Descubra as melhores universidades de Londres

As universidades de Londres oferecem aos estudantes a excelência de ensino da Inglaterra e do Reino Unido.

Ao longo dos séculos, o país e sua capital se consolidaram como centros culturais e intelectuais de referência para o mundo.

Aqui se formaram alguns dos grandes nomes das artes, do cinema, da literatura e da ciência.

E você sabia que Northumbria University, King’s College, Imperial College, London South Bank University e outras instituições de ensino de grande prestígio estão de portas abertas para alunos estrangeiros? 

Portanto, se você sonha em fazer uma graduação ou especialização no exterior, pode apostar que vale a pena conhecer as universidades de Londres.

Neste artigo, vamos falar sobre as melhores, explorar um pouco de sua história e contar detalhes de bolsas e oportunidades de estudo para brasileiros.

Preparado? ??

Top 5 universidades de Londres

ranking mundial 2016-2017 da QS elencou as cinco melhores universidades na capital da Inglaterra.

Os seis indicadores utilizados foram reputação acadêmica, reputação dos empregadores, relação do número de professores por alunos, citações acadêmicas e percentual de estudantes estrangeiros.

Confira a lista:

1. University College London (UCL)

University College London
UCL está entre as melhores do mundo. Foto: Steve Cadman, CC BY-SA 2.0

A University College London é uma das gigantes universidades de Londres com relevância em âmbito mundial – ela aparece em quarto lugar no ranking das melhores do mundo da QS.

Organizada em 10 departamentos e com campi e hospitais universitários situados no centro de Londres, é considerada um instituto de pesquisa multidisciplinar, com premissas focadas no ambientalismo e na sustentabilidade.

Apesar de ser extremamente moderna, a UCL é lembrada por sua história secular: foi uma das primeiras a aceitar estudantes independente de classe social, cor, gênero sexual ou religião.

Sem falar que sua potência acadêmica é composta por vários estudantes de fora do país, que representam cerca de 34% do corpo discente.  

2. Imperial College London

Imperial College London
Imperial College London fica perto do Hyde Park. Foto: Divulgação

Em quinto lugar no top 10 mundial entre as melhores universidades ranqueadas pela QS, a Imperial College é uma prestigiada instituição focada no ensino de ciências, medicina e engenharia.

Recentemente, ela também agregou um departamento de humanas que segue ganhando relevância.

Outro atrativo é que o campus principal da Imperial fica em South Kensington, pertinho do centro de Londres e dos espaços mais arborizados da cidade, incluindo o Hyde Park.

Entrar na Imperial College, porém, não é tarefa simples: trata-se de uma das universidades mais seletivas da Inglaterra.

3. King’s College London

King's College
King’s College existe desde 1829. Foto: KiloCharlieLima, CC BY-SA 4.0

Com ampla variedade de bolsas de estudo e um corpo docente renomado, a King’s College London ocupa o 19º lugar entre as melhores universidades do mundo no ranking da QS.

Com uma reputação já consolidada, ela possui 19.000 estudantes – mais de 6.000 cursando pós-graduação -, e tem vários departamentos, totalizando cinco campi.

Uma curiosidade interessante é que a universidade foi fundada por George VI, em 1829. Atualmente, ela se destaca pelo curso de medicina, considerado um dos melhores de toda a Europa.

4. London School of Economics and Political Science

London School of Economics
London School of Economics tem enfoque nas ciências econômicas. Foto: Divulgação

Especializada em ciências sociais, a London School of Economics and Politics Science (LSE) é uma instituição pioneira mundial na oferta de cursos como relações internacionais, política, sociologia, direito e contabilidade.

Cosmopolita, ela recebe estudantes internacionais de mais de 150 países e tem um corpo discente total de, em média, 9.500 alunos em tempo integral.

Outro grande destaque da LSE é sua biblioteca: o acervo impressionante conta com mais de 4 milhões de volumes. Sua reputação entre empregadores de estudantes também é excelente. A universidade fica no coração de Londres, na área de Chancery Lane.

5. Queen Mary University of London (QMUL)

Queen Mary University of London
Queen Mary University of London iniciou as atividades em 1785. Foto: Ewan Munro, CC BY-SA 2.0

Referência na área da medicina e saúde em geral, a Queen Mary University of London tem origens relacionadas à fundação do Hospital Medical College de Londres, em 1785.

O campus principal – mais grandioso – fica na região de Mile End, no famoso East End de Londres. Atualmente, cerca de 17.000 alunos compõem o corpo discente da universidade.

No total, a QMUL tem 21 departamentos. Entre seus alunos, ex-alunos e funcionários, estão cinco ganhadores do prêmio Nobel, o que traduz um pouco da relevância dessa instituição para o mundo.

Estudar em Londres

Universidades de Londres com desconto no curso

Sabia que há universidades de Londres que oferecem bolsas de estudos aos brasileiros?

Agora que você já conhece algumas das principais faculdades da capital, provavelmente está com aquela vontade incontrolável de estudar na Europa. A boa notícia é que não se trata de um sonho impossível.

Mesmo que a libra tenha um valor realmente elevado, você pode cursar uma graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado por valores mais acessíveis – basta encontrar uma agência de estudos parceira que tenha conexões sólidas com faculdades da Inglaterra.

Para ilustrar como é possível fazer um curso em uma universidade britânica e obter um diferencial imenso no seu currículo, a seguir vamos apresentar a você duas faculdades de excelência situadas em Londres, que oferecem bolsas de estudo a brasileiros.

CTA 4 inglaterra estudo intercâmbio

Universidades de Londres: duas faculdades excelentes com 50% de desconto no mestrado

Se quando você pensa em estudar na Inglaterra a primeira cidade que lhe vem à mente é Londres, prepare-se para ficar empolgado! Abaixo, listamos duas – nas quais é possível obter até 50% de desconto para cursar um mestrado, por exemplo.

Northumbria University

Situada na região central de Londres, a Northumbria University London Campus é uma instituição de referência em cursos de negócios, tecnologia e finanças. Sua localização é bem estratégica: próxima à Liverpool Street, ela fica na região onde estão as principais empresas do distrito administrativo da capital inglesa.

Além de uma infraestrutura completa e moderna, com salas de estudo desenvolvidas de modo a promover o networking, a interação e a criatividade, um dos principais atrativos da Northumbria é a forma como a estrutura das grades curriculares é elaborada.

Todo o design de ensino é estruturado com foco na atuação prática, em sintonia com a realidade do universo corporativo. Nada daquela história de aprender teorias bonitas, mas que são totalmente desconexas do dia a dia das organizações. O foco da Northumbria é formar estudantes aptos a lidarem com as situações cotidianas do mercado.

O resultado desse modelo de ensino aparece na prática: de acordo com o levantamento DLHE 2015/2016, a universidade está entre as Top 10 do Reino Unido em ranking de alunos que ingressaram no mercado de trabalho.

London South Bank University

Assim como a Northumbria, a London South Bank University segue uma proposta semelhante de ensino: formar pessoas com foco na atuação prática.

Fundada em 1892, a instituição fica na região central de Londres e, há mais de 100 anos, tem uma visão muito bem definida: “ser reconhecida como uma universidade cívica empreendedora, que se preocupa com os desafios do mundo real”.

Mesmo com experiência secular no ensino, o foco da LSBU é no futuro. A própria faculdade disponibiliza um plano de ação que demonstra como ela pretende atingir o objetivo de ser, até 2020, a universidade mais moderna de Londres. Você pode imaginar que só estar em um ambiente assim já é um enorme incentivo ao estudo, não é?

Além de cursos focados em administração e finanças, a LSBU também possui programas de graduação e pós que contemplam a área da saúde, tecnologia, marketing, tecnologia, engenharia e diversas outras carreiras. No site oficial, você pode pesquisar todas as áreas disponíveis e seus mais variados enfoques.

Quer ter certeza de que a LSBU combina com você? Confira os quatro principais pilares que norteiam a cultura da instituição:

Excelência

O modelo de ensino da universidade é focado na qualidade, mantendo um elevado padrão de suporte à carreira dos estudantes.

Profissionalismo

Aprender pelo exemplo. Esse é um dos motes da LSBU. Na faculdade, você vai conviver com pessoas responsáveis e inspiradoras, complementando sua formação muito além do currículo.

Integridade

O ambiente de convivência e aprendizado da LSBU é baseado em valores de confiança, transparência e comunicação aberta. Se você tem o perfil de estudante participativo, que gosta de ser ouvido e ter voz ativa no processo de aprendizagem, certamente vai gostar do modelo de ensino da universidade.

Inclusão

A LSBU se alegra em ter uma comunidade estudantil diversa e vibrante, sem nenhum tipo de barreira à inclusão. Nela, todos são bem recebidos – independentemente de sua nacionalidade, cor, sexo ou religião. A faculdade acredita que o respeito e a convivência com as diferenças são valores que fortalecem o ensino.

Criatividade

Inovar. Fomentar ideias. Criar oportunidades que resolvam problemas reais do mundo. É com esses propósitos que a LSBU constrói seu modelo de formação.

Se identificou?

CTA 4 inglaterra estudo intercâmbio

Como fazer faculdade em Londres com desconto através de uma agência de intercâmbio

Ficou empolgado com a ideia de fazer um curso nas faculdades que apresentamos? Você deve lembrar que mencionamos anteriormente: essas instituições oferecem excelentes condições de pagamento para estudantes brasileiros. Para ter acesso a elas, vale a pena contar com uma agência de intercâmbio.

A agência recomendada pelo Mapa de Londres é a Global Active Study, uma agência de intercâmbio 100% digital e credenciada oficialmente pelo Governo Britânico. Afinal, vivemos em um mundo totalmente conectado para descomplicar as coisas. Então, por que não aplicar essa mesma lógica ao intercâmbio?

A Global Active Study permite que você solicite um orçamento online para o curso que desejar, explorando os melhores descontos à disposição. Você também pode entrar em contato com ela direto pelo Whatsapp: (+44) 7540 493549.

Atualmente, a agência oferece vantagens exclusivas para quem deseja cursar mestrado em Londres. Através da parceria firmada pela Global Active com a Northumbria University, por exemplo, você pode fazer um mestrado completo por cerca de 7.500 libras.

As áreas de enfoque são as mais variadas: finanças, negócios, design, marketing e ciências da computação, por exemplo, estão entre as principais.

Confira a lista completa dos mestrados contemplados:

  • MSc Computer Science
  • MSc Cyber Security
  • MA Design Management
  • MSc Global Logistics, Operations and Supply Chain Management
  • MSc Project Management
  • MA Luxury Brand Management
  • MSc Digital Marketing
  • MSc Business with Marketing Management
  • MSc Business with Entrepreneurship
  • MSc Business with Financial Management
  • MSc Business with Human Resource Management
  • MSc Business with International Management

Universidades de Londres e cidades próximas

A Inglaterra é um centro cultural tão notável, que pelo menos duas de suas cidades são essencialmente universitárias: é claro que estamos falando de Oxford e Cambridge. De políticos a cientistas que transformaram os rumos da humanidade, há séculos esses centros de ensino vêm formando cidadãos honorários (Newton, Stephen Hawking e Darwin respaldam essa afirmação).

Se você quer absorver um pouco da cultura inglesa e usufruir de seu padrão de ensino, há diversas oportunidades – que vão além das universidades de Londres. Seja para estudar inglês, fazer um curso intensivo em outra área de especialização, ou cursar um mestrado e doutorado, há centros de ensino espalhados por cidades como Brighton, Nottingham e – lógico – Oxford e Cambridge – com custos mais baixos do que Londres.

Ficou interessado? Então confira nossas dicas de destinos para intercâmbio na Inglaterra e aproveite para deixar sua opinião sobre as universidades de Londres nos comentários. ?

Artigo anteriorSherlock Holmes: museu em Londres, curiosidades e histórias
Próximo artigoMichael Jackson em Londres: visite a exposição na National Portrait Gallery