A evolução do mapa da Inglaterra

A evolução do mapa da Inglaterra

2

O mapa da Inglaterra é uma espécie de retrato desse país cheio de história e contornos fascinantes.

Neste post, você vai entender como esse mapa se desenvolveu ao longo dos séculos e como ele se encontra neste momento, em um período de pouca união no Reino.

Um pequeno país, mas uma história gigante. Assim podemos nos referir à Inglaterra. Hoje vamos conhecer esse pequeno país e algumas curiosidades por meio de velhos conhecidos: os mapas.

A Inglaterra possui vários mapas, dependendo de qual critério é utilizado. O mapa principal é aquele que mostra a divisão geográfica do país e suas principais cidades. Mas há também mapas históricos, como os da Grã-Bretanha medieval e os impressionantes mapas do Império Britânico.

Este texto é uma viagem histórica. Por isso, ajeite as coordenadas, respire fundo e embarque conosco, de preferência com um chá em mãos.

O mapa da Inglaterra e do Reino Unido

A inglaterra nem sempre teve os contornos geográficos de hoje. Durante a Idade Média o país passou por diferentes configurações, principalmente durante a época dos sete reinos saxões.

Foi com a unificação desses reinos no século 11 que o país adquiriu mais ou menos os limites geográficos que possui até hoje, fazendo fronteira com a Escócia ao norte e País de Gales a oeste.

Atualmente, este é o mapa da Inglaterra:

Inglaterra no mapa. Google Maps
Inglaterra no mapa. Google Maps

Repare que o nome em destaque no mapa é do Reino Unido, que compreende não apenas a Inglaterra, mas também Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Já a região geográfica que diz respeito à Inglaterra está contornada pelo limite traçado em vermelho.

Neste mapa podemos ver claramente todas regiões que formam as Ilhas Britânicas. As duas maiores ilhas são a Grã-Bretanha, onde se situam Inglaterra, País de Gales e Escócia, e a Ilha da Irlanda, onde estão a República da Irlanda e Irlanda do Norte.

O Reino Unido, cujo nome está destacado no mapa, é a unidade política formada pela junção de Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. No mapa acima, pode-se ver o limite traçado em cinza entre a República da Irlanda e Irlanda do Norte como o limite geográfico do Reino Unido, trata-se da única fronteira terrestre do Reino.

As regiões da Inglaterra

Agora vamos entrar de vez na Inglaterra. O próximo mapa vai nos mostrar como o Reino de Elizabeth II está dividido em sub-regiões menores. Da mesma forma que aqui no Brasil nós temos 26 estados mais o Distrito Federal, a Inglaterra também tem as suas sub-divisões territoriais administrativas. Atualmente são 8 regiões mais a Grande Londres

Confira abaixo:

Mapa da Inglaterra
As divisões da Inglaterra. Foto: britaingallery.com

A menor região, que porém concentra a maior população, é a da Grande Londres, ou Greater london, como os ingleses a conhecem. Territorialmente as maiores regiões são SouthWest e Southeast, que como o próprio nome diz, correspondem à parte sudoeste e sudeste do país, respectivamente.

No próximo mapa, vamos fazer um passeio por  algumas das mais conhecidas cidades do Reino Unido e da Inglaterra:

 

Mapa da Inglaterra

Londres está na região sudeste da Inglaterra. Note a pequena reentrância que o mar do norte têm próximo a Londres. Trata-se de onde o Rio Tamisa deságua no mar após cruzar a capital e várias outras cidades.

Na parte sul do país as duas cidades mais importantes são Brighton e Southampton, ambas localizadas no litoral sul.

À leste podemos ver Bristol, próxima à capital Galesa Cardiff. Você deve ter ouvido falar em Cardiff recentemente por conta da aclamada final da Liga dos Campeões da Europa, que foi realizada na cidade. Ambas estão nas redondezas do Canal de Bristol, que nada mais é do que a baía formada pelo mar entre o litoral sul do País de Gales e a região sudoeste da Inglaterra.

Por fim, não poderíamos deixar de mencionar Liverpool e Manchester. A primeira é uma cidade portuária, e como tal, está situada no litoral noroeste da Inglaterra. Manchester é uma cidade interiorana, está localizada à leste de Liverpool, não muito distante.

 

Agora chega de mapas contemporâneos.

Que tal voltar mil anos no tempo e visitar a Inglaterra do século 7 e depois avançar para 1919 e conhecer o gigantesco Império Britânico?

O mapa da Inglaterra dos sete reinos anglo-saxões

Primeiro, vamos ver o mapa da Inglaterra dos reinos Anglo Saxões. Antes da unificação pelos normandos no século 11, a Inglaterra era dividida em sete reinos. As regiões mais claras do mapa correspondem aos reinos que antecederam à formação da Inglaterra.

Reinos da Inglaterra
Reprodução: P L Kessler

O mapa acima mostra a chamada Heptarquia Inglesa, nome dado ao conjunto de reinos saxões que dominaram a Inglaterra até a sua unificação no século 11 pelos normandos. Dos 7 reinos, 4 eram os principais e mais fortes:

 

  • East Anglia
  • Mercia
  • Northumbria
  • Wessex.

Os outros três reinos foram conquistados e abrangidos pelos outros 4 em momentos diferentes da história entre os séculos 7 e 11. São eles:

 

  • Essex
  • Kent
  • Sussex.

Para entender como esses reinos foram alterando seus limites geográficos ao longo da Idade Média, recomendamos esta ótima animação que mostra em tempo real como o mapa Inglês foi se alterando até a unificação da Inglaterra. 

O mapa do Império Britânico

Agora vem o maior mapa de todos. O império Britânico foi o maior da história em termos de extensão territorial. Uma série de colônias e protetorados espalhados ao redor do mundo fizeram parte desse imenso bloco geopolítico sob liderança britânica.

Abaixo, você pode conferir o mapa do Império Britânico em 1919, em seu auge:

Mapa do Império Britânico

O mapa acima foi retirado desta ótima animação. Nela você pode ver como o mapa do Império foi se expandindo até seu auge, para depois começar a diminuir.

O título da animação é bem sugestivo: “Rise and Fall of the British Empire”.

Recomendamos ainda esta versão estendida da animação, que além da evolução do mapa, tem comentários sobre os principais acontecimentos que levaram às mudanças geográficas apresentadas.

Ufa! Quantos mapas, hein? Como viu, a Inglaterra pode até ter um tamanho pequeno na geografia atual, mas não por sua relevância histórica.

Gostou de conhecer um pouquinho sobre a evolução do mapa da Inglaterra? Comente.

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

2 comentários