No início de Janeiro de 2020 o Príncipe Harry e Meghan impressionaram o mundo ao anunciarem a sua saída da realeza como “membros seniors”. O anúncio foi feito por meio de uma publicação no Instagram do casal.
Mas o que isso significa realmente? O que muda na vida do casal com essa decisão e o que muda dentro da Família Real?
Essas e outras dúvidas sobre Príncipe Harry e Meghan você descobre aqui.
O anúncio
Como dito, o anúncio de sair da realeza veio nos primeiros dias do mês de janeiro de 2020 por meio de uma publicação no Instagram.
Em um primeiro momento se estranhou o anúncio ter sido feito por meio de uma rede social e não de um veículo oficial da realeza.
Acontece que já havia na imprensa o rumor deste anúncio, então o casal resolveu esclarecer tudo e fez o anúncio.
O Príncipe Harry e Meghan apenas “abandonaram” suas funções como membros principais da Família Real, ou seja, eles não participarão mais de eventos e tarefas voltados aos membros da Família Real, como a Rainha e seus sucessores fazem com frequência, bem como não terão mais poder de decisão.
Mas, eles não deixarão de ser da Família Real, afinal, não tem como deixar de ter o sangue real correndo no corpo.
Em um primeiro momento foi dito que o anúncio teria pego a Rainha e demais membros da Família Real de surpresa, mas alguns dias após a notícia (e conforme anunciado no próprio post do casal) essa foi uma decisão tomada após meses de conversas com a Rainha e demais membros da Família Real.
Mais sobre as personalidades da família real
A decisão inicial do casal era de que o afastamento de suas funções “seniors” seria de forma progressiva, mas alguns dias depois a Rainha deu um “ultimato” no casal de “tudo ou nada”. Falaremos sobre isso no próximo tópico.
O “ultimato” da Rainha
Apesar do Príncipe Harry e Meghan terem anunciado que desejavam fazer essa transição de forma progressiva, a Rainha apresentou uma série de exigências imediatas para a saída do casal da Família Real.
Alguns jornalistas apontam essa decisão da Rainha como uma “prova de fogo” para o casal e também uma pequena “retaliação” pelo anúncio repentino.
Como dito acima, de início saiu na mídia que o anúncio tinha pego a Família Real de surpresa, quando, na verdade, eles já estavam ciente a meses da decisão do casal.
Porém, a Rainha teria pedido para o Príncipe Harry e Meghan segurarem por mais tempo o anúncio de sua saída da Família Real, algo que não teria sido respeitado pelo casal.
Dessa forma a Rainha estipulou regras para serem cumpridas de forma imediata pelo casal. Entre essas regras estão:
- O casal permanecerá com os títulos de Duque e Duquesa de Sussex mas não poderão mais utilizá-los;
- Eles não receberão mais o “auxilio financeiro” do governo;
- Terão que ressarcir os cofres públicos no valor de 2,4 milhões de Libras (aproximadamente 13 milhões de reais);
- Frogmore Cottage, (a mansão nos jardins do Castelo de Windsor continuará sendo a casa do casal na Inglaterra, mas eles terão que pagar um “aluguel comercial” pelo castelo;
- Ele não representam mais oficialmente a Rainha e seus interesses.
Esse auxílio financeiro do governo, que também é conhecido como “bolsa Rainha” pelos brasileiros, é o Fundo de Concessão Soberana. É um valor retirado dos cofres públicos para “ressarcir” as despesas da Família Real.
Não se sabe quanto o casal recebia desse fundo, mas o Príncipe Harry comentou que sua “fatia” do “bolsa Rainha” equivalia a cerca de 5% da sua renda.
Já o valor que eles precisarão ressarcir aos cofres públicos é devido a reforma que o casal realizou no Castelo de Windsor antes do casamento.
Príncipe Harry e Meghan: Independência financeira
No anúncio feito pelo casal, um dos apontamentos feitos foi o de que eles desejavam “independência financeira” em relação a coroa.
A dúvida de muitas pessoas com essa decisão é sobre como o casal se manteria, uma vez desligados da coroa.
Acontece que, apenas o Príncipe Harry, tem uma fortuna estimada em cerca de 25 milhões de Libras (cerca de 134 milhões de reais).
De onde vem essa fortuna? Alguns pontos são:
- A mesada que ele recebia de seu pai, o Príncipe Charles;
- Do Fundo de Concessão Soberana que ele já tinha recebido (esse valor não precisará ser ressarcido a coroa);
- Da herança que a Princesa Diana deixou para os filhos após seu falecimento;
- Dos 10 anos como oficial e posteriormente, piloto, das forças armadas britâ
Além disso, a Duquesa Meghan, tem aproximadamente 5 milhões de Libras (cerca de 26 milhões de reais), guardados dos seus trabalhos como atriz realizados antes do casamento com o Príncipe Harry. Valor arrecadado de campanhas publicitárias, filmes e séries de TV (uma das mais conhecidas que ela participou foi “Suits”).
Jornalistas britânicos especulam que o casal fará dinheiro de agora em diante escrevendo livros e participando de programas de TV.
Além disso eles registraram em 2019 a marca Royal Sussex marca que apresenta uma série de produtos e serviços voltados para o lado educacional, como cursos e estojos de lápis.
Leia também: Tudo sobre o casamento real: Harry X Meghan
O que motivou a saída do casal da realeza?
Apesar de terem dito que a decisão foi algo tomado após meses de conversa com a Família Real, a imprensa mundial especula que o casal teria noticiado de forma repentina o seu afastamento após alguns acontecimentos.
Como em todos os anos, a Família Real faz um vídeo “motivacional” de natal, onde traz informações e imagens. Uma das fotos oficiais veiculadas da Família Real foi feita enquanto o casal estava no Canadá, ou seja, além de eles não participarem da foto, ela foi veiculada como sendo a foto da “Rainha e dos sucessores do trono”.
Na foto estão: A Rainha, o Príncipe Charles (filho da Rainha e pai de Harry), o Principe Willian e o pequeno George. Esses são os 3 primeiros na linha de sucessão ao trono.
Essa foto, mostra como a Família Real está pensando na linha de sucessão (linha essa que Harry não fazia parte).
O outro motivo revelado pelo casal seria o de criar o filho longe dos holofotes da imprensa e do mundo, focando em diminuir esse “impacto” da vida de seu filho.
Gostou de saber mais sobre o Príncipe Harry e Meghan? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.