Como é a culinária da Inglaterra hoje

0
149

Com suas raízes simples, a culinária da Inglaterra nunca esteve entre as mais estreladas do mundo. Justamente por incorporar influências de outros países e ter como base o uso de produtos locais como ingredientes, a gastronomia inglesa acabou subjugada. Nos últimos anos, porém, esse estereótipo negativo começou a ser quebrado. 👏

Se você é fã de culinária, certamente já notou a presença de chefs britânicos em reality shows e programas de televisão. Nigella Lawson, Gordon Ramsay e Jamie Oliver, por exemplo, se tornaram nomes conhecidos no mundo inteiro. Quem vai à Inglaterra hoje, portanto, sabe que encontrará bons restaurantes.

A verdade é que a gastronomia inglesa se modernizou. Mas nem por isso as comidas típicas mais rústicas deixaram de fazer sucesso. A seguir, você vai entender um pouco melhor essa história. 😉

Bangers & Mash
Bangers & Mash ainda é um prato típico adorado pelos ingleses. Foto: iStock, Getty Images

Culinária da Inglaterra: raízes e modernização

Os alimentos que sempre estiveram na base da culinária da Inglaterra são simples: peixes, batatas, queijos, carnes e legumes. Sabores tradicionais, nada de molhos complexos e temperos muito exóticos. Essas foram as premissas incorporadas à mesa dos cidadãos britânicos desde a época do Império.

Industrializados passaram a estar mais presentes no prato dos ingleses quando iniciou o processo de urbanização precoce do país. Com o movimento de migração para as grandes cidades e o afastamento do campo, entraram em cena os enlatados, as salsichas e demais alimentos com pouco valor nutricional.

Entre os pratos mais típicos que remetem à cozinha inglesa tradicional, é possível citar vários exemplos. O saudoso fish & tips (peixe frito empanado com batatas fritas), as pies (tortas assadas recheadas com carne), o bangers & mash (purê de batata com salsicha) e o full english breakfast (o café da manhã com feijão, ovos, torrada, tomate, salsicha, cogumelos, geleia e linguiça preta).

Tais pratos não deixaram de existir na culinária da Inglaterra – até hoje, são adorados por grande parte da população. Mas, se você não os acha apetitosos e está com medo de passar fome na viagem para Londres, não se preocupe: atualmente, diversas novas influências vindas de outras partes do mundo foram englobadas na gastronomia do país.

A cozinha moderna britânica se desenvolveu significativamente, especialmente pelo trabalho de chefs como Fanny Cradock, Carrier Robert, Robert Irvine e Smith Delia – além daqueles que você vê na televisão diariamente, Hoje, pelas ruas da Inglaterra, você encontrará restaurantes italianos, espanhóis, mexicanos e japoneses, para citar alguns.

O bacana é que, além de estar democratizada, a cozinha inglesa moderna conseguiu unir referências tradicionais nos pratos com um toque de sofisticação. Nos restaurantes mais elegantes, por exemplo, você pode provar uma carne de cordeiro (bem típica da Inglaterra), servida com maçãs caramelizadas, ou um salmão com croquetes recheados de ricota e legumes. Hmmm…😋

Cozinha inglesa no dia a dia

Se você não está indo à Inglaterra só a passeio e quer saber o que realmente entra no prato das famílias inglesas no dia a dia, vamos falar rapidamente sobre alguns costumes.

Bem, o café da manhã é, de fato, bem reforçado: se não for um full english breakfast, geralmente entram na mesa elementos como cereal com leite, torradas com vários recheios (manteiga de amendoim ou geleias) e ovos cozidos ou fritos.

Um almoço ou jantar típico na Inglaterra é o chamado “roast”. Trata-se de um prato elaborado com fatias de carne assada, verduras cozidas, batata assada e yorkshire pudding (uma panqueca feita no forno), servida com molho de carne.

Se você quiser descobrir um pouco mais sobre os pratos típicos da Inglaterra antes de viajar, dê uma espiada neste artigo: “Comidas típicas da Inglaterra: 5 atrações culinárias para sua viagem”.

Onde experimentar a culinária da Inglaterra?

Agora que você já conhece alguns pratos que poderá encontrar na Inglaterra, vamos às dicas legais: onde consumir tais delícias. Bem, se você está em busca dos pratos mais rústicos, a boa notícia é que eles estão por todos os lados. Em pubs, restaurantes locais e barracas de rua, vai ser fácil encontrar um fish & chips ou uma torta de carne.

Para quem deseja experimentar um pouco da culinária britânica bem tradicional, uma sugestão de restaurante é o Rules, o mais antigo de Londres (situado no coração de Covent Garden), que serve iguarias da cozinha britânica desde 1798. Outra opção é o Wiltons Restaurant, que opera desde 1742. A especialidade do menu são as carnes, incluindo também peixes selvagens.

Já se você quer frequentar restaurantes modernos, as opções também são amplas. O famoso Jamie’s Italian (do Jamie Oliver) é especializado em pratos italianos acessíveis, o Restaurant Gordon Ramsay (do chef Gordon Ramsay), conta com pratos típicos da França no menu, enquanto a franquia Wahaca (da chef Thomasina Miers), serve comida mexicana.

Se quiser conhecer um pouco mais dos restaurantes estrelados de Londres, confira este artigo: “Restaurantes em Londres: onde encontrar os chefs famosos”.

E aí, gostou de aprender um pouco mais sobre a culinária da Inglaterra? Quais desses pratos você já provou ou deseja experimentar? Conte para a gente nos comentários. 🙃

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here