Costumes ingleses que são muito diferentes

Toda a sociedade é feita de costumes e tradições. Você pode até achar que comer arroz e feijão todos os dias é normal e que todas as pessoas fazem isso ao redor mundo, sem perceber que isso é apenas parte da nossa cultura local.

Os ingleses também possuem vários costumes e alguns deles são muito diferentes dos nossos. Logo que me mudei para a Inglaterra me recomendaram a ler um livro bem engraçado chamado “Watching the English” que fala sobre alguns dos hábitos que os ingleses possuem de uma maneira bem descontraída do ponto de vista de uma estrangeira.

Eu amei o livro e resolvi listar algumas das coisas que eu também notei durante a minha experiência no país para dividir com vocês o que eu achei de mais diferente nos costumes ingleses.

Está preparado para rir um pouco e se surpreender com esses costumes? Então vem com a gente!

Costumes ingleses que são muito diferentes

Casamentos na Inglaterra

Ao contrário do Brasil, os casamentos na Inglaterra acontecem na parte da manhã, ou na hora do almoço e duram o dia todo. Mas a maior tradição inglesa, que podemos notar em vários filmes,  vem do período Vitoriano e nasceu de uma rima “Something Old, Something New, Something Borrowed, Something Blue and a silver sixpence in her shoe”.

Essa rima quer dizer que para a noiva ter um casamento feliz ela deve se casar usando “algo antigo, algo novo, algo emprestado, algo azul e uma moeda de seis centavos no sapato”. Todos esses itens são considerados símbolo de sorte para o casamento:

  • Something Old (algo antigo) Demonstra a continuidade e os laços com a família e o passado;
  • Something New (algo novo) – Simboliza o otimismo e a esperança com a nova vida que será construída ao lado de seu marido
  • Something Borrowed (algo emprestado) Demonstra um símbolo da boa sorte de um casal, este artigo preferencialmente deve ser emprestado por um casal que é feliz em seu casamento. A noiva também recebe um lembrete de que sempre pode contar com o apoio de suas amigas e familiares.
  • Something Blue (algo azul) Na Roma antiga, o azul era associado a casamentos, era usado pelas noivas para simbolizar amor e fidelidade.
  • Sixpence (moeda de seis centavos)  Era uma moeda prata inglesa do período entre 1551 a 1967. Segundo a tradição, o pai da noiva colocaria a moeda em seu sapato esquerdo para atrair sorte e para desejar ao casal uma vida próspera juntos.
Kate Middleton: Costumes ingleses que são muito diferentes
Casamento de Kate e William mobilizou milhões de pessoas. Foto: Shutterstock

Noite de Guy Fawkes (Bonfire Night)

Essa é uma das maiores celebrações populares de todo o país! Todo o dia 5 de novembro, fogueiras enormes são montadas em diversas cidades em suas praças principais e algumas menores também são montadas em escolas e no quintal de algumas casas.

Saiba mais sobre costumes na Inglaterra

O motivo é celebrar algo que aconteceu há mais de 400 anos! O soldado católico inglês Guy Fawkes era membro da chamada “conspiração da pólvora” e tentou explodir o Parlamento inglês e matar o Rei protestante Jaime I da Inglaterra.

Porém, o grupo foi descoberto e todos eles foram torturados por quatro dias na Torre de Londres e depois foram executados na forca. Após tudo isso, seus corpos foram arrastados pelas ruas e esquartejados. Bizarro, né?

Mas os ingleses celebram esse dia com muita festa, pois o rei não morreu no dia 05 de novembro de 1605, então todos os anos, no dia 05 de novembro, eles celebram a inteligência dos oficiais que descobriram os planos da “conspiração da pólvora” e salvaram seu rei e o parlamento.

Não importa se esse dia cai em um sábado, ou em uma terça-feira, todos saem de casa para celebrar com seus amigos, comer e beber na rua enquanto assistem a fogueira ser acendida e a queima de fogos.

Um detalhe um pouco estranho é que até hoje as pessoas criam um boneco que representa Guy Fawkes feito de papel, pano e outros materiais e, o queimam na fogueira. – Acredito que tramar algo contra a realeza inglesa nunca foi uma ideia muito boa mesmo.

Costumes ingleses que são muito diferentes

Funerais na Inglaterra

Falar de funeral não é a coisa mais fácil do mundo, mas pensei que seria útil adicionar essa informação aqui também. O processo para organizar um funeral na Inglaterra é bem demorado, não costuma ser de um dia para o outro como ocorre no Brasil e pode durar literalmente meses se a causa da morte foi devido a um crime.

Independente da causa da morte, o corpo não será levado ao IML como acontece no Brasil, mas sim para o hospital. A polícia ou o policial entrará em contato com o Coroner da cidade para que ele faça a investigação da morte, caso haja algum tipo de suspeita de sua causa, ou o corpo apresente sinais de violência.

O Coroner é um oficial do governo que tem o poder de conduzir ou ordenar um inquérito sobre a maneira ou a causa da morte, e investigar ou confirmar a identidade de uma pessoa desconhecida que tenha sido encontrada morta dentro da jurisdição do legista.

É ele que determina a causa da morte oficialmente e, caso tenha dúvidas seu respeito, ele pode pedir uma nova autópsia.

O Coroner precisa da autópsia feita pelo médico legista do hospital e esse documento pode demorar até 10 dias para ficar pronto! Caso a família e amigos queiram visitar o falecido, precisam ligar para marcar horário junto ao hospital, pois não podem comparecer sem aviso prévio.

Depois de no mínimo quase duas semanas que o funeral pode ser organizado. Ainda hoje a tradição diz que as pessoas devem utilizar roupas pretas ou escuras para comparecer até o funeral, pois preto é associado a cor do luto.

Em alguns casos, a família pode pedir para que as pessoas que vão comparecer ao funeral se vistam com outras cores. Isso geralmente acontece no enterro de crianças, onde a família pede para que os convidados se vistam da cor favorita do falecido.

É importante que, caso você tenha que passar por essa situação, você respeite o pedido da família.

Outros costumes diferentes

Ainda temos outros 7 costumes ingleses que são bem característicos e que separamos para você. Já conhecia algum deles? E qual dos que apresentamos hoje você achou mais diferente? Conta para a gente nos comentários aqui embaixo 🙂

Veja também:

TOP 39 pontos turísticos de Londres

Hotéis e dicas de acomodação em Londres

Ingressos antecipados com desconto para atrações em Londres

Artigo anteriorChip para celular em Londres e em toda a Europa
Próximo artigoEurostar Paris Londres: preços e dicas para a viagem