Grande Incêndio de Londres: como o fogo destruiu uma cidade

O Grande Incêndio de Londres modificou completamente o panorama da capital britânica. Em 1666, apenas um ano depois da Grande Praga, um grande incêndio, que começou em uma padaria de Pudding Lane, alastrou-se pela cidade e disseminou pânico, destroços e desabrigados pelas ruas. Foi uma das maiores catástrofes da história inglesa.

Descubra o que foi o Grande Incêndio de Londres

O Grande Incêndio de Londres praticamente destruiu a City of London, berço histórico de Londres, onde moravam, na época, 80 mil pessoas, 1/6 da população total da cidade. O incêndio começou no dia 2 de setembro e terminou no dia 5. Saldo total: destruição de 44 prédios públicos, 87 igrejas, a St. Paul’s Cathedral e 13.200 casas.

Na época, acreditava-se que o numero de vitimas tinha sido baixíssimo: menos de 10 óbitos. Todavia hoje se sabe que o número pode ter sido bem maior, pois cidadãos pobres e de classe média não eram contabilizados.

A estrutura medieval da cidade contribuiu muito para o alastramento do fogo, pois as casas eram muito próximas e de madeira, alem das ruas serem estreitas. A reconstrução da cidade foi comandada pelo rei Carlos II, que, apesar de receber inúmeras críticas, a reconstruiu nos moldes antigos.

Você já passou em um pub antigo e observou a data de construção? Faça isso e você verá que muitos dos pubs mais velhos foram reconstruídos no fim da década de 1660. O motivo, claro, é o Grande Incêndio de Londres.

Monumento ao Grande Incêndio de Londres

Foto: Mapa de Londres
Foto: Mapa de Londres

O Grande Incêndio de Londres foi um capítulo tão trágico da história da cidade, que há um monumento para lembrar o episódio.

O Monument é uma coluna dórica desenhada por Sir Christopher Wren, arquiteto da St Paul’s Cathedral. Construído entre 1671 e 1677 na junção da Monument Street com a Street Hill, o memorial possui 61 metros de altura (contando a urna dourada no topo), medida que equivale à distância dali até a padaria onde o incêndio começou.

Conheça o Monument

Leia também

A City of London

A Grande Praga de Londres

Mais sobre a história de Londres

Artigo anteriorSavile Row, um museu de ternos
Próximo artigoAbbey Road é o templo dos Beatles em Londres