Do lado de fora da Southwark Cathedral, uma plaquinha, já corroída pelo tempo, avisa: “Na sua frente, encontra-se a mais antiga igreja gótica em Londres, reconstruída em 1212, depois que um incêndio danificou severamente a igreja, então no estilo normando. É um lugar de adoração há mais de 1,4 mil anos, primeiramente como um convento saxão, provavelmente fundado no ano 606”.
Bem próxima da London Bridge, a Southwark Cathedral constitui-se de uma agradável conversão após um passeio na London Dungeon ou na London Bridge Experience. Competindo com tantas atrações e igrejas, como St. Paul’s Cathedral, Wesminster Abbey, St. Martin in The Fields e All Hallows by The Tower – para citar apenas quatro -, essa catedral no South Bank do Rio Tâmisa costuma ficar de fora da lista obrigatória de atrações nos roteiros de muitos viajantes.
Ali pertinho: Borough Market, London Bridge, London Dungeon e London Bridge Experience
Mas quem gosta de arquitetura e história – ou religião, quem sabe? – não deve perder essa belíssima obra. Para visitá-la, não se paga nada, o que, vamos confessar, pode ser um alívio financeiro depois de um dia de muitos e muitos pounds.
Estação de metrô: London Bridge
Horário de visitação: Segunda a sexta, das 8h às 18h; sábado e domingo, das 8h30 às 18h; No dia 25 de dezembro, fecha às 13h.
Texto e fotos: Gustavo Heldt