Dicas de filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

Dicas de filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

0

Você curte filmes sobre a Segunda Guerra Mundial? Então você não está sozinho.

A Segunda Grande Guerra é um dos eventos mais importantes, trágicos e certamente cinematográficos do século 20.

É interessante que um momento tão violento possa despertar tamanho fascínio das pessoas.

Talvez porque, em uma guerra dessas, a gente encontre o melhor e o pior dos seres humanos.

De um lado, o preconceito e a cegueira de um líder carismático que buscava a supremacia do povo germânico.

Do outro, aliados que se uniram contra um objetivo em comum, para garantir a liberdade de suas nações.

Mas, mesmo nessa simplificação simplória, não adianta negar: não foi uma luta entre o bem e o mal.

Em uma guerra dessas, de contorno mundial, com milhões de vítimas e tantos interesses quanto participantes, “bem” e “mal” não são constantes – e nem podem ser levados às trincheiras.

Só que, distante do campo de batalha, no conforto do sofá, com o controle remoto em mãos em caso de perigo demasiado, fica bem mais fácil se deslumbrar com os heróis da guerra.

Ficou interessado? Então siga a leitura.

Filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

A seguir, vamos apresentar uma lista de filmes sobre a Segunda Guerra Mundial, alguns baseados em fatos reais e outros puramente ficção. Todos, porém, têm como cenário esse conflito tão repudiável quanto fascinante:

O Resgate do Soldado Ryan

Saving Private Ryan, como é chamado originalmente, conta com grandes nomes do cinema. O diretor é ninguém menos do que Steven Spielberg, e o elenco apresenta nomes como Tom Hanks, Matt Damon e Vin Diesel.

O filme se passa na batalha da Normandia, na França, e começa com o histórico desembarque americano nas prais da Normandia no famoso Dia D. A produção conta a história do resgate de um soldado chamado Ryan, único sobrevivente de 4 irmãos que haviam morrido no desembarque na Normandia.

O resgate é cheio de contratempos e batalhas mortais. Não é considerado um dos melhores filmes de guerra à toa!

A lista de Schindler

Nosso segundo filme é outra produção de Steven Spielberg, o seu segundo grande clássico do gênero da Guerra. A lista de Schindler é o mais famoso retrato cinematográfico do Holocausto. O filme acabou por se tornar uma referência quando o assunto é o massacre promovido pela Alemanha de Hitler nos campos de concentração.

Lançado em 1993, boa parte do filme é em preto e branco, o que acentua a dramaticidade da história de Oskar Schindler, empresário alemão que ajudou a salvar milhares de judeus dos campos de concentração. O número de Oscars que o filme levou dá uma ideia da sua qualidade. Foram 7, incluindo o Oscar de melhor filme e melhor diretor.

O Pianista

Lançado em 2002, O Pianista tem um nome sugestivo, apesar de não fazer nenhuma menção direta à guerra. Trata-se da história do músico polonês Wladyslaw Szpilman, cuja autobiografia foi a principal fonte para a elaboração do roteiro do filme. Foi dirigido pelo polêmico Roman Polanski, sendo considerado por muitos a sua obra-prima.

O filme se passa durante a ocupação da capital polonesa Varsóvia pelas tropas de Hitler. Em especial, é mostrado em detalhe a vida no Gueto de Varsóvia, onde os judeus polacos ficaram confinados durante parte da guerra. O Pianista não levou o Oscar de Melhor filme do ano, mas levou outras três categorias, incluindo o Oscar de melhor diretor para o também polonês Roman Polanski.

Bastardos Inglórios

Bastardos Inglórios foi o melhor filme dos últimos 10 anos a retratar a resistência francesa durante a ocupação nazista. Estrelado por Brad Pitt e Christoph Waltz  e dirigido pelo “sangrento” Quentin Tarantino, o filme conta a história de um grupo da resistência à ocupação que planeja atacar os alemães em solo francês ao mesmo tempo de uma judia que teve a família assinada por nazistas planeja se vingar.

Dividido em 5 capítulos, como é de praxe nos filmes de Tarantino, o filme recebeu 8 indicações ao oscar, tendo o ator Christoph Waltz levado o Oscar de melhor ator. Foi sucesso de bilheteria no mundo todo e muito aclamado pela crítica.

Cartas de Iwo Jima

Cartas de Iwo Jima foi rodado nos EUA em 2006 com direção de Clint Eastwood. Como o nome sugere, o pano de fundo é a Batalha da Ilha Iwo Jima, no oceano Pacífico asiático e considerada uma das maiores de toda a Segunda Guerra Mundial.

O filme é continuação de A conquista da Honra, que também tem a mesma batalha como tema principal. Trata-se de um filme de guerra mas também de drama, retratando como poucos o impacto da guerra no psicológico humano.

O filme ganhou o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro e também uma estatueta do Oscar na categoria de melhor edição de som.

Pearl Harbor

Um dos maiores clássicos de guerra do cinema norte americano, Pearl Harbor, como o nome deixa claro, conta a história do ataque à base americana de Pearl Harbor no dia 7 de dezembro de 1941.

O filme é muito usado por professores de história pois apresenta o fato que mudou a história da da Segunda Guerra Mundial. Foi com esse ataque surpresa que vitimou milhares de soldados norteamericanos que os EUA tomaram a decisão definitiva de entrar na Guerra ao lado dos aliados. Foi dirigido por Michael Bay e estrelado por Ben Affleck.

Uma curiosidade é que o filme foi lançado no Memorial Day de 2001, um tradicional feriado nos EUA em homenagem à todos que morreram durante a prestação de serviços militares pelo país.

A Queda

Der Untergang é o nome original deste filme. Pelo título você já deve ter adivinhado que é uma produção alemã. Foi rodado em 2004 e ficou famoso por mostrar em detalhe os dez últimos dias de Hitler antes da queda de Berlim e de seu suicídio no famoso Führerbunker(Bunker do líder).

O roteiro foi baseado nos estudos históricos de Joachim Fest, e o filme ganhou vários prêmios por toda a Europa e também a estatueta do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Círculo de Fogo

Para fechar nossa lista, um filme que se passa em solo soviético, um dos principais palcos da Segunda Guerra Mundial. Círculo de fogo, Enemy at the Gates no original, foi rodado em 2001.

O filme tem um apego especial pois repassa o confronto entre dois franco-atiradores de elite durante a paradigmática Batalha de Stalingrado (1942-1943). De um lado, o lendário Vasily Zaitsev, considerado o quarto maior sniper da história, e de outro, Major König, franco-atirador de elite do exército alemão. Foi aclamado pelo crítica é considerado um dos melhores filmes sobre atiradores de elite de todos os tempos.

O que você achou da lista? São muitos Oscars e outros prêmios reunidos em uma só seleção. Alguns desses filmes viraram referência na cultura histórica e popular quando o assunto é Segunda Guerra Mundial. 

Museus sobre a Segunda Guerra Mundial

Londres abriga alguns dos mais interessantes museus sobre a Segunda Guerra Mundial. Se esse tema lhe interessa e uma viagem para a capital britânica está nos seus planos, não deixe de considerar uma visita aos seguintes lugares:

Churchill War Rooms

Churchill War Rooms. Fotos: Mapa de Londres
Churchill War Rooms: bem-vindo ao bunker de guerra de Churchill. Fotos: Mapa de Londres

Este é o bunker de guerra do primeiro-ministro Winston Churchill, de onde ele coordenava os esforços bélicos dos britânicos. Na visita, você vai descer as escadas e encontrar o lugar exatamente como ele era na época. No passeio, pode ouvir áudios, conferir as salas dos mapas, do planejamento, da telefonia e ainda visitar o museu que conta a história de Churchill e suas frases imortais.

Como visitar o Churchill War Rooms

Museu Imperial da Guerra

Imperial War Museum é reinaugurado após reforma completa. Foto: Mapa de Londres
Imperial War Museum é o principal museu de guerra de Londres. Foto: Mapa de Londres

Este é o mais completo museu de guerra de Londres e fala não apenas sobre a Segunda Guerra Mundial, mas sobre todos os conflitos nos quais o Reino Unido (e o Império Britânico) se envolveu até hoje. E não foram poucas. Destaque para o memorial do holocausto, um passeio angustiante e chocante.

Como visitar o Museu Imperial da Guerra

Museu da Força Aérea Real

Símbolo da Força Aérea Real é reconhecido em todo o mundo. Foto: Mapa de Londres
Símbolo da Força Aérea Real é reconhecido em todo o mundo. Foto: Mapa de Londres

Este é o espaço que guarda as lembranças e as histórias da Royal Air Force, a Força Aérea Real, que defendeu Londres dos avanços nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Aqui você vai encontrar os aviões de guerra aos montes, tanto dos aliados quanto dos nazistas. Vale a pena.

Como visitar o Museu da Força Aérea Real

Gostou da lista de filmes sobre a Segunda Guerra Mundial e dos museus sobre o tema em Londres? Comente.

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

Sem comentários