Big Ben: história e curiosidades do maior ícone britânico

O Big Ben é o maior símbolo de Londres, da Inglaterra e do Reino Unido. Mas você sabia que o apelido “Big Ben” se refere ao sino da torre do Parlamento, e não ao relógio? Neste post, você vai entender um pouco mais sobre a origem dessa história, sobre o Palácio de Westminster, que abriga esse ícone da capital britânica, e outras curiosidades sobre o assunto.

10 curiosidades sobre o Big Ben

Confira abaixo alguns aspectos curiosos sobre esse ícone britânico:

1 – Big Ben é um sino

Quando você pensa no Big Ben, que imagem lhe vem à memória? Dificilmente, a resposta será: “O sino”. Diferentemente do que muitos pensam, Big Ben é o apelido do sino que reside na torre do relógio do Palácio de Westminster.

O nome oficial do sino é Great Bell, o do relógio, Great Clock, e o da torre onde eles residem, Elizabeth Tower. Então, oficialmente, o ícone mais famoso de Londres se chama Elizabeth Tower, porém o apelido foi tão difundido, que a maioria se refere à torre inteira como Big Ben.

Nesta foto abaixo, você vê o Big Ben famoso, o relógio, mas não o sino:

Foto: Mapa de Londres
Esta foto do Big Ben foi tirada na ponte de Westminster. Imagem: Mapa de Londres

2 – O sino pesa 13,7 toneladas

Esse é o peso de um pequeno elefante. Ele tem 2,28 metros de altura e 2,75 metros de largura.

3 – O Big Ben é velhinho

O Big Ben foi criado em abril de 1858 e soou pela primeira vez em 11 de julho de 1859. A Torre do Relógio e o famoso sino só foram incluídos no projeto original do Parlamento depois do incêndio ocorrido em 1834.

4 – O nome oficial da torre é Elizabeth Tower

O nome oficial da torre do Big Ben é uma homenagem à Rainha Elizabeth II. Mas a torre do relógio já foi chamada de Clock Tower e St Stephen’s Tower, uma associação de jornalistas vitorianos ao saguão de St Stephen’s, no Parlamento.

5 – Relógios do Big Ben têm saudação à Rainha Victoria

Na base de cada um dos relógios, lê-se, em latim: DOMINE SALVAM FAC REGINAM NOSTRAM VICTORIAM PRIMAM (Senhor, mantenha a salvo nossa Rainha Victoria Primeira). A Rainha Vitória era a monarca na época de construção do Parlamento.

Palácio de Westminster - Big Ben - Foto: Vincent Travi, Mapa de Londres
Big Ben na saída da estação de Westminster. Foto: Mapa de Londres

6 – Apelido Big Ben tem origem incerta

O apelido “Big Ben” não tem uma história plenamente definida. Segundo a teoria mais aceita, seria uma homenagem a Sir Benjamin Hall, primeiro Barão de Llanover, que supervisionou a instalação do sino.

7 – Relógio do Big Ben não é o maior de Londres

Apesar de ser o relógio mais famoso do mundo, o relógio do Big Ben não é nem sequer o maior relógio de Londres. Ele é o terceiro maior relógio de torre do mundo, o maior com quatro lados, e o segundo maior da capital inglesa, após o da Shell Mex House.

8 – Big Ben era alvo nas guerras

O Big Ben era um alvo valioso para os alemães nas guerras mundiais. Por isso, durante dois anos na Primeira Guerra, o Big Ben permaneceu silencioso e as faces do relógios ficaram apagadas, para evitar chamar a atenção dos zepelins invasores. Na Segunda Guerra, o Big Ben não silenciou, mas as luzes do relógio se apagaram para evitar o bombardeio na Blitz nazista.

9 – Big Ben já se atrasou

A pontualidade britânica não está a salvo nem na figura de seu maior ícone. Em diferentes momentos da história, os ponteiros do relógio falharam em apresentar a hora correta. No ano novo de 1962, por exemplo, uma forte nevasca atrasou o Big Ben em 10 minutos bem na virada.

10 – O Big Ben fica no coração da cidade

Ao contrário de muitos monumentos na Europa, o Big Ben fica bem no centro de Londres, no palácio de Westminster, à beira do rio Tâmisa, próximo à London Eye e a várias opções de entretenimento como o Aquário Sea Life, a Galeria de Arte Tate Britain o Teatro de Ópera Real, entre outros.

Big Ben: história e curiosidades do maior ícone britânico

Foto: Google Maps

Reforma do Big Ben

Para garantir que o monumento mais famoso da Inglaterra e do Reino Unido continue a funcionar por muitos e muitos anos, é preciso fazer um extenso trabalho de manutenção, isso inclui o conserto dos ponteiros, mecanismo e pêndulo.

O início das obras que deverá custar cerca de £29 milhões, se deu no começo de 2017 e a previsão é de que só fique pronto em 2020. Durante esse período o sino só soou durante ocasiões especiais, como a virada do ano.

As obras de restauração não afetam apenas o sino, mas também o relógio e a Torre que apresenta muitos vazamentos e uma corrosão no telhado. Também será instalado um elevador para garantir acessibilidade para aqueles que não podem subir os degraus que levam ao topo da Elizabeth Tower, afinal, subir 334 degraus de uma escada em espiral não é para qualquer um.

Para os turistas as reformas do Big Ben geram decepção, já que ele está coberto por andaimes e faixas pretas. Esperamos que as obras sejam concluídas antes do prazo para que todos possam ver o quão magnífica essa obra realmente é. Até lá, teremos que nos contentar com a imagem do Big Ben vista somente através de fotos.

Como visitar o Big Ben em Londres

Para chegar ao Palácio de Westminster, você deve desembarcar na estação de metrô Westminster. Sugestivo, não? 😉 As linhas da estação são a Jubilee, Circle e District. Saindo da estação, você dá de cara com o Big Ben. Mais ou menos assim:

Por dentro do Parlamento

Qualquer um pode visitar o Parlamento do Reino Unido, sabia?

É um passeio muito interessante, e vale a pena para todos os fãs de Londres. O tour pode ser feito com guia (em inglês) ou com audio guide (em português), e o ingresso deve ser comprado online, com antecedência.

Ao longo da visita, você vai conhecer as Câmaras dos Lordes e dos Comuns, ver estátuas de Churchill e Margaret Thatcher e entender como funciona uma monarquia parlamentarista.

Se você tem interesse na visita, nós preparamos um post completo sobre o assunto: Como visitar o Parlamento.

Tours pelo Big Ben

Para quem quiser, é possível fazer uma visita ao Parlamento, mas através dela não dá direito para ver ou chegar perto do Big Ben, infelizmente.

Tours pela Elizabeth Tower e pelo Big Ben estão disponíveis apenas para aqueles que são residentes britânicos.

E para quem mora no Reino Unido, as visitas guiadas estão suspensas por causa das reformas no relógio e só serão retomadas em 2020, após elas serem concluídas.

E aí, gostou de conhecer a história e as curiosidades do Big Ben? Compartilhe!

Leia também

Outras curiosidades sobre Londres

Artigo anteriorSomerset House de Londres: visitas, história e curiosidades
Próximo artigoSugestões de destinos para intercâmbio na Europa