Savile Row, um museu de ternos

ANÚNCIO

Uma das ruas mais importantes de Londres é desconhecida de boa parte dos turistas que visitam a capital inglesa. A Savile Row, em Mayfair, vestiu os homens mais renomados da Inglaterra nos últimos séculos. Figuras como Winston Churchill, Lord Nelson e até Napoleão Bonaparte – em sua incursão britânica –  interromperam os planos de guerra para visitar os alfaiates do lugar.

Como chegar

Estação: Piccadilly Circus (Bakerloo e Piccadilly Lines)

ANÚNCIO

Caminhada de 5 minutos: Saia da estação e siga pela Regent Street. Entre à esquerda em uma pequena rua chamada Vigo Street e logo na primeira à direita. Você chegou à Savile Row.

Veja no mapa o percurso

O que é a Savile Row

O viajante que entra em uma dessas dezenas de lojas, situadas lado a lado ao longo da rua, pode se assustar por dois motivos: a ausência de clientes e os preços. Os dois fatores estão relacionados. Ternos sob medida chegam a custar mais de 10 mil dólares, o que afugenta os consumidores comuns.

ANÚNCIO

A falta de visitantes, no entanto, não assusta os alfaiates, pois as lojas da Savile Row contam com clientes dispostos a gastar por todos os outros. O Duque de Edimburgo, marido da Rainha Elizabeth, por exemplo, não gostaria de se acotovelar para indagar a respeito de determinado tecido.

Ele é um dos clientes de uma das mais tradicionais alfaiatarias da região, a Gieves & Hawkes, localiza no número 1 da rua. O estabelecimento fornece ternos e vestimentas Reais desde o século 19. Naturalmente, o Duque de Edimburgo não precisa visitar a loja. Pode solicitar que um dos alfaiates transporte opções diversas de roupa para o Palácio de Buckingham, a fim de  apreciar e decidir suas vestes ao lado da esposa Elizabeth.

A Família Real é cliente fiel. Tanto o Príncipe Charles quanto seus filhos, William e Harry, confiam no estabelecimento para obter os ternos de melhor tecido e caimento. Quando o primogênito subiu ao altar da Abadia de Westminster para se casar com Kate Middleton, ele carregou, em seu corpo, um terno especial, confeccionado sob medida pela Gieves & Hawk.

Savile Row, um museu de ternos

Os Beatles

Mas a Gieves & Hawk não é nem foi a única na Savile Row a fornecer ternos para a monarquia inglesa. Antes dela, a H. Huntsman & Sons, no número 11, recebeu o certificado do Príncipe de Gales daquela época, o que conferia ao lugar a garantia de que o membro da realeza era comprador da loja. Mais recentemente, a Nutters of Savile Row, no número 12, vestiu quatro caras que se tornaram mais famosos do que boa parte da monarquia britânica: os Beatles. A loja também foi a responsável por ternos de Mick Jagger e Jack Nicholson.

A Savile Row não somente vestiu os Beatles, como também lhes deu o teto para a gravação do documentário Let It Be, em 1969. O escritório da gravadora Apple situava-se no número 3 da rua. Nessa época, os Kinks aproveitaram a fama da Savile Row para citá-la na canção End of The Season. O fashion designer interpretado por Keith Moon, do The Who, no filme The Sextette fala sobre a rua ao comentar a procedência de um terno.

Volta ao Mundo em 80 Dias

A literatura também foi incluenciada pela rua. O endereço de Phileas Fogg, protagonista do célebre Volta ao Mundo em 80 Dias, é o número 7 da Savile Row. No livro O Alfaiate do Panamá, a rua constitui-se da antiga localização da alfaiataria Pendel & Braithwaite.

Alguns museus amplamente visitados em Londres guardam menos histórias do que a Savile Row. Nas lojas, não se paga ingresso para entrar, mas os flashes são coibidos com olhares britânicos e os preços dos ternos, atemorizantes, desmotivam o turista a se aventurar em uma das ruas mais instigantes da capital inglesa.

Leia também

Beatles em Londres

Regent Street

Piccadilly Circus

Compras em Londres

ANÚNCIO