Onde fica a Inglaterra?

Onde fica a Inglaterra?

0

Onde fica a Inglaterra pode parecer uma pergunta meio besta, com uma resposta óbvia. Mas qual seria a sua resposta?

No Reino Unido, na Europa? Grã-Bretanha? Mar do norte? A verdade é que a Inglaterra está em muitos lugares ao mesmo tempo, afinal de contas, os ingleses e sua capital Londres são também uma espécie de espelho do mundo, ponto nevrálgico de muitos dos eventos que construíram o ocidente.

Mas do ponto de vista prático, é importante definirmos os nomes, o quê pertence a quem e a natureza de cada um desses lugares. Qual é a realação da Inglaterra com a Grã-Bretanha? E com o Reino Unido? Commonwealth? Se algum desses termos é novidade para você, vamos esclarecê-los agora.

Mapa da Inglaterra

A Inglaterra fica no Reino Unido ou na Grã-Bretanha?

A terminologia usada para designar a região e os países localizados no Reino Unido ainda confunde muita gente. Não se preocupe, isso é natural e também é comum que nós esqueçamos e tenhamos que refrescar a memória depois de um tempo.

Vamos lá, o primeiro passo para entender onde está a Inglaterra é saber a diferença entre Grã-Bretanha, Ilhas Britânicas, Reino Unido e Inglaterra. Para encurtar a história, a definição dos termos são as seguintes:

  • Ilhas Britânicas são o conjunto de ilhas localizadas no mar do Norte, das quais fazem parte duas grandes ilhas e milhares de outras menores. Também é chamado de arquipélago britânico
  • Grã-Bretanha é a maior ilha do arquipélago britânico. Nela estão localizados três países: A Inglaterra, a Escócia e o País de Gales
  • A segunda maior ilha do arquipélago é a Ilha da Irlanda, dividida entre Irlanda do Norte e República da Irlanda
  • Reino Unido é uma união política composta por quatro países: País de Gales, Escócia, Inglaterra e Irlanda do Norte
  • Inglaterra é um país, localizado na Grã-Bretanha e que faz parte do Reino Unido.

Agora ficou mais claro? Mas vamos entender mais alguns detalhes, principalmente sobre o Reino Unido.

Inglaterra do ponto de vista geográfico

A Geografia é a maneira mais fácil de entender onde está a Terra da Rainha Isabel II. A Grã-Bretanha, bem como suas irmãs que compõem o arquipélago britânico, está situada no Mar do Norte. A Inglaterra fica especificamente na porção sudeste da Ilha, fazendo fronteira a oeste com País de Gales e ao norte com a Escócia.

O Mar do Norte também é uma designação importante para localizar a Inglaterra. É o mar que banha a costa norte da Europa. Os países nórdicos, por exemplo, e vários outros europeus são banhados pelo mar do Norte. É o lar das ilhas britânicas.

A Inglaterra enquanto entidade política também está num lugar especial. Vamos entender na próxima sessão.

Inglaterra e Reino Unido. Entenda quem é quem.

O Reino Unido é muito fácil de compreender. Trata-se de uma unidade supranacional englobando quatro países: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. O Parlamento do Reino Unido, sediado no Palácio de Westminster, em Londres, estabelece leis e regulamentos para todos esses países. Além disso, a chefe de estado também é a mesma pessoa, ninguém menos do que a Rainha Isabel II.

À parte disso, cada país membro possui uma autonomia relativa, podendo estabelecer alguns tipos de regras próprios. Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte possuem parlamentos regionais para decidir questões mais locais. O primeiro-ministro, chefe de governo, também representa o Reino Unido como um todo. Atualmente o cargo está nas mãos da conservadora Theresa May.

O mais importante é entender que, além do parlamento e dos chefes de governo e de estado, os países membros compartilham de valores culturais e de uma história intimamente interligada e familiar.

De onde veio o Reino Unido?

O chamado Reino da Grã-Bretanha foi instituído em 1707 com a união num mesmo bloco da Inglaterra, Escócia e País de Gales, ou seja, todos os países localizados na Grã-Bretanha.  Em 1801 a Irlanda foi incorporada, e o bloco passou a ser chamado de Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. Nome bem sugestivo, não é mesmo?

Uma coisa legal de saber é a seguinte. Dentro todas as ilhas do Arquipélago Britânico, algumas possuem autonomia. É o caso da Ilha de Man e das Ilhas do Canal.

Reino Unido ou Commonwealth?

Se já respondemos a pergunta Inglaterra ou Reino Unido? Resta ainda responder uma outras: Reino Unido ou Commonwealth? Esse último nome é bem menos conhecido e pode causar ainda mais confusão. Em português, é conhecido como Comunidade das Nações.

A Commonwealth é também um grupo supranacional, ou seja, um órgão formado por um conjunto de governos diferentes. Ao todo, são cinquenta e três nações independentes que formam o bloco. Muitos países! Mas fique atento, não se trata de uma união política, mas sim de uma organização intergovernamental, na mesma linha da ONU, OMC, FMI e tantas outras.

Por que todos eles resolveram se juntar nessa comunidade? O que esse grupo faz ou representa? A resposta está na história, e tem nome de Império Britânico. Algum tempo atrás, todos os países membros eram antigos territórios administrados pelo  Império Britânico. Essa é a origem desse conjunto de nações, com exceção de Moçambique e Ruanda, que fazem parte do grupo mas não pertenceram ao Império.

A comunidade foi fundada com a Declaração de Cingapura de 1926. Os Estados-membros cooperam e promovem atividades a nível internacional em relação a valores e objetivos com os quais concordam e acreditam ser importantes defender no palco internacional. Em resumo, esses valores são:

  • Democracia
  • Direitos humanos
  • Boa governança
  • Estado de Direito
  • Liberdade individual
  • Igualitarismo
  • Livre comércio
  • Multilateralismo
  • Paz mundial.

Portanto, a nossa querida Inglaterra, que estamos entendendo onde fica situada, realmente está em vários lugares. Do ponto de vista geográfico, a Inglaterra está na Grã-Bretanha e no Mar do Norte. Politicamente, é um dos quatro países que fazem parte do Reino Unido, e um dos mais de cinquenta membros da Commonwealth of Nations.

Mais do que fazer parte de todos esse lugares, a Inglaterra é o alicerce de sustentação de todos eles. Como país com economia mais significativa e herdeiro do antigo Império Britânico, os ingleses desempenham o papel de nação mais importante dentro desses diferentes lugares nos quais ela pode ser situada.

Agora você já sabe onde fica a Inglaterra, aliás, agora você sabe muito mais!

 

Deixe um comentário.

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

Sem comentários