Passo a passo: como aprender inglês em casa

Passo a passo: como aprender inglês em casa

Cursinhos de idiomas são caros e nem sempre dão o resultado o esperado. Por isso, o jeito é descobrir como aprender inglês em casa. A boa notícia é que há cada vez mais formas de fazer isso. Ao organizar uma rotina de estudos e aproveitar as funcionalidades da internet, você pode avançar significativamente no domínio da língua de forma autodidata. 🤓

Falta de dinheiro não é mais justificativa para fazer feio no inglês. Com a internet, você tem à disposição todos os recursos para praticar o idioma sem sair de casa: aplicativos, sites, blogs, vídeos, músicas, filmes, séries e até aulas online gratuitas ou, pelo menos, bem mais baratas do que as escolas tradicionais. Neste post, você vai descobrir como aprender inglês usando todas essas ferramentas.

Portanto, se você quer mais oportunidades no mercado de trabalho, viajar para a Inglaterra ou para os Estados Unidos, deseja ler autores britânicos em seu idioma original ou assistir filmes sem legenda, vale a pena conferir algumas dicas para afiar seu inglês.

Não tem a mínima ideia por onde começar? Neste artigo, vamos compartilhar um passo a passo para você inserir a língua inglesa na sua vida e, aos poucos, ampliar noções de vocabulário, gramática e pronúncia.

Vamos lá? 📚

Estudar ingles
Ao traçar um plano de estudos, você pode aprender inglês em casa. Foto: iStock, Getty Images

Como aprender inglês em casa? 4 passos para afiar o idioma

Confira nosso passo a passo detalhado para aprender inglês sem precisar sair de casa:

1. Trace um plano de estudos

Organização é a palavra-chave para aprender inglês em casa. O primeiro passo para realmente avançar na aprendizagem é traçar um plano: pegue um calendário, estipule um horário diário para estudar e defina por onde começar. O que você pretende fazer primeiro: retomar o básico da gramática? Ou pular essa parte e ir direto para a pronúncia? Defina suas metas e prioridades, para não perder de vista o seu objetivo.

2. Reúna material para estudar

Agora vem o mais importante: como aprender em casa sem um livro de estudos? Bem, as alternativas são muitas. Para começar, você pode seguir canais no Youtube dedicados ao ensino do idioma, como o “Agora eu Falo”, o “BBC Learning English” e o “English With Jennifer”, além de utilizar aplicativos como o “Babbel”, o “Cambly” e o “Voxy”.

Acompanhar sites de notícias em inglês, como o The Guardian, o Daily Mail e o The Sun, também são formas não só de ampliar seu vocabulário, mas também de se aproximar mais da cultura inglesa. Procure, ainda, ler textos ou artigos de áreas do seu interesse. Pode ter certeza de que isso ajuda muito a expandir os conhecimentos na língua.

3. Converse em inglês

Eventualmente, convide aquele seu amigo ou amiga que já fala inglês com tranquilidade (ou mesmo alguém que também ainda esteja aprendendo) para conversar no idioma estrangeiro. Essa é a melhor forma de perder a vergonha de falar e de corrigir problemas comuns de pronúncia.

4. Envolva-se com o idioma

O inglês não precisa estar presente na sua vida apenas na hora do estudo. A melhor forma de se tornar fluente – de vez – no idioma, é trazê-lo para o seu dia a dia. Assista a filmes e séries sem legendas, ouça podcasts sobre temas de seu interesse na internet, escute músicas em inglês no carro…são ações que geram uma familiaridade com a língua.

Tudo isso também ajuda você a compreender melhor as apropriações da Língua Inglesa na prática, como as gírias e os modos de falar.

cta - Estudar em Londres

Viva o inglês no dia a dia

Cursos formais, com um instrutor e outros alunos, ainda são uma boa opção para aprender uma nova língua. No entanto, é a alternativa mais cara quando comparada com outras disponíveis atualmente. E nem sempre é a mais indicada.

Aprender inglês em Londres
Se você sonha em fazer um intercâmbio, comece a praticar o inglês. Foto: iStock, Getty Images

Aprender inglês em casa é possível, sim e, ao contrário do que se possa imaginar, não é preciso que você seja um mestre da disciplina pessoal. 

Mas, antes de apresentar uma lista de alternativas de aprendizado que será detalhada nas próximas seções, é importante você saber o passo principal que amarra todos os métodos de ensino: incorporar o inglês no seu dia a dia.

Para aprender uma língua nova, mais do que livros, métodos e aplicativos, é preciso que você passe a utilizar o idioma o quanto antes e faça com que ele seja parte da sua vida.

Na hora de escutar música ou assistir uma série, quando for escolher a língua padrão do seu celular e até mesmo nos seus pensamentos (pensar em outra língua é particularmente poderoso para o aprendizado), introduza o inglês no seu cotidiano.

Benny Lewis, um dos mais famosos poliglotas da atualidade, tem viajado o mundo divulgando o seu método. E ele é muito simples: para aprender uma língua, simplesmente comece a falar e vivenciá-la. O que ele quer dizer é que não há por que estudar muitos anos antes de colocar em prática seus conhecimentos.

Nessa jornada de aprendizado, o mais importante é não ter medo de falar, escrever e errar em inglês. Vamos listar brevemente as alternativas que você possui para aprender inglês em casa. Ou seja, as fontes primárias de onde você adquirirá vocabulário, conceitos gramaticais e conhecimento sobre a estrutura da língua.

  • Cursos online gratuitos
  • Cursos online pagos
  • Aplicativos de línguas
  • Aula particular em casa (online ou presencial)
  • Cursos no youtube e outros serviços de streaming de vídeo
  • Podcasts
  • Cursos e livros impressos

As opções acima não são excludentes. Todas elas se complementam e devem ser usadas de acordo com a sua disponibilidade de tempo e recursos. Cada pessoa se adapta melhor a uma forma de aprendizado. Você deve encontrar os canais de ensino que mais tem a ver com você e dedicar mais tempo e esforço para eles.

Nas próximas seções, vamos discutir com mais detalhes e dar indicações de sites e aplicativos que podem ajudar nessa tarefa.

Como fazer cursos de inglês online

Existem muitos cursos de inglês, tanto em opções pagas quanto gratuitas. O desafio aqui é manter a disciplina para dedicar minutos ou horas de seu dia ou de sua semana para o aprendizado do idioma.

Cursos gratuitos de inglês

Na internet, é possível encontrar vários cursos de inglês gratuitos. Alguns são melhores que outros em termos de interface gráfica, volume de conteúdo e nível de elaboração didática. O importante é você encontrar um que te agrade e com o qual você não fique desanimado.

Tal como um cursinho presencial ou mesmo na hora de escolher uma faculdade, existem perfis diferentes e pode ser que você tenha que testar mais de um até encontrar o curso online que melhor te atenda.

O esforço vale a pena. Começar o primeiro curso online que encontrar só porque é gratuito não é um boa estratégia. Caso você não se adapte bem ao método e conteúdo, o mais provável é que você venha a desistir e pausar os estudos por um tempo. Algumas pessoas chegam mesmo a desistir definitivamente de aprender uma nova língua quando não se adaptam logo de cara a um curso ou método.

Não seja uma dessas pessoas. Aqui você vai conhecer várias opções de cursos e sites. Um deles (provavelmente mais de um) foi “feito” para você e com certeza funcionará bem com o seu perfil.

  1. BBC – Curso oferecido pelo prestigiado grupo de comunicação britânico BBC. É um curso baseado na leitura de textos divulgados na imprensa. Muito interessante para quem gosta de acompanhar os acontecimentos globais. Os textos desse curso, além de ricos em vocabulário que boa parte dos livros de cursinho passam ao largo, são bem estruturados e abordam temas os mais diversos.
  2. 1 Language – Ótimo site com uma estrutura formal de tópicos e conteúdos. Está dividido em temas gramaticais e por nível de dificuldade. Uma ótima pedida para quem gosta de seguir um caminho bem definido e passo a passo.
  3. Learn american english – Site que ensina inglês americano. Está dividido em níveis de dificuldade classificados por cores. Começa no “red level” (mais básico) e vai até o “violet level” (mais avançado).
  4. Curso de inglês grátis – Esse portal é ótimo para quem tem pouca ou nenhuma noção da língua. Todo em português e bem dividido por temas e níveis de dificuldade.
  5. Leo – Learn english online – Site todo em inglês mas com lições muito claras e bem divididas em 12 unidades.
  6. Primeiros cursos – Esse portal oferece cursos gratuitos das mais diversas áreas, entre eles, a língua inglesa. À primeira vista o site parece um pouco confuso. Mas o curso de inglês em si é mais bem estruturado.

Esses são alguns dos melhores cursos online gratuitos. Não deixe de experimentá-los e descobrir qual é a mais adequada para você.

Cursos pagos de inglês

Os cursos gratuitos possuem material rico e são ótimos para aprender a língua inglesa. No entanto, algumas opções pagas não devem ser desconsideradas. Os cursos online pagos geralmente são plataformas de escolas renomadas e empresas especializadas no ensino de idiomas.

Como grande vantagem em relação aos cursos gratuitos, esses sites em geral oferecem aulas online com um professor e também a possibilidade de aulas online em grupos e outras ferramentas para prática de conversação.

  1. EF – English Town – Oferece aulas particulares e em grupo (todas online) e flexibilidade de horários e temas. Os preços variam de 150 a pouco mais de 250 reais. Professores são nativos.
  2. UOL – Cursos de inglês – Desenvolvido pelo grupo UOL, o site oferece aulas com grupos de até 5 alunos. O sites é focado em conversação. Os planos variam de 90 reais até 200 reais por mês.
  3. Babbel – Famosa plataforma online para aprendizado de línguas. O curso de inglês é dividido em etapas “básico” e “intermediário” e conta também com aulas específicas sobre gírias e inglês coloquial. Apesar do conteúdo mais simples, a grande vantagem são os preços. O plano mais caro não passa de 25 reais por mês.
  4. Open english – Famoso por suas campanhas publicitárias na televisão, a rede Open English oferece aulas online com professores nativos. Possui flexibilidade de horários e conteúdo rico e aprofundado que pode ser revisto várias vezes pelo aluno. O pagamento é feito via cartão de crédito. A desvantagem é o preço mais salgado do que a média.
  5. Busuu – Plataforma de baixo custo semelhante ao Babbel. A vantagem é que fazendo um plano no Busuu você pode aprender outras línguas também. A desvantagem é que o conteúdo é todo escrito e não muito focado em conversação e “listening”. Planos não  passam de 30 reais por mês.

Aplicativos para aprender inglês

Não faltam aplicativos para aprender inglês. Seja para IOS ou android, as lojas de apps estão recheadas de cursos e ferramentas para aprendizado de línguas. Veja quais são as principais opções:

  1. Duolingo – É o aplicativo para aprendizado de línguas mais usado em todo o mundo. É baseado em questões de múltipla escolha divididas por temas dos mais básicos aos mais completos. O fórum do aplicativo na internet possui uma vasta rede de pessoas que tiram dúvidas e postam conteúdos sobre as mais diversas línguas, dentre elas, o Inglês.
  2. Babbel – Já falamos do site dessa empresa na seção anterior. O mesmo conteúdo é disponibilizado no aplicativo e pode ser acessado de qualquer lugar.
  3. Memrise – Também um aplicativo popular no mundo todo. A ideia por trás do memrise é que se deve fazer poucos minutos de exercício por dia, mas mantendo-se os exercícios todos os dias. Possui cursos variados e de outras áreas diferentes de línguas.
  4. Hello-Hello – Ótimo aplicativo criado em parceria com o Conselho Americano para o Ensino de Línguas Estrangeiras. Está dividido 30 lições, do mais básico até o mais avançado.
  5. Voxy – Com mais de dois milhões de usuários, os aplicativos voxy são muito populares em todo o mundo. Possuem aulas customizadas e divididas por nível. É uma boa opção para quem tem pouco tempo para se dedicar aos estudos.

Em geral, os aplicativos são mais simples e é necessário que sejam complementados com outras fontes e plataformas de estudo. São muito úteis para quem tem pouco tempo e precisa aproveitar as horas no trânsito e fora de casa.

Vídeos e músicas para aprender inglês

O YouTube é uma poderosa plataforma de ensino. Para aprender inglês, dê uma boa pesquisada no site. Você vai se surpreender com quantidade de conteúdo interessante na língua inglesa e sobre o idioma.

Canais de conteúdo no YouTube

A quantidade de canais voltados para o ensino do inglês é grande e tem aumentado a cada dia. A grande desvantagem é que muitos canais acabam morrendo e outros tem poucas atualizações e possibilidades de interação com os instrutores. O conteúdo no entanto é interessante e a facilidade de acesso é uma grande vantagem da plataforma.

Abaixo sugerimos 8 canais que você pode utilizar para complementar os seus estudos e que estão sempre sendo atualizados e alimentados com novos vídeos e referências.

  1. Tia do inglês
  2. Inglês Winner
  3. Carina Fragozo
  4. Inglês de bolso
  5. Inglês compartilhado
  6. Agora eu falo
  7. Sozo Exchange
  8. Teacher Phil English

Escolhemos esses canais com o cuidado de identificar portais que continuam sendo atualizados e vistos por seus usuários constantemente.

Séries para aprender inglês

Séries são uma ótima ferramenta para aprender inglês. Algumas são mais difíceis de entender e possuem uma linguagem mais formal, outras são mais simples e usam mais expressões coloquiais. Usar as séries como ferramenta de aprendizado é uma ótima maneira de introduzir o inglês no seu dia a dia. Algumas séries recomendadas são:

  1. Friends – Unanimidade dos fãs de série e também de quem gosta de inglês. Linguagem cotidiana e não tão difícil de compreender.
  2. Game of Thrones – A queridinha das séries dos últimos anos. Possui um inglês bem mais difícil de acompanhar, mas é importante para ter uma noção de outros sotaques além do americano clássico.
  3. Sex and the city – Outra série popular e ótima para aprender inglês cotidiano. Além disso, é uma série muito engraçada e provavelmente vai render algumas boas risadas.
  4. Breaking Bad – Uma série viciante e com uma legião de adeptos. Inglês às vezes mais rápido do que o ideal para quem está aprendendo. 
  5. Criminal Minds – Com exceção de alguns termos técnicos usados, o inglês aqui é bem tranquilo de acompanhar.

Músicas para aprender inglês

Músicas são conhecidas por serem uma ótima forma de aprendizado de vocabulário.  De maneira geral, a melhor música para você aprender é aquela que você gosta mais. Com certeza existe uma banda ou grupo de música que canta em inglês e que está entre os seus preferidos.

Aprender inglês com uma banda que você gosta é interessante exatamente por envolver prazer pessoal no aprendizado.

No entanto, algumas músicas são consideradas melhores por lidarem com mais aspectos gramaticais e estruturas do que outras. Vamos indicar 5 músicas que são ricas em expressões e uso de estruturas sintáticas diferentes.

  1. Wasting Love – Iron Maiden
  2. Daniel – Elton John
  3. More than words – Extreme
  4. Crying in the rain – Ah Ha
  5. Rebirth – Angra

Rebirth e Wasting love são ricas em vocabulário. As outras três utilizam tempos verbais e expressões variadas que servem de exemplo para várias lições e temas de língua. Essas são apenas sugestões. Lembre-se que o ideal é você buscar a banda e estilo musical que você gosta e usá-lo a seu favor no aprendizado de Inglês.

Como aprender inglês em casa com a internet?

Conforme já destacamos por aqui, a internet abre muitas possibilidades para quem deseja estudar inglês. Você pode investir em um curso online, ou aproveitar outras funcionalidades nela disponíveis para montar sua própria rotina de estudos. Independente do seu orçamento, hoje não há mais desculpas para não estudar inglês.

Neste artigo, “Vídeos para aprender inglês: afie o idioma com 5 canais do Youtube”, nós compartilhamos sugestões de vídeos que podem ser de auxílio para aprender inglês em casa. Neste outro, “Qual é o melhor aplicativo para aprender inglês? Veja 5 opções”, listamos diferentes apps para você estudar a qualquer hora, em qualquer lugar.

Por fim, também sugerimos que você espie este artigo “Músicas para aprender inglês: 5 dicas para soltar a voz com sotaque”, com dicas de músicas para acompanhar, cantar e ampliar seu vocabulário.

Por que aprender inglês

London rain
Quem viaja para Londres sem falar inglês tem uma experiência menos rica. Foto: iStock, Getty Images

A importância da língua inglesa para o mundo contemporâneo dispensa apresentações. O mercado de trabalho é sempre o mais lembrado na hora de pesar os prós e contras de aprender inglês e não uma outra língua. De fato, o domínio da língua estrangeira mais falada e ensinada do mundo é questão de vida ou morte para muitas oportunidades de emprego e, no mínimo, um diferencial definidor na hora de um processo seletivo ou entrevista.

Mas a importância da língua de Shakespeare não para por aí. São várias as razões e motivos para se aprender inglês. E as consequências para a vida pessoal são tão relevantes como os resultados na vida profissional e acadêmica.

A maior parte dos conteúdos de entretenimento, cultural e científico do mundo é produzido ou em inglês ou com legendas e traduções para essa língua. Se um dia você quis assistir um filme clássico do expressionismo alemão ou do neo-realismo italiano, por exemplo, provavelmente a melhor legenda que você encontrará será em inglês.

Outro exemplo são os livros para os quais ainda não existem tradução para o português. Seja um clássico literário ou um livro sobre empreendedorismo, se você não encontrou uma versão em português, basta procurar na Amazon pelo título em inglês. Mas só encontrar não basta, né?

E há também a grande vantagem social de conhecer a língua mais falada do mundo. Na hora de um intercâmbio ou de uma simples viagem ao exterior, o domínio do inglês certamente tornará a experiência muito mais rica.

Uma viagem para Londres, por exemplo, certamente tem um significa muito mais especial para quem sabe falar inglês. Quem chega aqui remando nas expressões e dependendo de gestos para se comunicar terá uma jornada bem menos interessante.

Intercâmbio para aprender inglês

Se você já deu os primeiros passos para o aprendizado do idioma e quer ir além, uma boa dica é estudar inglês na Inglaterra. Um intercâmbio em Londres ou em uma cidade do interior pode acelerar muito a sua jornada de conhecimento. Abaixo, conheça uma ótima oportunidade:

cta - Estudar em Londres

Curtiu as dicas? Descobriu como aprender inglês em casa? Comente! 😊

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

1 comentário