O que é pub: saiba tudo sobre essa instituição britânica

Se você quer saber o que é pub, chegou ao lugar certo. E para responder a essa pergunta, primeiro lembre a última vez em que você entrou em algum estabelecimento com pessoas conhecidas, cervejas espetaculares e um clima de confraternização. Será que era um bar ou um pub?

Primeiro é importante deixar claro uma coisa: o que existe no Brasil não é pub. Pode até ter a cara de um pub, o cheiro de um pub e a cerveja de um pub. Mas não é pub.

Porque pub é um tipo de bar. Mas não qualquer bar. É um tipo de bar com história.

E agora você vai descobrir por quê.

O que é pub: da história às curiosidades

Na prática, é fácil explicar o que é pub lembrando o significado dessa palavra: é uma abreviação de public house, que designa a essência de um ambiente com um apelo comunitário. Por definição, são estabelecimentos licenciados para servir bebidas alcoólicas.

Só no Reino Unido, há mais de 50 mil dessas instituições etílicas. Os pubs são, simultaneamente, parte da cultura popular britânica e atração turística para qualquer um que visite a Inglaterra.

Você pode gostar: 21 Pubs em Londres para conhecer antes de morrer!

Então, que tal aprender tudo sobre esses templos da cerveja?

Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres
Pub White Hart tem uma das licenças mais antigas da Inglaterra. Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres

Vinho?

Os primeiros protótipos de pubs surgiram cerca de 2 mil anos atrás, a partir da vinda dos romanos. Foram eles que construíram ao longo das estradas e cidades da Grã-Bretanha as chamadas tavernas, onde eram comercializados vinhos.

A herança romana sobreviveu e se readaptou de acordo com a clientela, considerando a invasão dos povos anglo-saxões, além dos vikings dinamarqueses e escandinavos. O vinho passou a dar lugar à bebida mais requisitada em qualquer pub que se preze: a cerveja. Assim, as tabernas abriram espaço às chamadas alehouses (casas de cerveja).

Calma lá com a bebida

Uma cervejinha eleva o espírito. Foto: Mapa de Londres
Uma cervejinha eleva o espírito. Foto: Mapa de Londres

Essas alehouses se popularizaram tanto, que o Rei Edgar, no ano de 965 (não está faltando número aí), determinou que poderia haver apenas uma casa de cerveja em cada vilarejo. Essa regra não demorou para ser abolida, claro. Em 1577, um censo identificou um pub para cada 187 pessoas na Inglaterra e no País de Gales.

Esse termo abrange diferentes estabelecimentos daquela época. Havia inns (hospedarias com bar no andar de baixo), tabernas (mercados de origem romana que também vendiam bebidas) e alehouses (casas de cerveja instituídas pelos anglo-saxões, que produziam sua própria cerveja).

Nos vilarejos, os pubs eram pontos de encontro e seus donos os utilizavam como sustento da família. A maioria deles morava no próprio andar de cima do estabelecimento. Os moradores locais costumavam visitar sempre o mesmo pub, por isso eram chamados de regulars. Captou a essência comunitária da história?

O problema é que muitos regulars eram regulars demais. Por isso, diversas leis foram criadas para controlar a bebida. No século 16, surgiu o primeiro ato que exigia uma licença para a venda de bebidas alcoolicas. No século 19, houve as primeiras limitações de horários. Assim começou aquela tradição de tocar sinos para anunciar os últimos pedidos de cerveja.

A última legislação sobre o assunto, que entrou em vigor no fim de 2005, estabelece que os pubs podem solicitar licença para funcionar até depois das 23h. A concessão depende da violência no entorno do pub, do cumprimento de requisitos referentes ao abafamento de som, entre outros.

Ao longo dos anos, os pubs se reinventaram. Atualmente, eles podem oferecer aperitivos, jogos de tabuleiro e dardos, shows de blues, andares temáticos, uma vasta carta de bebidas e atrair jovens, velhos, solteiros, casados e famílias. Mesmo assim, ao entrar em um pub, você vai entender do que estamos falando.

Ye Olde Cheshire Cheese
Ye Olde Cheshire Cheese já foi frequentado por Mark Twain, Charles Dickens e Voltaire. Foto: Mapa de Londres

5 curiosidades sobre os pubs

Viu só que, para entender o que é pub, é preciso voltar um pouquinho na história? E, para complementar este pequeno guia sobre o assunto, separamos cinco curiosidades rápidas sobre eles:

  1. De acordo com o Guinness Book of Records, o pub mais antigo da Grã-Bretanha ainda em funcionamento é o Ye Olde Fighting Cocks. Ele foi construído no século 11 e fica em St Albans, cidade situada ao sul do condado de Hertfordshire. Recebeu este nome devido às brigas de galo que eram comuns no local.
  1. Existem mais de 50 mil pubs no Reino Unido, e oito em cada 10 adultos se consideram frequentadores assíduos desses estabelecimentos.
  1. Em geral, os pubs fecham durante a semana às 23h. Por isso, todo pub legítimo tem um sino para anunciar os últimos pedidos, alguns minutos antes do fechamento.
  1. Os barris de cerveja costumam ser armazenados em adegas, que ficam no subsolo dos pubs.
  1. Foi no famoso Cavern Club, pub situado em Liverpool, que os Beatles começaram a sua carreira.
Cavern Club parece de fato uma caverna. Foto: Mapa de Londres
Yeah, Yeah, Yeah: Cavern Club, em Liverpool, parece de fato uma caverna. Foto: Mapa de Londres

Pub inglês ou pub irlandês?

Bem perto da Inglaterra está a República da Irlanda, outro país em que o pub é uma tradição: anualmente, cada cidadão consome 100 litros de bebida alcoólica. Mas há diferenças entre um pub inglês e um pub irlandês?

Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres
Fachada de um pub inglês, o Princess Louise, da era vitoriana. Foto: Mapa de Londres

Ao longo dos anos, começaram a se moldar algumas distinções sutis entre eles. Do ponto de vista comercial, o que os distingue é que os pubs ingleses – em sua maioria – hoje são ligados a cervejarias específicas e costumam dar prioridade aos produtos delas. Muitos dos pubs irlandeses, em contrapartida, ainda são empresas pequenas e familiares.

Em relação à apropriação do estabelecimento por parte dos frequentadores, algumas diferenças também podem ser ressaltadas. Nos pubs da Inglaterra, consumir bebidas ainda é o que motiva a maioria das pessoas a ocuparem os pubs. Na Irlanda, eles também atraem consumidores que gostam de dançar ou assistir jogos de rugby, futebol e hurling.

Nesse contexto, uma diferença que costuma ser percebida entre um pub de Londres e um de Dublin é que na Irlanda há uma disposição maior para a música ao vivo. E uma recepção calorosa também: os irlandeses adoram participar da cantoria, especialmente das cantigas mais tradicionais.

Pub x Bar

Agora que você já conhece as raízes históricas dos pubs, provavelmente já identificou algumas das diferenças entre um pub e qualquer outro bar. De forma geral, podemos apontar pelo menos quatro aspectos nos quais eles se distinguem. Veja:

1. Frequentadores

Os tradicionais pubs ingleses são ambientes comunitários, onde as pessoas se reúnem para conversar e tomar uma cerveja. No fim do trabalho, antes de voltar para casa, as pessoas costumam se encontrar nesse local para confraternizar com colegas, amigos e familiares no happy hour, Cada vizinhança costuma ter seu pub local, o que não é uma premissa para um bar.

2. Chopeiras

A principal função de um pub é ser o ponto de encontro para quem deseja saborear uma deliciosa cerveja. Os estabelecimentos mais tradicionais nunca deixam de oferecer a bebida – muitas vezes feita no próprio pub – servida direto do barril. Nos bares, às vezes só existem versões engarrafadas, e muitos privilegiam coquetéis.

As chopeiras de um pub londrino. Foto: Mapa de Londres
As chopeiras de um pub londrino. Foto: Mapa de Londres

3. Balcão

Em pubs, você não precisa necessariamente ter uma mesa para sentar. Você pode tranquilamente frequentar esse local apenas para beber uma cerveja no balcão. Esta é, inclusive, outra característica deles: você geralmente pede a bebida no bar e paga na hora. Uma dica é pedir para experimentar a cerveja se você não a conhece. Em um pub, isso é comum. Só não vale pedir para experimentar uma Guinness: o barman vai achar que você está brincando.

4. Atrações principais

Um bar pode ter inúmeras atrações, como shows específicos, coquetéis preparados de um jeito especial ou uma decoração temática. Já um pub costuma ter duas atrações: a cerveja e as pessoas. É um lugar para trocar ideias enquanto se saboreia uma boa pint de Ale, Stout ou Lager, em um ritual seguido por dezenas de milhares de pessoas há dois mil anos.

E aí, entendeu o que é pub e qual a importância dessa instituição britânica? Comente!

Leia também

Pubs imperdíveis em Londres

Artigo anteriorEntenda quem foi Alan Turing, o britânico que desvendou o Enigma
Próximo artigoLondres, a melhor cidade do planeta