Diferença entre a Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha

O Reino Unido é um país com pouco mais de 130km² e com mais de 66 milhões de habitantes, sendo que quase 56 milhões dessas pessoas vivem apenas na Inglaterra, o que equivale a quase 85% de toda a população.

Mas você sabe qual é a diferença entre a Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha? Essas denominações muitas vezes são utilizadas como se fossem a mesma coisa, mas na realidade não são.

Está curioso para saber a diferença? Então vem comigo que eu te explico tudo certinho nesse artigo para você 🙂

Diferença entre a Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha

As Ilhas Britânicas | O Reino Unido e a Irlanda | Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte  

Começando pela diferença geográfica:

A Inglaterra: é um país independente dentro do Reino Unido e localizada na Grã-Bretanha.

É lá que mora a rainha Elizabeth, que se encontra o Parlamento do Reino Unido e muitos dos lugares mais famosos do que você tem como referência de “Reino Unido”.

A Grã-Bretanha: é uma ilha, onde a Inglaterra, a Escócia e o País de Gales estão localizados.

Você pode cruzar livremente de um país a outro e já verá muito a diferença tanto na estrutura das cidades como do jeito que as pessoas falam ao sair da Inglaterra.

No País de Gales as placas possuem as informações escritas em inglês e em galês que também é uma das línguas oficiais do país, algo que você não vê em em nenhum outro lugar da Grã-Bretanha ou do Reino Unido.

O Reino Unido: Muitas pessoas pensam que o Reino Unido é composto apenas pelos países que formam a Grã-Bretanha, ou por aquelas países mais a Irlanda do Norte, o que não é verdade.

O Reino Unido. é um Estado soberano que inclui a Inglaterra, a Escócia, o País de Gales, a Irlanda do Norte e 14 territórios ultramarinos.

Diferença entre a Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha
Foto: Carl Silver
Queen Elizabeth II
Poderosa, a Rainha Elizabeth II é a proprietária legal de um sexto da superfície terrestre. Foto: iStock, Getty Images

O que une a Inglaterra, o Reino Unido e a Grã-Bretanha?

Além da dependência (mais cultural do que outra coisa) à Coroa da Rainha Elizabeth, há algumas coisas que unem os países do Reino Unido e faz com que muitas pessoas se confundam sobre qual termo usar.

Começando pelo básico, a cidade mais famosa e a capital dos três, Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha é Londres, pois é lá que fica o Parlamento onde todas as decisões importantes para o futuro do país (Reino Unido) como um todo são tomadas.

Cada país dentro do Reino Unido possui uma capital também e um Parlamento, com exceção da Inglaterra, uma vez que o Parlamento Nacional é na sua capital, porém as decisões gerais são tomadas pelo poder soberano do país.

É como se cada um desses países (Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte, Inglaterra e territórios ultramarinos) fosse uma província ou um estado, apesar do Comitê de Organização Internacional de Normalização não chamá-los assim.

Pense no seu estado, muitas decisões são tomadas na capital pelo Governador, mas o que é decidido em Brasília também afeta a sua realidade, então é uma situação bem parecida do que acontece por lá.

Outras coisas que unem esses lugares são a moeda, a libra esterlina (£), o chefe de governo (no caso, o líder do Parlamento), e, com exceção da Inglaterra, as línguas oficiais da Grã-Bretanha e do Reino Unido são o galês e o inglês, enquanto na Inglaterra apenas o inglês é reconhecido como língua oficial.

Na Irlanda do Norte o irlandês também é reconhecido como língua oficial e na Escócia o escocês também é uma língua oficial. – Interessante, não é mesmo?

Mas e as Ilhas Britânicas?

“Ilhas britânicas” é o nome dado para o conjunto de ilhas situadas no lado noroeste da Europa continental.

É formado pela Grã-Bretanha, pela Ilha da Irlanda, Ilha de Man, Jersey, Ilhas do Canal (incluindo Guernsey, Sark e Alderney) e cerca de 6 mil ilhas menores.

Mas nem todas essas ilhas fazem parte do Reino Unido, como é o caso da Ilha de Man, Jersey, Guernsey e da República da Irlanda, que faz fronteira seca com a Irlanda do Norte que faz parte do Reino Unido.

Um pouco da história da bandeira:

Bandeira do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte, também conhecida por Bandeira da UniãoA bandeira da Inglaterra e da Escócia formaram a primeira bandeira do Reino Unido (a Union Flag, ou Union Jack) em 1606.

Depois com a União da Irlanda, a bandeira foi alterada e é a que conhecemos até hoje.

As bandeiras do País de Gales e da Irlanda do Norte (que é um país diferente da República da Irlanda) não estão representadas na Union Flag, apesar de os países fazerem parte do Reino Unido, como mencionado acima.

 

Bandeira da Irlanda do Norte
Bandeira da Irlanda do Norte
Bandeira do País de Gales
Bandeira do País de Gales

E aí, conseguiu entender agora a diferença entre Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha? Eu espero que sim.

Se gostou, conta pra gente aqui nos comentários se você só esteve na Inglaterra ou em mais lugares da Grã-Bretanha e do Reino Unido 😉

 

 

Artigo anteriorSouthwark Cathedral
Próximo artigoComo usar o Google Flights?