Estádio do Chelsea: conheça o Stamford Bridge

Não são apenas os antigos castelos e monumentos da Inglaterra que têm arquitetura notável. Os templos do futebol, como o estádio do Chelsea – Stamford Bridge -, o Old Trafford e o Wembley também são pontos turísticos atraentes, especialmente para quem é apaixonado pelo esporte.

Se você estiver em Londres, a dica é fazer um tour pelo Stamford Bridge para conhecer a casa dos blues e, quem sabe, até assistir a uma partida do time. Situado em uma área mais central da cidade, ele fica a cinco minutos da estação Fulham Broadway: uma opção fácil de passeio.

Neste artigo, você vai conhecer um pouco da história do estádio do Chelsea e descobrir como visitá-lo, para reviver um pouco do passado de um dos clubes mais notáveis do Reino Unido.

Estádio do Chelsea
Stamford Bridge. Foto: Alexdeangelis86, CC BY-SA 3.0

Tudo sobre o Stamford Bridge, estádio do Chelsea

Em tamanho, o Stamford Bridge não impressiona. Pode até parecer estranho, considerando que o hoje o Chelsea é um dos clubes mais notáveis e ricos do mundo inteiro. Mas isso tem a ver com as origens do estádio – e do próprio time – como você vai entender melhor a seguir.

Estádio Stamford Bridge - Chelsea - Mapa de Londres
Museu no estádio conta a história do Chelsea. Foto: Mapa de Londres

Com capacidade para, em média, 43.000 pessoas, o Stamford Bridge foi inaugurado originalmente em 28 de abril de 1877. Foi construído com o propósito de abrigar competições de atletismo, pois quem investiu na obra foram os então proprietários do London Athletics Club.

A história do Stamford Bridge começou a se confundir com a do futebol em 1896, quando o estádio foi adquirido pelos irmãos Gus e Joseph Mears. Eles tomaram posse do local em 1904 e tinham o objetivo de trazer grandes clubes futebolísticos ingleses para disputar partidas nele. Na prática, porém, a ideia não deu muito certo.

Os irmãos Mears até cogitaram vender o estádio, mas seu amigo Fred Parker lhes deu um conselho: fundar um clube próprio para disputar as partidas . Assim, em 1905, nasceu o Chelsea Football Club. O público recorde do Stamford Bridge foi de 82.905 torcedores, registrados em 12 de outubro de 1935, em um clássico contra o Arsenal.

Tour pelo estádio revela curiosidades. Foto: Mapa de Londres
Tour pelo estádio revela curiosidades do Chelsea. Foto: Mapa de Londres

Uma curiosidade interessante é que o nome do estádio pode estar relacionado com uma importante batalha travada em Yorkshire. Conhecida como “Battle of Stamford Bridge”, ela foi disputada em 1066 contra os vikings, durante o reinado do Rei Harold.  

Veja como visitar o estádio do Chelsea

Quando estiver em Londres, você pode programar uma visita ao Stamford Bridge e conhecer os vestiários, as arquibancadas, a sala de imprensa, o museu que reconta um pouco da história do clube e a lojinha de artigos do Chelsea.

Estádio Stamford Bridge - Chelsea - Mapa de Londres
Sala de imprensa faz parte do tour pelo estádio do Chelsea. Foto: Mapa de Londres

Você pode agendar o tour e comprar o ingresso direto pelo site do VisitBritain. Também há possibilidade de adquirir os tickets na hora. Confira, abaixo, as principais informações:

Ingressos: 18 libras (adulto) / 13 libras (criança: 5 a 15 anos) / 14 libras (meia-entrada) / gratuito (menores de cinco anos)

Quando: Diariamente, a cada 30 minutos – das 10h às 15h (exceto em dias de jogos)

Como chegar: De metrô, pare na estação Fulham Broadway. O estádio fica a cinco minutos a pé

Duração: 60 minutos

Ingressos para as atrações de Londres

E aí, ficou empolgado para conhecer o estádio do Chelsea? Vai agendar uma visita? Conte-nos aqui nos comentários! 🙂

Artigo anteriorVeja 7 curiosidades sobre o estádio de Wembley
Próximo artigoSweeney Todd: o barbeiro demoníaco da Rua Fleet existiu de verdade?