Conheça as 7 cidades da Inglaterra que não podem faltar no roteiro

Conheça as 7 cidades da Inglaterra que não podem faltar no roteiro

1

Começando a planejar o roteiro de viagem ao Reino Unido? Para ajudar na tarefa, nós indicamos 7 cidades da Inglaterra que você não pode deixar de conhecer

A Inglaterra tem cidades famosas pelos mais variados motivos. Há localidades que se destacam pelas grandes universidades, outras pelos traços arquitetônicos, belezas naturais e importância histórica.

Nesse giro inglês, atrações não faltam. Você vai ver que explorar o país é, sem dúvida, uma experiência inesquecível.

O problema é definir o charme de cada um desses destinos. A atmosfera dessas cidades da Inglaterra reúne elementos aparentemente conflitantes: contemporâneo e medieval, natural e cosmopolita,  gótico e neoclássico, tradicional e moderno.

Mas esse caldeirão cultural é apaixonante. E agora você vai descobrir por quê.

As 7 cidades da Inglaterra que você não pode deixar de conhecer

Antes de descobrir quais são as cidades da Inglaterra que consideramos imperdíveis, já vamos antecipar que as escolhas envolvem desde municípios grandes, de significativa importância econômica para o país, até simpáticas localidades do interior. No caminho, você vai se deparar com belezas naturais e cenários dignos de filme.

Ficou empolgado? Então confira, a seguir, os locais mais interessantes para conhecer na Inglaterra:

  1. Oxford

Christ Church College - Oxford - Mapa de Londres
Christ Church College serviu de cenário para filmes de Harry Potter. Foto: Mapa de Londres

Localizada no condado de Oxfordshire – região sudeste da Inglaterra -, às margens do rio Tâmisa, Oxford é uma cidade do interior com ares cinematográficos. É mundialmente famosa por abrigar os complexos estudantis mais bem conceituados do mundo, que formam a Universidade de Oxford.

Outra vantagem de conhecer Oxford é observar a arquitetura gótica, que prevalece nos prédios históricos. Lá também é possível fazer passeios românticos de punts, que são longos barcos de madeira, pelos canais da cidade. O município ainda abriga museus como o Ashmoleam Museum of Art and Archaeology e o Museum of History of Science.

A vida noturna na cidade é efervescente: pubs, ruas e restaurantes estão sempre lotados.

  1. Cambridge

King's College, em Cambridge. Foto: Renata Cabanas
King’s College, em Cambridge. Foto: Renata Cabanas

Outra cidade universitária da Inglaterra, Cambridge é a sede do condado de Cambridgeshire e fica na região leste da Inglaterra. Com vários cafés e bibliotecas imensas, o grande atrativo são os campos das universidades e a arquitetura dos edifícios. O Trinity College costuma ser o mais procurado pelos turistas.

Vale lembrar que Cambridge foi o lar de cientistas que revolucionaram a ciência, como Isaac Newton, Charles Darwin e Stephen Hawking. Outros atrativos da cidade são o jardim botânico The University Botanic Garden e o museu Fitzwilliam.

  1. Liverpool

liverpool - cavern club - mapa de londres
Cavern Club foi um dos primeiros palcos dos Beatles. Foto: Mapa de Londres

Se você ama música e arte, não pode deixar de visitar a cosmopolita Liverpool. Ela é a quarta maior cidade da Inglaterra, localizada na região noroeste, e lembrada por ter sido o lar dos Beatles. Explosiva pelos atrativos culturais, é lá que estão localizadas galerias famosas, como a The Walker Art Gallery e a Tate Liverpool.

Os fãs de Beatles, naturalmente, vão se encantar pela cidade. Dentre os locais imperdíveis para os amantes da banda estão o Albert Dock, onde há uma exibição sobre a história do quarteto e o pub The Cavern Club, onde eles tocavam antes de ficarem mundialmente famosos.

Também vale passear pela região de Strawberry Field, onde fica o orfanato em que Lennon cresceu e pelas ruas Mendips & 20 Forthlin Road, onde ele e Paul McCartney viveram.

  1. Windsor

Castelo de Windsor é o maior e mais antigo palácio ocupado no mundo. Foto: Mapa de Londres
Castelo de Windsor é o maior e mais antigo palácio ocupado no mundo. Foto: Mapa de Londres

No condado de Berskshire, ao sudoeste de Londres, existe uma pequena cidade chamada Windsor. Ela entra na lista por um motivo especial: é onde fica o Castelo de Windsor, uma das residências oficiais da família real. A construção original é datada do século XI, portanto sua arquitetura é baseada em uma estrutura medieval.

Outro atrativo da região é o parque temático infantil Legoland, da fabricante dinamarquesa Lego.

  1. Dover

Castelo de Dover
Castelo de Dover. Foto: iStock, Getty Images

No sudeste da Inglaterra, dentro do condado de Kent, está situado o maior porto britânico do Canal da Mancha. Dover é o destino ideal para fazer passeios de balsa, observar o mar e os precipícios brancos formados por montanhas de calcário. As paisagens naturais compõem o espetáculo da região.

Quando estiver por lá, aproveite também para conhecer o Castelo de Dover, complexo que abriga a Igreja de St Mary in Castro e o Farol Romano. A própria orla da cidade é uma ótima opção de passeio.

  1. Manchester

Manchester
Manchester é uma cidade de contrastes. Montagem sobre fotos: iStock, Getty Images

Repleta de contrastes, Manchester está localizada no noroeste da Inglaterra e é o grande centro industrial e econômico do Reino Unido. Lá é possível observar diferentes projetos arquitetônicos: as construções góticas antigas se misturam aos prédios modernos.

Uma dica é conhecer a região de Ancoats, popularmente chamada de “Oficina do Mundo”. Ela abrigou os primeiros edifícios e moinhos da Era Industrial. Já em Castlefield, os visitantes podem encontrar ruínas romanas e conhecer um dos primeiros sistema de canalização da região, o Bridgewater Canal.

E a sétima entre as cidades da Inglaterra que não podem faltar no roteiro?

Calma, a gente não esqueceu de…

Londres, capital da Inglaterra

O sétimo destino merece um destaque especial: Londres, o coração do Reino Unido. Com seus ônibus de dois andares e cabines telefônicas vermelhas, a cidade é repleta de encanto, história e mistério. Arte, cultura, lazer, agitação e diversidade não faltam para os visitantes.

Tower Bridge - Mapa de Londres
Tower Bridge é cartão postal de Londres e uma das pontes mais fotografadas do mundo. Foto: Mapa de Londres

Você não pode deixar de visitar os principais cartões postais da cidade, como o Big Ben, a London Eye, o Palácio de Westminster, a Catedral de St. Paul e Piccadilly Circus. Aproveite também para conhecer o Museu de Londres e o Museu Britânico, além dos parques da cidade, como o Regent’s Park e o Hyde Park.

E aí, o que você achou das 7 cidades da Inglaterra que você não pode deixar de conhecer? Qual delas  parece a mais interessante para você? E quais você já visitou? Deixe um comentário.

Leia também

As principais atrações de Londres

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

1 comentário