Clima em Londres: bem melhor do que você imagina

O clima em Londres é pior do que você gostaria e bem melhor do que você imagina. Duvida? Quem anuncia que vai viajar para a Inglaterra logo escuta para levar guarda-chuva e se preparar para o tempo feio. Mas chove menos na capital britânica do que em São Paulo, Rio de Janeiro, Miami e Roma, sabia? A seguir, vamos tentar desvendar a origem dos mitos climáticos e revelar qual é o verdadeiro panorama do tempo na cidade.

Regent's Park
Primavera no Regent’s Park desmente a má fama do clima de Londres. Foto: Mapa de Londres

Mitos sobre o clima em Londres

O mito de que o clima em Londres is rubbish e de que a chuva nunca para é difícil de ser explicado. Parte da resposta talvez esteja em um detalhe do cotidiano: os londrinos adoram falar sobre o tempo – é o ultimate ice breaker em qualquer ocasião.

Tecnicamente, esse mito pode estar relacionado à regularidade de precipitações. Em vez de chover muito poucas vezes, chove pouco muitas vezes. Além disso, o sol não aparece com a frequência desejada pela maioria, e os tons cinzas predominam no céu.

Mas não pense que você vai encontrar céu nublado e cinzento a qualquer momento que viajar para cá. É possível passar muitos dias ensolarados e curtir o excelente clima de Londres em parques e espaços ao ar livre, especialmente na primavera e no verão.

Chuva

Em Londres, chove em menos de 1/3 dos dias, de acordo com o London Met Office. Ao total, 601,7 mm de preocipitações por ano. Em média, são 109,4 dias de chuva na estação de Greenwich, considerando um mínimo de 1mm de chuva no dia. Parece impossível, mas chove menos em Londres do que em Miami (116,2 dias de chuva) e Orlando (117 dias de chuva). Até o Rio, a cidade maravilhosa, tem muito mais chuva do que London.

Você pode se interessar: Vagas de emprego em Londres

Neve

Caso você tenha vontade de curtir a neve, não adianta criar expectativa. É raro nevar em Londres. E quando neva, não costuma ser muito forte, especialmente nas áreas mais centrais, que mantêm temperaturas um pouco mais elevadas do que as zonas periféricas.

Temperatura em Londres

De acordo com o London Weather Centre, estas são as médias das temperaturas mínimas e máximas na área central da cidade, mês a mês (em graus celsius):

Janeiro: 5 a 8,5

Fevereiro: 4,7 a 8,9

Março: 5,8 a 11,7

Abril: 8,2 a 15,7

Maio: 10,9 a 18,6

Junho: 14,1 a 22,4

Julho: 15,5 a 23,6

Agosto: 15,5 a 23,2

Setembro: 13,7 a 20,8

Outubro: 10,9 a 16,1

Novembro: 8 a 11,9

Dezembro: 9,8 a 15,8.

Essa média de temperaturas dá uma boa noção do que esperar do clima em Londres, mas é comum atualmente que os termômetros registrem até 30 graus nos dias mais quentes de verão. Nos dias mais rigorosos de inverno, prepare-se para temperaturas negativas.

Você pode gostar: Internet em Londres e na Europa – dicas importantes!

O melhor clima de Londres

Quer descobrir os melhores meses para viajar para Londres sem ter os planos atrapalhados pelo clima? A resposta é fácil: abril, maio, junho, julho, agosto e setembro.

Para quem quer evitar o frio e a chuva e se deparar com o sol, o melhor é visitar Londres entre abril e setembro. Esse período compreende o melhor de todos os climas de Londres: o maior número de horas de sol, a chuva sob controle e as temperaturas mais amenas.

Se você não quer temperaturas muito baixas, não venha em janeiro e início de fevereiro. É a fase crítica do inverno. Em vez de encontrar neve, você vai congelar. Brrrrr. Ok, não é pra tanto, mas você entendeu. A menos que tenha um motivo específico para viajar para Londres nessa época, evite: o clima não favorece a descoberta da cidade.

Veja também: ingressos com desconto para as atrações de Londres.

E aí, entendeu melhor como é o clima em Londres? Vai viajar em que época? Comente!

Artigo anteriorHostel em Londres: dicas para sua hospedagem
Próximo artigoO que fazer em Londres: 6 passeios imperdíveis para sua primeira viagem