Aprenda como viajar de trem de Londres para Edimburgo

Está na Inglaterra e não sabe o que fazer no fim de semana? Então que tal pegar o trem de Londres para Edimburgo e explorar todas as belezas da capital escocesa? Afinal, é quase um pecado não aproveitar a eficiente malha ferroviária europeia, que nos permite executar os mais variados e inusitados roteiros. ?

Com o auxílio do trem, é possível até fazer um bate-volta de dois dias entre Londres e Escócia. Embora ambos os países façam parte da Grã-Bretanha, cada um tem sua própria cultura e suas particularidades. É por isso que, embora curta, essa trip pode abrir novos horizontes para você.

Para ajudar a organizar o passeio, espie abaixo nossas dicas para utilizar o trem. ?

Escocia
Edimburgo é uma bela cidade cheia de história e fica pertinho de Londres. Foto: Adrian Lasso, CC BY-SA 2.0

Como pegar o trem de Londres para Edimburgo

Você sabia que Reino Unido é um dos melhores lugares de toda a Europa para viajar de trem? Principalmente porque os vagões oferecem bastante conforto e algumas paisagens nos trechos percorridos pelas ferrovias são dignas de filme. Isso faz valer as cerca de 4h30 que você vai passar no veículo até parar na capital da Escócia.

Veja, abaixo, mais alguns detalhes sobre o percurso entre Londres e Edimburgo.

Como é o trajeto?

A maioria dos trens diretos que partem de Londres em direção à Edimburgo saem da King’s Cross Station. Já os que têm conexões (percurso mais longo) costumam partir da Euston. Em Edimburgo, todos os trens param na Waverley Station. Mais informações sobre os trajetos e trens disponíveis você encontra no site da National Rail.

Como o trecho é bastante requisitado, há diversas opções de horários diários de trens partindo entre Londres e Edimburgo. As principais companhias que operam esse trajeto são a East Coast e a Cross Country.

Como comprar?

Você pode comprar os bilhetes pela internet, nos sites das companhias lincados acima, ou no site da National Rail, que reúne todos os serviços ferroviários do Reino Unido. A grande vantagem de adquirir seu passe online é que, quanto maior a antecedência da compra, mais baixo o valor pago. E você tem garantia de conseguir o lugar que deseja, na primeira ou segunda classe.

Mas, se você é o tipo de viajante ou mochileiro que não gosta de manter um roteiro fixo, também é possível comprar a passagem direto na estação.

Quanto custa?

O custo da passagem varia de acordo com uma série de fatores: a data da viagem, a antecedência da compra do bilhete e a própria classe do vagão. O trecho custa a partir de 30 libras (e pode ir waaay up).

cta-hospedagem-londres-correto

De Londres para Edimburgo: outras opções de transporte

Se você busca alternativas mais baratas ou eficazes de percorrer o trecho Londres – Edimburgo além do trem, saiba que não faltam opções.

De ônibus, por exemplo, a viagem custa de de 3 libras (em preço promocional) a 30 libras por trecho. O problema é que são no mínimo 10 horas de estrada. O embarque é feito na Victoria Coach Station (Londres) e o desembarque ocorre em New Town (Edimburgo).

Outra possibilidade é investir em um voo low cost: há opções diárias das duas principais companhias. De avião, o trajeto dura cerca de uma hora. Os preços variam bastante, conforme os mesmos quesitos do trem, e partem de 15 libras por trecho. Dê uma olhada no site da RyanAir (partindo de Stansted) e no site da EasyJet (partido de Luton, Gatwick ou Stansted).

E aí, o que achou das dicas? Vai pegar o trem de Londres para Edimburgo ou vai preferir outro meio de transporte? Comente. ?

Artigo anteriorCultura da Inglaterra: 4 curiosidades para sua viagem
Próximo artigo10 nomes de meninas em inglês para você se inspirar