Saiba tudo sobre os Black Cabs e Minicabs: os Táxis de Londres

Você conhece os Táxis de Londres? Se você pretende viajar para lá e não conhece eles, continue lendo e fique por dentro de tudo.

Basicamente existem dois tipos de táxis em Londres, os Black Cabs e os Minicabs.

Para não ter perigo de dar algum problema quando você for visitar Londres, principalmente se for a sua primeira vez por lá, vamos explicar como funciona cada um deles.

Táxis de Londres

Táxis de Londres
Foto: elements.envato.com

Como dito, os táxis por lá são divididos em duas ‘categorias’, vamos falar sobre cada uma delas abaixo.

Minicabs

Táxis de Londres
foto: tfl.gov.u/

Os Minicabs, com a chegada da tecnologia e os motoristas de aplicativos (como o Uber) estão perdendo espaço aos poucos na cidade.

Eles não são táxis padrões, ou seja, não são identificados por cores e placas. São carros ‘normais’ com motoristas licenciados como taxistas.

Em outras palavras eles são como os motoristas de aplicativos, mas surgiram muitas décadas antes dessa tecnologia ser inventada.

Quando você se hospeda em um hotel, é comum que eles ofereçam nos quartos uma lista de empresas que trabalham com Minicabs e que são confiáveis para realizar o serviço.

O serviço de Minicaps desse ser solicitado por telefone, ligando para as empresas e fornecendo o endereço do local onde você está e para qual destino deseja ir.

Outra diferença desse modelo de ‘táxi’ é que ele não possuí taxímetro. O preço cobrado pela corrida é dito no momento da ligação e deve ser pago para o motorista no final da corrida.

Para chamar esse serviço, dois pontos precisam ser observados para garantir a sua segurança:

  1. Verificar se o motorista é licenciado e se a licença está em dia;
  2. Não se deve pegar um Minicabs que esteja passando na rua. O correto é sempre ligar para a empresa e solicitar o serviço.

Esse segundo ponto é muito importante pois assim você evita de pegar um serviço ‘frio’, ou seja, uma empresa que atua de forma ilegal.

Os Minicabs vem perdendo espaço em Londres para os motoristas de aplicativos por uma série de fatores.

Por exemplo, uma corrida com motorista de aplicativo costuma ser mais barata que o serviço oferecido pelos Minicabs.

Além disso, a facilidade de pedir um carro pelo aplicativo (como o Uber) é muito maior do que ligar para uma empresa e ter que passar seus dados, ponto de origem, ponto de destino e etc.

Black Cabs

Os Black Cabs são os Táxis de Londres tradicionais. Eles recebem esse nome por serem totalmente pretos, o que facilita a identificação deles pelas ruas.

  • Você pode solicitar um desses táxis quando eles estiverem passando pela rua, basta fazer o sinal típico de chamada, que é erguer um dos braços.
  • Outras formas de pedir por um desses táxis tradicionais são:
  • Entrando em contato com as empresas por ligação telefônica;
  • Indo até um ponto de táxi existente. Esses pontos ficam próximo de regiões com grande movimentação de pessoas, como estações rodoviárias, estações de metro e pontos de ônibus;
  • Por meio de aplicativos. Os mais conhecidos e seguros da região são dois. Um é o Gett, outro chama-se My Taxi.

Para chamar um Black Cabs na rua é bem simples (como já falamos acima), mas outros pontos importantes precisam ser observados. Tais como:

  • O luminoso com a palavra TÁXI que fica em cima do teto dos carros precisa estar com a luz acesa. Esse é o indicativo de que ele está liberado para pegar passageiros;
  • Quando ele parar a primeira coisa que você deve fazer é se dirigir até a janela do motorista (ou passageiro da frente) e dizer o endereço para onde você deseja ir e se ele pode te levar até lá;
  • Quando ele confirmar que pode, você entra no táxi sempre utilizando os bancos de trás do carro;
  • Entre os bancos dianteiros e traseiros existe uma ‘cabine’ que separa o motorista do passageiro.
  • Essa cabine é fechada, logo a comunicação entre você e o motorista precisa ser feita pelo interfone;
  • Se você for realizar o pagamento em cartão de débito ou crédito, a ‘maquininha’ fica localizada na sua cabine de passageiros.

Curiosidades sobre os Black Cabs

Por serem os táxis oficiais ‘desde sempre’ de Londres muitas curiosidades rondam os Black Caps. Abaixo citamos algumas delas:

  • Os taxistas precisam passar por um rigoroso teste para obter a licença. Esse teste foi criado no ano de 1865 quando ainda eram utilizados carruagens em Londres;
  • Uma das etapas desse teste é que o motorista precisa saber o nome e localização de todas as ruas de Londres, bem como saber o caminho mais curto ou mais rápido entre dois pontos;
  • Mesmo com o avanço da tecnologia e surgimento de ferramentas como o GPS, saber ‘de cor’ o nome de todas as ruas de Londres continua sendo obrigatório para obtenção da licença;
  • Os Black Caps dispõem de 5 lugares, sendo que 2 deles ficam ‘fechados’ ao fundo do táxi e só são utilizados quando necessário;
  • Todos os Black Caps são adaptados com rampas para cadeirantes;
  • É comum deixar gorjeta para o taxista. Normalmente sempre é arredondado o valor da corrida para cima ou adicionado 10% do valor final;
  • A tarifa mínima parte sempre de 3 Euros e existem 3 tipos de tarifas diferentes dependendo do horário e dia da semana.

Considerações finais

Embora atualmente existam muitas outras opções de transporte para passageiros além dos Táxis de Londres (como os motoristas de aplicativos) ir até a capital da Inglaterra / Reino Unido e não utilizar um dos meios de transporte tradicionais pode ser considerado um erro.

Principalmente quando o assunto é os Black Caps, é necessário utilizar eles pelo menos, uma vez em sua viagem, só para ter a sensação de como é viajar em um desses veículos.

A maioria dos motoristas desses táxis são simpáticos e gostam de conversar, caso você esteja disposto a fazer também.

Utilizar um Black Caps é como viajar pela história de Londres e se sentir um pouquinho dentro dela também.

Esses táxis podem ser considerados um ‘ponto turístico’ da cidade também.

Portanto, se você vai visitar pontos turísticos como o Big Ben, a roda gigante London Eye ou o Palácio de Buckingham, não esqueça de ‘visitar’ também um Black Caps.

Gostou de saber mais sobre os Táxis de Londres? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.

Artigo anteriorOutono em Londres: Tudo o que você precisa saber!
Próximo artigoPaíses que falam inglês