10 Lugares para fotografar em Londres: Como fugir do óbvio

Se você está procurando lugares para fotografar em Londres, chegou ao lugar certo.

Os lugares óbvios você já conhece, né? Big Ben, London Eye, Palácio de Westminster e muitos outros.

Sobre esses ícones de Londres, pouco adianta falar. É impossível não tirar o celular para fora do bolso ou sacar sua câmera e disparar tantas fotos quanto possível.

Mas e quanto aos locais menos conhecidos, aquelas gemas que não estão nos guias turísticos tradicionais?

Londres é uma cidade tão grande, tão imponente, tão impressionante, tão cheia de história, que fica impossível captar todos os seus belos contornos.

Por isso, neste post, o fotógrafo Victor Guidini apresenta 10 sugestões de lugares para fotografar em Londres e fugir do tradicional.

10 lugares para fotografar em Londres

Confira abaixo lugares e detalhes que não estampam os cartões postais de Londres:

1. St Dunstan-in-the-East

10 Lugares para fotografar em Londres: Como fugir do óbvio
Fotos: Victor Guidini

Esta igreja foi construída em  torno de 1100 e já passou por muita coisa. Desde o grande incêndio de Londres, inúmeras reformas… até bombas alemãs da segunda guerra, que deixaram a igreja no atual estado. Fica localizada entre a Tower Bridge e a London Bridge. É um lugar bacana tanto para fazer retratos, como para fotografar as ruínas.

2. Leadenhall market

10 Lugares para fotografar em Londres: Como fugir do óbvio

Este mercado é um dos mais antigos de Londres, construído em torno de 1400. Já foi cenário para várias produções cinematográficas e musicais, entre eles Harry Potter e a Pedra Filosofal. Destino certo para os fãs do filme.

3. Camden

10 Lugares para fotografar em Londres: Como fugir do óbvio

É um distrito que apresenta muita música e ideias alternativas, entre elas paredes cheias de grafite, que rendem belas fotos.  Outro lugar com muito grafite é a região de Brick Lane e a Leake Street.

4. Battersea Park

10 Lugares para fotografar em Londres: Como fugir do óbvio

É um parque geralmente deixado de lado pelos turistas, mas bastante frequentado pelos locais. Tem muita variedade por lá, belos jardins, uma pagoda, um lago, pontes, e tudo isso as margens do rio.

5. Canais de Londres

10 Lugares para fotografar em Londres: Como fugir do óbvio

Londres possui vários canais para fotografar. Recomendo fazer um passeio, sempre com a câmera na mão, entre Little Venice e Camden, passando pelo Regent’s Canal.

6. Hampstead Garden e Pergola

10 Lugares para fotografar em Londres: Como fugir do óbvio

Fica ao norte de Londres e um pouco mais afastado para chegar lá, mas compensa a viagem. Foi construído em torno de 1904 por um lorde que morava na região e queria um jardim para dar festas, assim como passar os longos dias de verão. Depois que o lorde morreu o lugar ficou abandonado e foi até atingido por bombas na Segunda Guerra Mundial. Atualmente está em reforma, mas aberto ao público.

7. Ruas de Westminster

10 Lugares para fotografar em Londres: Como fugir do óbvio

Próximo ao famoso Big Ben e a Abadia de Westminster, existem várias ruas bem inspiradoras para fotografar. Basta dar uma circulada indo para a direção de Pimlico e você vai encontrar lugares surpreendentes.

8. Estação de King’s Cross

10 Lugares para fotografar em Londres: Como fugir do óbvio

Para quem quiser fotografar formas geométricas bem interessantes, a estação de Kings Cross é um prato cheio.

9. Cemitérios de Londres

10 Lugares para fotografar em Londres: Como fugir do óbvio

Sim, certamente um lugar bem alternativo.  Os cemitérios de Londres são bem peculiares, muitos dignos de cenários de filmes. Se este estilo te agrada, um dos cemitérios mais interessantes de Londres é o Cemitério de Nunhead, ao sul da capital. Nas colinas próximas ao cemitério você também consegue fotos bem bacanas de Londres.

10. Rio Tâmisa

10 Lugares para fotografar em Londres: Como fugir do óbvio

Caminhando ao longo do Rio Tâmisa você vai encontrar vários lugares bem interessantes. Se puder levar um tripé com você, vale muito a pena fazer algumas fotografias de longa exposição.

Dicas para fotografar em Londres

Veja algumas dicas para fotografar o melhor da capital britânica:

  • Ao entrar em algum dos museus de Londres, não esqueça de prestar bastante atenção ao que não está à mostra. Detalhes das paredes, pinturas no teto, adereços quase imperceptíveis… A National Gallery e o Museu Britânico, por exemplo, oferecem muitas oportunidades de foto.
  • Tome cuidado para fotografar apenas em lugares permitidos. A maioria dos museus permite fotografias sem flash, mas as igrejas e os palácios de Buckingham e Westminster, não. Por isso, fique atento e obedeça às plaquinhas e sinalizações.
  • Fotografe alguns dos lugares de Londres à noite. Com as sombras e luzes da cidade, suas fotos vão ganhar ainda mais vida.
  • Aproveite o clima de Londres: a chuva propicia belíssimas imagens e reflexos, e a primavera oferece verdes e floridos que servem de moldura para qualquer foto.

Ensaios fotográficos em Londres

Quer ainda mais dicas e lugares para fotografar em Londres?

Meu nome é Victor Guidini e trabalho como fotógrafo em Londres. Moro na capital da Inglaterra desde 2012 e venho fotografando pela cidade desde então. 

Se você quiser saber mais sobre meu trabalho, fazer um ensaio fotográfico comigo ou um passeio fotográfico por Londres, basta entrar em contato pelo meu websiteVocê também pode escrever diretamente para victorguidini@victorguidini.com ou mandar uma mensagem pelo WhatsApp para +44 7460738617.

Fotos e textos: Victor Guidini

Victor viajou para Londres para cursar um Mestrado em Cinema e gostou tanto  da cidade que resolveu ficar. Trabalha com filmagens, fotografias e produções audiovisuais em Londres e em toda a Europa.

Artigo anteriorSt. James’s Palace e Clarence House
Próximo artigoQuanto dinheiro levar para Londres e como economizar