Descubra como estudar inglês sozinho

Descubra como estudar inglês sozinho

0

Se antes dominar a Língua Inglesa era uma oportunidade apenas para quem tinha condições de pagar um curso, hoje a realidade é outra. Acredite: aprender como estudar inglês sozinho é apenas uma questão de prática e disciplina. Com a internet, o conhecimento é cada vez mais socializado e há inúmeras formas de afiar seu vocabulário de forma autodidata. 📚

Não entenda mal: é claro que fazer aulas de inglês grupais ou particulares com professores especializados é um investimento válido – e importante. Só que essa não é mais a única forma de aprender o “beabá” do idioma, ou pelo menos o suficiente para conseguir se virar em uma viagem à Inglaterra, por exemplo.

Mas como estudar inglês sozinho? Quais são os canais que podem ajudar? O que realmente é eficaz? A seguir, entregamos algumas dicas. 🙃

App para aprender inglês
Criar uma rotina de estudos é importante para aprender inglês em casa. Foto: iStock, Getty Images

Como estudar inglês sozinho? 5 dicas

Assim como não existe uma única forma de ensinar, também não existe uma fórmula mágica para aprender. Há pessoas que se saem melhor decorando, outras memorizam melhor escrevendo e outras ouvindo. O que queremos dizer é: explore as alternativas e encontre a mais eficaz para você.

Abaixo, listamos cinco maneiras de estudar inglês sozinho. As duas primeiras são destinadas a quem tem bem pouco domínio da língua e quer começar pelo básico. As três últimas são mais focadas em quem já sabe um pouco, mas quer expandir o vocabulário e se manter afiado no idioma. Vamos lá? 🤓

Canais do Youtube

Há diversos canais no Youtube, inclusive alguns em português, destinados a explicar o básico da Língua Inglesa: do verbo “to be” até as primeiras noções de vocabulário e pronúncia. Entre eles, é possível citar alguns como o “Agora eu Falo”, o “BBC Learning English” e o “English With Jennifer”.

O legal é que a maioria dos canais do Youtube tem um enfoque diferente: alguns ficam apenas no primordial, outros tem por objetivo ensinar frases úteis para viagem e há também aqueles voltados à gramática. Ficou interessado? Então sugerimos que dê uma espiada neste artigo: “Vídeos para aprender inglês: afie o idioma com 5 canais do Youtube”, no qual apresentamos alguns canais e suas respectivas abordagens.

Aplicativos

Os apps podem ser úteis na hora de aprender inglês sozinho pelos mais diferentes motivos. Quem prefere aprender de uma forma mais lúdica, brincando, pode apostar no Duolingo e Lingualeo. Com eles, você ganha pontos a cada nova palavra ou expressão descoberta e assim vai avançando em níveis – e na aprendizagem, claro.

Já quem prefere aprender simulando situações reais, normalmente gosta de apps como o Babbel, o Cambly e o Voxy. Eles estimulam a prática de todas as áreas importantes no domínio da língua: escrever, falar e ouvir. Se quiser saber mais sobre esses aplicativos, sugerimos que acesse o artigo “Qual é o melhor aplicativo para aprender inglês? Veja 5 opções, no qual falamos em detalhes sobre cada um.

Músicas

Para você que é amante do inglês britânico, ouvir músicas pode ser a chave para ampliar o vocabulário, compreender expressões inseridas em um determinado contexto e ficar por dentro da pronúncia correta de determinados termos. Sem falar que escutar os artistas britânicos é um deleite para os ouvidos, né? 🎧

Se você ainda estiver engatinhando no inglês, a dica é apostar em músicas mais calmas, nas quais é possível compreender bem o que o artista está dizendo. Alguns exemplos são Imagine (John Lennon), With or Without You (U2) e The Scientist (Coldplay). Você pode conferir mais algumas sugestões neste artigo: “Músicas para aprender inglês: 5 dicas para soltar a voz com sotaque”.

Filmes e séries

Mesmo quem já sabe inglês, sempre aprende algo novo assistindo a um filme ou a uma série. Em seriados de comédia como Friends e How I Met Your Mother, por exemplo, você certamente vai se deparar com uma nova gíria ou expressão comum que até então desconhecia. Trata-se de uma alternativa para entender melhor como as pessoas nativas do país realmente se comunicam no dia a dia.

Já ao assistir a uma série como Game of Thrones ou Downton Abbey, por exemplo, você pode conhecer expressões comuns do inglês medieval ou aristocrático (o famoso Posh), observar diferentes acentos nas palavras, enfim. Você só tem a ganhar quando eliminar o áudio dublado da sua vida.

Livros

A Inglaterra é berço de alguns dos nomes mais importantes da literatura mundial: Shakespeare, J. R. R. Tolkien, Charles Dickens, Agatha Christie, J.K Rowling e Oscar Wilde – apenas para citar alguns. Quer ampliar seu vocabulário e manter o domínio do inglês afiado? Procure ler os livros deles na versão original.

Devorar um livro em inglês pode até ser desafiador, mas compensa. Além de aprender novas palavras, você vai absorver melhor a essência da história. Isso porque mesmo o melhor dos tradutores não consegue exprimir à risca a versão original. Vale muito a pena. Se quiser mais dicas de obras para ler, espie este artigo: “8 autores britânicos que você precisa conhecer ainda hoje”.

Estudar em Londres

Rotina é importante para estudar inglês sozinho

Independente do método que você escolher para aprender inglês, uma coisa é fato: para que ele seja eficaz, é necessário praticar. Somente isso realmente vai afiar o domínio de uma segunda língua. Por isso, nossa sugestão é: reserve uma hora do dia específica e um cantinho da casa para se dedicar ao inglês. Torne isso parte da sua rotina.

Para perder o medo de falar, a única solução é: supere isso e fale! Converse com seus amigos em inglês, simule situações do dia a dia. Assim, quando chegar à Inglaterra (ou a qualquer outro país), você vai estar preparado para se comunicar com qualquer pessoa. E não há nada melhor do que isso.

Então, conseguiu entender um pouco melhor como estudar inglês sozinho? Curtiu as dicas? Deixe um comentário. 😊

 

Deixe seu comentário

Sem comentários