Explore 10 fotos de Londres que vão inspirar sua viagem

11
740
Descubra!

Fotos de Londres podem ser uma inspiração inicial para uma viagem à capital britânica. Se você ainda não tem certeza de que a cidade merece sua visita, as imagens deste post vão convencê-lo rapidinho.

Afinal, o que não falta em Londres são cenários de tirar o fôlego, daquele tipo que se transforma em um empurrão para concretizar esse sonho. Então, caso você curta a ideia de viajar pelos traços, pelas cores e pelos diferentes prismas de um destino antes mesmo de embarcar, vai curtir as 10 fotos que selecionamos.

Preparado? All aboard!

10 fotos de Londres para inspirar (e suspirar)

Para começarmos a nossa viagem por Londres, separamos dez imagens inspiradoras. Em cada uma delas, há um motivo para arrumar as malas, separar seu passaporte e providenciar o embarque.

Por isso, se você ainda está indeciso, cuidado: depois deste post, você vai ter que poupar em libras.

1. Big Ben e o Palácio de Westminster

Westminster Bridge e Big Ben - Fotos de Londres
Palácio de Westminster é um dos principais cartões-postais de Londres. Foto: iStock, Getty Images

Se é verdade que os britânicos são bastante pontuais, nada melhor do que começarmos a nossa lista respeitando a tradição. Ir a Londres e não fotografar o Big Ben e o Palácio de Westminster é simplesmente impensável.

Pode até ser clichê, mas ninguém cogita voltar de Londres sem essa foto. Seria como ir ao Rio de Janeiro e não fotografar o Cristo Redentor.

Para você sentir um pouco mais confortável com o clique turístico, que tal esta curiosidade? Na verdade, Big Ben não é o relógio, e sim o sino, que não se enxerga pela foto.

2. Clássica, porém moderna

City of London
City of London, berço histórico de Londres, tem hoje traços futuristas. Foto: iStock, Getty Images

Agora, vamos trazer a você uma das fotos de Londres que não costuma entrar em álbuns de turistas. Afinal, quem visita essa bela cidade geralmente procura por pontos tradicionais da cidade para fazer seus registros.

Mas há um lado da capital britânica que poucos observam: o da modernidade.

Apesar de clássica e de conservar ícones centenários, Londres tem seu viés futurista nas construções – e esta imagem não deixa mentir.

3. A troca da guarda

Guardas da Rainha
Guardas da Rainha oferecem fotos peculiares para as câmeras. Foto: iStock, Getty Images

Esta foto acima é uma das mais tradicionais de Londres.

Apesar de serem militares treinados a serviço da proteção de Sua Majestade, os Guardas da Rainha têm vestimenta que se presta aos olhares curiosos dos viajantes.

Na Troca da Guarda em frente ao Palácio de Buckingham, é bom se preparar não apenas para fotografar a tradição, mas também para filmar, já que o ritual cumpre o papel de espetáculo, com marchinhas militares, temas de clássicos do cinema e muita gritaria.

4. Para vir, ver e experimentar

Imagens de Londres - ônibus
Ônibus vermelhos de dois andares são símbolos de Londres. Foto: iStock, Getty Images

O vermelho mais famoso de Londres não é do tradicional time do Arsenal.

É de um ícone robusto, que se desloca sobre quatro rodas, tem dois andares e uma cor bem viva. Ficou fácil, não é?

Tal qual o Big Ben, os ônibus londrinos são um compromisso obrigatório para todo visitante, tanto para ver e fotografar quanto para experimentar a sensação de andar no seu segundo andar.

E se for pelas rotas 9 e 15 heritage, pode até entrar no mais famoso deles, o Routemaster, que estreou em 1954.

5. Uma Londres mais verde

St James's Park em Londres
St James’s Park é um dos parques mais tranquilos no centro da cidade. Foto: iStock, Getty Images

Que tal agora trocar o vermelho pelo verde dos parques londrinos? A diversidade de opções na cidade é justamente um dos seus pontos fortes.

E nem é preciso se afastar da área central para ter o privilégio de respirar um ar mais puro e de experimentar o silêncio quebrado apenas pelos sons das aves.

O St. James’s Park, o mais antigo dos parques reais britânicos, é cercado por três palácios.

6. Uma Londres mais tranquila

Regent’s Park oferece imagens inspiradoras na primavera e no verão. Foto: Mapa de Londres

Você pode imaginar que uma foto como essa foi tirada em uma zona muito afastada, longe do burburinho das movimentadas ruas de Londres.

Mas não é verdade: o parque que você aprecia nessa imagem, o Regent’s Park, se situa próximo de Camden Town e da estação de King’s Cross / St Pancras, quase ao lado do museu do Sherlock Holmes e do Madame Tussauds.

Na primavera, ele é cenário perfeito para um piquenique ou uma leitura no meio da tarde. Durante todo o ano, atrai crianças, jovens, adultos e idosos que desejam curtir os 166 hectares de área verde, com lagos, playgrounds, quadras esportivas, jardins floridos e até o Zoológico de Londres.

7. London Eye

London Eye
London Eye à noite ganha contornos incríveis. Foto: Mapa de Londres

A quarta maior roda-gigante do mundo não pode ficar de fora de qualquer relação com as melhores fotos de Londres.

Durante o dia, a London Eye é um passeio imperdível para ter uma vista única da cidade, fotografando o Big Ben e o Rio Tâmisa.

À noite, é ela que deve entrar em foco, com seu show de luzes e proeminência em Westminster.

8. Uma Londres subterrânea

Fotos de Londres - Metrô
Símbolo do metrô é uma das imagens marcantes de Londres. Foto: iStock, Getty Images

Se vai andar de ônibus em Londres, não pode deixar de curtir também o metrô dessa grande cidade.

Desde a compra do seu bilhete ao transporte em si, passando por toda a experiência nas estações, esse é um mundo à parte, muito diferente de tudo com o que você está acostumado no Brasil.

Trata-se do metrô mais antigo e mais charmoso do planeta. O símbolo que você vê na imagem acima, estampado até em camisetas, é um alento para quem está perdido em Londres, já que indica a entrada de uma estação.

9. Tão bela quanto histórica

O domo da St Paul’s Cathedral pode ser captado por diversos ângulos. Foto: iStock, Getty Images

Por dentro e por fora, a Catedral de St. Paul reserva imagens incríveis, embora fotos só sejam permitidas em sua área externa.

Tamanha beleza é proporcional à sua relevância histórica. Afinal, ela guarda muitas das mais relevantes lembranças da capital britânica.

Da resistência ao bombardeio na Segunda Guerra Mundial ao casamento do príncipe Charles com a princesa Diana, em 1981, o cenário encanta não apenas aos visitantes, mas também aos próprios londrinos.

10. Não é apenas uma ponte

Tower Bridge em Londres
Tower Bridge é um dos ícones de Londres. Foto: iStock, Getty Images

Quem olha para a Tower Bridge e se apaixona por sua arquitetura única, talvez nem imagine que essa estrutura de 120 anos é também uma ponte basculante.

Cerca de mil vezes por ano, ela é elevada para a passagem de embarcações no Rio Tamisa.

E tem mais: há no local uma exposição permanente sobre a sua história, contando com uma passarela de vidro para os visitantes.

Mesmo que você não visite a exposição, vai perceber um detalhe curioso ao mirar a lente da câmera um pouco para o lado, para a Torre de Londres.

Sim, a Tower Bridge foi desenhada para seguir os traços desse palácio real de mil anos, que hoje abriga as Joias da Coroa e já foi prisão, local de tortura e execuções e até zoológico de animais exóticos.

Torre de Londres e, ao fundo, a Tower Bridge. Foto: Mapa de Londres

É ou não um local perfeito para mais algumas belas fotos de Londres?

Dicas para suas fotos em Londres

E agora, está inspirado para também fazer fotos de Londres? Para ajudá-lo na sua missão, veja a seguir algumas dicas valiosas que você pode usar quando estiver pela capital britânica.

Não fique no básico

Você acabou de ver alguns dos cenários que exigem uma foto obrigatória em Londres. Como não dá para visitar a cidade sem fotografar o ônibus vermelho, a cabine telefônica, o Big Ben e tantos outros atrativos, o segredo está em buscar a originalidade.

Mas como fazer essa foto sem ser repetitivo?

Em primeiro lugar, faça a foto clichê, como todo turista, mas se permita explorar as possibilidades em torno daquilo que deseja fotografar.

Por vezes, ao simplesmente mudar de posição, você já capta um ângulo diferente e criativo, que foge do tradicional.

A imagem que você busca pode estar em um reflexo na água, em um local onde ninguém procura, talvez até exigindo que você sente ou deite no chão – por que não?

Tenha um bom equipamento

Você não precisa ser um expert em fotografia, tampouco comprar a câmera mais cara do mercado, para fazer boas imagens de Londres.

Ainda assim, é recomendável que tenha ao menos um equipamento com um bom zoom (óptico, não digital), pois isso permite aproximar elementos mais distantes.

Como alguns dos principais pontos turísticos de Londres estão relativamente próximos, você pode utilizar o zoom para enquadrar mais de um deles em uma mesma foto.

Aí, é só usar a criatividade para encontrar o ângulo perfeito.

Tenha cautela com o flash

A luz artificial altera a beleza natural do elemento que você pretende fotografar. Se ele está próximo, o clarão estraga a imagem. Se ele está longe, o flash de nada adianta.

Experimente tirar uma selfie com flash e o resultado será o seu rosto exageradamente iluminado e o fundo escuro. Vai ser difícil convencer alguém que fez essa foto em Londres.

Até mesmo para imagens noturnas, que exigem um conhecimento mínimo de estabilização, o flash é dispensável. Para esses momentos, um tripé pode ser bem mais útil.

Respeite as proibições

Muitos turistas, empolgados com tantos belos cenários a fotografar, acabam ignorando os avisos sobre proibições de fotografias em determinados locais, e isso cria constrangimentos desnecessários.

Você viu, por exemplo, que não pode fotografar o interior da Catedral de St. Paul. Então, respeite a regra e não tente dar um jeitinho brasileiro nessa hora.

Fique atento: em Londres, você vai ver que muitos dos museus e galerias permitem fotos, mas quase nenhum libera o flash.

Fotografe detalhes

As pessoas tendem a fazer fotos amplas, enquadrando os elementos em sua totalidade, mas não necessariamente porque fica mais bonito assim. Por vezes, falta conhecimento e iniciativa para tentar algo novo.

Ao estar diante de um cenário que deseja fotografar em Londres, olhe com atenção e se questione se ele não pode ter um detalhe registrado, talvez em primeiro plano, que resulte em uma imagem diferente, bonita e criativa.

Ainda que essa foto, sozinha, não possa identificar a cidade, no conjunto, ela talvez se torne um dos melhores registros feitos por você durante a viagem.

Esteja pronto para clicar

Quem disse que belas fotos de Londres são possíveis apenas nos seus pontos turísticos? A todo momento, se deslocando pela cidade, você pode se deparar com um cenário (macro ou micro) que mereça uma foto.

Pode ser desde o formato curioso de uma árvore em um parque, a maneira como um elemento se esconde atrás do sol ou até uma selfie curiosa ou inusitada.

Não fique preso às imagens tradicionais, tenha liberdade para criar, mas lembre de respeitar os locais e as pessoas, pedindo permissão para fotografar sempre que houver necessidade.

Fotos diárias de Londres

Se você quer se inspirar com imagens de Londres, é bom conhecer o Instagram da jornalista brasileira Monica O’May, que faz roteiros personalizados na cidade.

A jornalista capta ângulos, detalhes e momentos belos e curiosos da vida em Londres.

Vale a pena acompanhar e seguir de perto.

Veja algumas das publicações:

Onde fica a estação de trem (St Pancras) mais linda de todas? Em Londres! E ainda tinha um carrinho (Fígaro) rôxo pra dar mais charme ainda! . . Vem conhecer Londres de verdade com uma guia brasileira! Pode mandar um email para momay.momay@gmail.com e eu te mando informações e valores.? . . . . #guiaemlondres #roteirospersonalizados #guiabrasileiraemlondres #passeiosguiados #londonlondon #guiadeturismo #citytour #londres #dicasdelondres #segredosdelondres #viajar #londonist #viajarépreciso #londoners #london #guiaturístico #londontopia #stpancras #figaro

Uma publicação compartilhada por Monica O'May – Guia em Londres (@londonlondonguia) em

Gostou de conhecer mais sobre as fotos de Londres e dicas para fazer suas imagens? Deixe um comentário.

Descubra!

11 COMENTÁRIOS

  1. Gostamos do post e da abertura para outras sugestões. Na nossa opinião, tuuudo em Londres merece ser fotografado, mas algo que merece atenção especial para a gente é o que chamamos de “relatos do cotidiano”, aquelas coisas que são características da cidade (não só de Londres, mas de qualquer lugar, na verdade), como as pessoas lendo livros e jornais dentro do metrô (o que é MUITO menos comum no Brasil), os bairros com enormes famílias de judeus andando para cima e para baixo… enfim, essas cenas que a gente não vê normalmente nas cidades brasileiras e que são incríveis e merecem ser registradas! 🙂

    Em junho nos vemos por lá, né?!

    Natasha e João.

    • Nah e João! Concordo plenamente.

      Essas cenas do cotidiano rendem muitas fotos mesmo. Do povo vidrado no jornal, então… Às vezes, o metrô completamente lotado, sem espaço pra nada, e os mais ortodoxos com a cara grudada no jornal. Muito engraçado 🙂

      Nos veremos, sim!! Grande abraço

      Gustavo

  2. Olá. estarei em Londres em agosto e gostaria de saber quando é mais bonito andar na London Eye, durante o dia ou a noite? as fotos ficam melhores em que momento?
    Abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Publique seu Comentário
Entre com seu nome aqui