Ponto de partida para o seu roteiro em Londres

Ponto de partida para o seu roteiro em Londres

24

Se você está atrás de roteiro em Londres, acredite: a gente sabe como é difícil planejar viagem para uma cidade tão grande e tão intensa. Neste post, vamos tentar te dar uma mãozinha para que esse esforço seja recompensado com uma programação bacana cheia de atrações interessantes na capital britânica.

Primeiro, é importante lembrar: todo mundo tem a sua Londres. E todo mundo defende a sua Londres na hora de dar dicas de roteiro aos amigos. Cada um diz uma coisa: “Não perca o Museu de Cera!”, “Não deixe de ir na Torre de Londres!”, “Aproveite os ônibus turísticos”, “Chegue cedo para a London Eye”.

Mas a verdade é que você pode perder o Museu de Cera, deixar de ir na Torre de Londres, nem chegar perto do ônibus turístico e acenar de longe para a London Eye. Mesmo assim, seu roteiro em Londres tem muito a oferecer. Talvez um monte de coisas que lhe pareçam mais aprazíveis do que os pontos turísticos tradicionais.

Apesar disso, os viajantes gostam de pesquisar roteiros passo a passo. Querem saber qual é o melhor itinerário para a viagem. Nós, do Mapa de Londres, sempre ficamos receosos em fornecer instruções assim tão precisas, milimétricas, pois, se elas forem seguidas à risca, talvez o leitor desembarque em Londres com a viagem de outra pessoa na bagagem. E não é essa a proposta.

Roteiro do Mapa de Londres

Por isso, criamos um produto um pouquinho diferente. Ele não é apenas um roteiro de Londres, e não é apenas um guia.

Em um planejamento de viagem, o ideal é cruzar referências, acrescentar preferências e moldar a jornada de acordo com suas vontades – afinal, turismo é uma expressão pessoal, uma extensão de quem você é em um momento de lazer, com a diferença de que você não retorna para a sua cama no fim da noite, e sim para a do hotel.

Dá uma olhada na proposta do nosso roteiro:

Roteiro do Mapa de Londres

Este e-book é um passo a passo detalhado para sua primeira viagem para Londres. Mas a gente não acha legal indicar um itinerário estático, impessoal, que não possa ser adaptado. Minha Londres pode não ser a sua, né?

Então fizemos diferente. Criamos um roteiro com 7 dias de atrações em Londres que é acompanhado por uma planilha personalizável, com atrações divididas por dia e ingressos, horários e estações próximas. Assim você pode usar como base o nosso roteiro para criar a sua programação, a sua Londres, do jeito que você mais curtir.

Além do roteiro e da planilha, você ainda leva cinco guias especiais:

Guia dos Ingressos

Preços das principais atrações de Londres e 3 dicas para economizar até 50% nas entradas.

Guia do Transporte

Como andar de ônibus e metrô, quanto colocar no Oyster, passe de 7 dias e muito mais.

Guia da Hospedagem

Melhores regiões para você se hospedar em Londres e dicas para encontrar hotel e hostel.

Guia das Estações

Principais estações de metrô, com as linhas e as atrações próximas (pontos turísticos, pubs, lojas).

Guia da Imigração

O que falar, o que levar e o que esperar na entrevista para passar tranquilo.

Curtiu a ideia do nosso roteiro? Saiba mais sobre o e-book

E se você não quiser um roteiro pronto, que tal descobrir as atrações imperdíveis na cidade?

O que não pode faltar no seu roteiro em Londres

London Eye à noite
London Eye deve fazer parte do seu roteiro em Londres. Foto: Mapa de Londres

Quantos dias você vai ficar na cidade? Nós recomendamos um mínimo de 7 dias. Com esse tempo, você consegue passear bastante e fazer um roteiro recheado das atrações mais e menos turísticas e ainda curtir bons pubs e até uma ida ao teatro.

Mas a gente sabe: é difícil ficar tanto tempo em uma cidade só, né? Como os países europeus ficam próximos uns dos outros, dá vontade de aproveitar ao máximo o continente pipocando por tudo que é canto. Tudo bem, um dia você volta pra cá 🙂

Roteiro de 1 dia em Londres

Westminster
Westminster: patrimônio da humanidade e símbolo da força do governo britânico. Foto: iStock, Getty Images

Um dia em Londres é loucura. Se você puder mudar esse planejamento, esta é a hora. Você não vai conseguir nem entender o que está acontecendo ao sair do Heathrow. De qualquer forma, não cabe aqui a censura, e sim a compreensão: vá para a estação de Westminster (Jubilee, District e Circle Lines) e comece o seu passeio por ali.

Ao lado da estação, você vai dar de cara com o Big Ben, com a Abadia de Westminster e, logo adiante, com a London Eye e o Rio Tâmisa.

Lembre, porém, de considerar bem o tempo que você vai perder passando pela imigração no Heathrow, pegando as malas e viajando de trem ou metrô até a área central da cidade. Depois você precisa voltar para pegar o voo, e esse é um dos maiores aeroportos do mundo. Cuidado!

Roteiro de 3 dias em Londres

Imagens de Londres: Trafalgar Square
Trafalgar Square é uma praça de protestos e comemorações. Foto: iStock, Getty Images

Em três dias em Londres, você vai ter que correr muito – e isso para ver o básico.

Deixe um dia inteiro para Westminster. Ali, visite a London Eye, tire fotos no Big Ben e na Abadia de Westminster, dê um passeio a pé pelo Tâmisa. Caminhe até Trafalgar Square, a principal praça da cidade. Lá fica a National Gallery, uma das principais galerias de arte do mundo, e o monumento em homenagem ao almirante Nelson, herói da Batalha de Trafalgar. Pertinho dali você pode escolher entre Piccadilly Circus e sua Estátua de Eros e a Leceister Square, seus teatros e a Chinatown.

Bom, agora você tem mais dois dias na cidade e uma Londres inteira pela frente. Um fator importante nessa correria é a localização do seu hotel. Pelo tempo exíguo, ela é essencial na definição das atrações que você incluirá no roteiro.

Digamos que ele fique ali em South Kensington, por exemplo. Seria ótimo, porque é uma região cheia de atrações, como os museus de Ciência, de História Natural e Victoria & Albert, além do Palácio de Kensington e do Kensington Gardens. Você pode combinar ainda esse passeio com Notting Hill e sua Portobello Market.

Bom, agora resta um dia em Londres e você ainda nem pisou no berço histórico da cidade nem viu a Tower Bridge, o cartão postal mais famoso depois do Big Ben. Então quem sabe deixar o terceiro dia para conhecer um pouco da City of London, da Torre de Londres e da Tower Bridge? Aproveite para caminhar bastante às margens do Tâmisa e, quem sabe, esticar o passeio até a Tate Modern, a Millennium Bridge e o Shakespeare’s Globe.

Roteiro de 5 dias em Londres

Camden Town. Foto: Gustavo Heldt, MdM
Camden Town é um bom programa para o fim de semana. Foto: Mapa de Londres

Com cinco dias em Londres, o roteiro já fica um pouco menos caótico. Já dá pra vislumbrar um pouquinho melhor o que é essa Londres da qual nós tanto falamos.

Bom, parta do roteiro de três dias e perceba o seguinte: falta muita coisa. Tudo bem, calma.

Que tal a seguinte combinação? Um dia em Camden Town, o bairro mais exótico de Londres, mais Regent’s Park, o parque mais bonito da cidade, passando depois por Baker Street. E para finalizar o roteiro, meio dia em Greenwich e meio dia no Museu Britânico.

Roteiro de 7 dias em Londres

Turistas podem conferir a Troca da Guarda em frente ao Palácio de Buckingham. Foto: Mapa de Londres
Turistas podem conferir a Troca da Guarda em frente ao Palácio de Buckingham. Foto: Mapa de Londres

Agora, sim. Você vai perceber, provavelmente, que nessa correria toda nem falamos na Troca da Guarda no Palácio de Buckingham, nem no Museu Imperial da Guerra, nem no Churchill War Rooms, nem no Green Park, St James’s Park e em muitos outros passeios interessantes.

Tudo bem. Não importa o roteiro, a gente tem certeza apenas de uma coisa: você vai deixar Londres já pensando em quando vai voltar para cá 🙂

E aqui fica o convite para você conhecer nosso roteiro completo, que inclui uma planilha para você personalizar a sua programação de acordo com os dias disponíveis e cinco guias com as melhores dicas para sua viagem.

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

24 comentários

  1. Viajo constantemente e conheço dezenas de blogs na net, os quais já li por inteiro.

    Vocês , do Mapa de Londres, estão de parabéns.

    Parabéns pela transparência na redação e por passar fatos e verdades sobre o real significado de “viajar”.

    Essa frase foi excepecional e deveria servir de inspiração para os que não conseguem planejar bem uma viagem (99% dos turistas)

    “turismo é uma expressão pessoal, uma extensão de quem você no momento”.

    Abraços

    Marcos

  2. O melhor de Londres é isso mesmo, sair por suas ruas históricas e paisagens tão características que chegam a ser um clichê de si mesmas. Apesar de várias possibilidades, a única parada obrigatória do dia é em algum pub pra saborear uma boa cerveja lager lodrina.

  3. ADOREI LONDRES GOSTEI DO MUSICAL,ADOREI A NEVE ENFIM GOSTEI DE TUDO O QUE VISITEI FOI PENA SER POUCO TEMPO ESPERO VOLTAR .

  4. Passei um mes em Londres fazendo um Curso de Inglês e levei o Insight Guides com 20 roteiros para se fazer a pé. Andei, andei, andei …fui a tudo que é lugar famoso e becos diferentes…mas não vi tudo o que queria. Preciso voltar..