Conheça o verdadeiro Beco Diagonal em Londres

Você sabia que o Beco Diagonal existe de verdade? Essa rua comercial do mundo mágico de Harry Potter teve inspiração no Leadenhall Market, em Londres, um mercado vitoriano que serviu até de cenário para algumas das filmagens.

Quer saber que lugar é esse em Londres? O que é o Beco Diagonal, afinal de contas? Continue a leitura e descubra.

O que é o Beco Diagonal

O Beco Diagonal, ou Diagon Alley para os mais chegados, é uma rua comercial com diversas lojas e estabelecimentos do mundo mágico que aparece no clássico literário Harry Potter. Está localizado no coração de Londres.

De acordo com a narrativa de J.K. Rowling, é um mercado cujo acesso é feito por meio de um bar que normalmente é invisível para pessoas normais (os trouxas, caso você esteja familiarizado com os termos da história).

A entrada para o Caldeirão Furado, nome do bar que dá acesso ao beco, fica na rua Charing Cross. Para poder entrar no beco mágico é preciso seguir até a parede dos fundos e dar três batidas com uma varinha mágica em um dos tijolos. Mais especificamente, o que fica localizado três tijolos de altura acima da lata de lixo e dois para à direita.

É no  Beco Diagonal que os estudantes de Hogwarts fazem as suas compras escolares. Foi lá que o personagem principal da série, Harry, ganhou a sua famosa coruja Edwiges e a sua primeira varinha mágica, antes de ir pela primeira vez para a famosa Hogwarts.

Conheça o verdadeiro Beco Diagonal em Londres
Leadenhall Market é o mercado vitoriano que deu origem ao Beco Diagonal. Foto: Mapa de Londres

Vários estabelecimentos bruxos podem ser encontrados por lá. Bem, na verdade, no Leadenhall Market original você vai encontrar muitas coisas, entre livros, antiguidades, bons pubs e restaurantes, mas nada de muito mágico. Mas na história de bruxaria mais famosa da literatura o Beco é onde várias lojas fundamentais para os bruxos londrinos são encontradas, entre elas:

  • Madame Malkin: Loja de roupas para bruxos
  • Olivaras: Fabricante de varinhas mágicas. Consta que a loja foi aberta em 382 a.c. Uma verdadeira loja de tradição
  • Artigos de Qualidade para Quadribol: Revendedores de artigos para Quadribol, o esporte mais popular entre a comunidade bruxa
  • Banco Gringotes: O banco da comunidade mágica da série criada pela autora britânica
  • Vassourax: Uma loja de vassouras (de bruxos, que fique claro)
  • Empório de Corujas: Uma das lojas mais queridas pelos fãs da série. É uma loja de que vende corujas e artigos relacionados a esses sábios predadores. A Edwiges, coruja que acompanha Harry em suas narrativas, foi comprada aqui.

Várias outras lojas podem ser encontradas no Beco Diagonal, todas elas com artigos bruxos. Até Caldeirões podem ser encontrados! Mas para além das páginas literárias de J. K. Rowling, o Beco Diagonal, ou melhor, o Leadenhall Market, é um mercado fascinante e merece constar nas suas listas de passeios em Londres.

Além de ser um lugar sagrado para os fãs da série, afinal, além de inspiração também foram gravadas algumas cenas dos filmes da série por lá, o mercado é um ponto turístico charmoso e com muita história para contar. Vamos falar mais sobre o ele na próxima seção.

O Beco Diagonal em Londres

Da mesma forma com que o Castelo de Alnwick serviu de set de filmagens para Hogwarts (nos filmes Harry Potter e a Pedra Filosofal e A câmara Secreta), o mercado de Leadenhall também foi palco para filmagens, pelo menos a sua grande entrada com teto vitoriano virou marca registrada do primeiro filme da série.

É essa entrada para a qual Harry é levado quando descobre pela primeira vez que é um bruxo. Talvez você lembre do personagem Hagrid falando: “Harry, você é um bruxo”. Uma revelação e tanto, hein?

Trata-se de uma rua curta, próximo à estação Leicester Square, saindo à esquerda na rua Charing Cross. Um detalhe importante, é proibido a passagem de veículos no local, ou seja, só é possível visitar as várias livrarias e pubs gastando um pouco da sola do sapato.

Por que visitar o Leadenhall Market?

O Leadenhall Market é um mercado coberto, fica bem do coração da City of London, uma região histórica de londres e especialmente charmosa. O mercado data de 1881 e seu estilo da era vitoriana e regrado contrapõe corajosamente aos gigantes da arquitetura que ficam ao redor,  entre eles o Cheesegrater e o Gherkin (cujo dono atual é Banco Safra, com sede em São Paulo).

O Edifício Lloyd, outro famoso arranha-céu londrino, também fica logo ao lado da pequena rua vitoriana que inspirou o Beco Diagonal. Apesar de sua arquitetura tradicional do século 19, a história do Leadenhall Market não começa na Era Vitoriana. Os primeiros registros de que um mercado funcionava no local remontam ao século 14, quando um pequeno mercado de aves e um edifício chamado La Leden Hall animavam a vida comercial da rua.

A famosa cobertura foi erguida pela primeira vez em 1666, após o Grande Incêndio de Londres. Em 1881 uma nova estrutura foi construída, dando ao mercado às características que possui hoje. O arquiteto responsável pela nova cobertura foi o mesmo que projetou outros importantes marcos de Londres, entre eles a paradigmática Tower Bridge. Trata-se de Sir Horace Jones.

Além de lugar de peregrinação para os fãs da série Harry Potter, outros bons motivos para visitar o Beco Diagonal em Londres são:

  • Pubs e restaurantes: É muito frequentado pelos londrinos para fazer um happy hour antes de ir para a casa. Especialmente pelos que trabalham nos bancos e instituições financeiras da região
  • Arquitetura: A cobertura que orna todo mercado é belíssima, além de ser grande representante do estilo Vitoriano.
  • Visita histórica: Além do lugar em si transpirar história, várias lojas de antiguidade de livrarias/sebos estão espalhadas pela galeria.

Seja você um bruxo, um “trouxa”, ou apenas um turista ansioso por conhecer o que Londres tem de melhor, o Beco Diagonal, conhecido na vida real como Leadenhall Market é uma boa e rápida visita. Quem sabe você anima e acaba fazendo um happy hour também em um dos ótimos pubs da galeria?

Beco Diagonal no Estúdio do Harry Potter

Você também pode passear pelo Beco Diagonal no estúdio do Harry Potter, na Warner Bros, em Londres. O passeio é muito recomendado para os fãs da série. Além de passear pela rua comercial dos magos, você vai conhecer os cenários e os bastidores de Castelo de Hogwarts, quarto do Harry, Salão Comunal, Ministério da Magia e muito, muito mais. Vai até poder experimentar uma Butterbear e voar em uma vassoura.

Confira: como visitar o Estúdio de Harry Potter

Gostou das dicas para conhecer o Leadenhall Market e o estudio do Harry Potter? Deixe um comentário sobre o seu passeio.

Artigo anteriorDescubra quem é a atual correspondente da Globo em Londres
Próximo artigoVeja onde passear em Londres