouco complexo que é subdividido em games (jogos) e sets (partidas). A grosso modo, um game é um conjunto de pontos (15-30-40-game) e um set é um conjunto de games (1-2-3-4-5-set).

Cada game possui um jogador responsável por recolocar a bola em jogo, ou seja, sacar. EM competições, é comum que o jogador que está sacando leve o game, já que ele possui a. vantagem daquele ritmo do jogo.

O vencedor é quem consegue atingir o número de sets pré-definido antes da partido — geralmente 2 seta de um total de 3 sets para os grandes torneios masculinos.

 

Futebol

Futebol
Futebol é a melhor invenção dos ingleses. Foto: iStock, Getty Images

Quando o assunto são os esportes da Inglaterra, não podemos deixar de mencionar o futebol. Há indícios de que uma modalidade semelhante já existia há mais de 2000 anos, ainda na Antiguidade. Mas o jogo como hoje o conhecemos, com suas características e regras, foi uma invenção inglesa do século 19 da cidade de Cambridge.

Inclusive, foi graças a um brasileiro de descendência inglesa, chamado Charles Miller, que a primeira bola de futebol chegou ao Brasil, em 1894.

 

O desenvolvimento dos esportes da Inglaterra

As origens do esporte na Inglaterra e em outros cantos do mundo são bastante remotas. Desde a Antiguidade, há registros de nossos ancestrais praticando acrobacias, danças e outros movimentos que podem ser relativos à prática de modalidades esportivas. Mas, no surgimento das primeiras civilizações, ser adepto de esportes tinha pouco a ver com bem-estar.

Durante anos, o esporte foi utilizado como uma forma de aprimorar o físico e desenvolver a força dos homens, com um objetivo específico: vencer batalhas e sobreviver. Na Inglaterra, foi a partir do desenvolvimento do capitalismo que diferentes modalidades passaram a surgir e se estabeleceram como configuração de lazer e divertimento.

Por outras palavras, a Revolução Industrial inglesa precoce estabeleceu as bases para tornar o país um dos principais pioneiros no desenvolvimento do esporte, especialmente a partir do século 18. Compreendendo essa mudança no contexto sociocultural, fica mais fácil entender por que a Inglaterra é o país berço de tantos esportes incríveis, não é?

E você, gostou de conhecer um pouco mais sobre os esportes da Inglaterra? Qual é o seu favorito? Comente aí!

Artigo anteriorDescubra 15 curiosidades sobre o Reino Unido
Próximo artigoComo é a culinária do Reino Unido