Savile Row, um museu de ternos

Savile Row, um museu de ternos

Uma das ruas mais importantes de Londres é desconhecida de boa parte dos turistas que visitam a capital inglesa. A Savile Row, em Mayfair, vestiu os homens mais renomados da Inglaterra nos últimos séculos. Figuras como Winston Churchill, Lord Nelson e até Napoleão Bonaparte – em sua incursão britânica –  interromperam os planos de guerra para visitar os alfaiates do lugar.

Como chegar

Estação: Piccadilly Circus (Bakerloo e Piccadilly Lines)

Caminhada de 5 minutos: Saia da estação e siga pela Regent Street. Entre à esquerda em uma pequena rua chamada Vigo Street e logo na primeira à direita. Você chegou à Savile Row.

Veja no mapa o percurso

O que é a Savile Row

O viajante que entra em uma dessas dezenas de lojas, situadas lado a lado ao longo da rua, pode se assustar por dois motivos: a ausência de clientes e os preços. Os dois fatores estão relacionados. Ternos sob medida chegam a custar mais de 10 mil dólares, o que afugenta os consumidores comuns.

A falta de visitantes, no entanto, não assusta os alfaiates, pois as lojas da Savile Row contam com clientes dispostos a gastar por todos os outros. O Duque de Edimburgo, marido da Rainha Elizabeth, por exemplo, não gostaria de se acotovelar para indagar a respeito de determinado tecido.

Ele é um dos clientes de uma das mais tradicionais alfaiatarias da região, a Gieves & Hawkes, localiza no número 1 da rua. O estabelecimento fornece ternos e vestimentas Reais desde o século 19. Naturalmente, o Duque de Edimburgo não precisa visitar a loja. Pode solicitar que um dos alfaiates transporte opções diversas de roupa para o Palácio de Buckingham, a fim de  apreciar e decidir suas vestes ao lado da esposa Elizabeth.

A Família Real é cliente fiel. Tanto o Príncipe Charles quanto seus filhos, William e Harry, confiam no estabelecimento para obter os ternos de melhor tecido e caimento. Quando o primogênito subiu ao altar da Abadia de Westminster para se casar com Kate Middleton, ele carregou, em seu corpo, um terno especial, confeccionado sob medida pela Gieves & Hawk.

Os Beatles

Mas a Gieves & Hawk não é nem foi a única na Savile Row a fornecer ternos para a monarquia inglesa. Antes dela, a H. Huntsman & Sons, no número 11, recebeu o certificado do Príncipe de Gales daquela época, o que conferia ao lugar a garantia de que o membro da realeza era comprador da loja. Mais recentemente, a Nutters of Savile Row, no número 12, vestiu quatro caras que se tornaram mais famosos do que boa parte da monarquia britânica: os Beatles. A loja também foi a responsável por ternos de Mick Jagger e Jack Nicholson.

A Savile Row não somente vestiu os Beatles, como também lhes deu o teto para a gravação do documentário Let It Be, em 1969. O escritório da gravadora Apple situava-se no número 3 da rua. Nessa época, os Kinks aproveitaram a fama da Savile Row para citá-la na canção End of The Season. O fashion designer interpretado por Keith Moon, do The Who, no filme The Sextette fala sobre a rua ao comentar a procedência de um terno.

Volta ao Mundo em 80 Dias

A literatura também foi incluenciada pela rua. O endereço de Phileas Fogg, protagonista do célebre Volta ao Mundo em 80 Dias, é o número 7 da Savile Row. No livro O Alfaiate do Panamá, a rua constitui-se da antiga localização da alfaiataria Pendel & Braithwaite.

Alguns museus amplamente visitados em Londres guardam menos histórias do que a Savile Row. Nas lojas, não se paga ingresso para entrar, mas os flashes são coibidos com olhares britânicos e os preços dos ternos, atemorizantes, desmotivam o turista a se aventurar em uma das ruas mais instigantes da capital inglesa.

Leia também

Beatles em Londres

Regent Street

Piccadilly Circus

Compras em Londres

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

9 comentários

  1. ESTOU INDO PARA lONDRES E GOSTARIA DE COMPRAR TECIDOS PARA CONFECIONAR TERNOS. PODERIAM ME FORNECER ALGUNS ENDEREÇOS?

    I’M going to London and WOULD LIKE to BUY FABRICS for CONFECIONAR SUITS. COULD PROVIDE ME SOME ADDRESSES?

  2. ESTOU INDO PARA lONDRES E GOSTARIA DE COMPRAR TECIDOS PARA CONFECIONAR TERNOS. PODERIAM ME FORNECER ALGUNS ENDEREÇOS?

    I’M going to London and WOULD LIKE to BUY FABRICS for CONFECIONAR SUITS. COULD PROVIDE ME SOME ADDRESSES?