Onde fica a Grã-Bretanha no mapa

Onde fica a Grã-Bretanha no mapa

3

Pretende fazer uma viagem a Londres, mas ainda não entendeu muito bem, entre tantos termos diferentes, onde fica a Grã-Bretanha? Vamos dar uma ajudinha por aqui. Mas saiba que a resposta é simples: ela é uma ilha que compõe um arquipélago de mais de 6.000 ilhas britânicas, situado ao longo da costa noroeste da Europa. 🏝

Com cerca de 229 850 km² de área, a Grã-Bretanha é a maior e mais famosa ilha dessa região do continente europeu. Simplesmente porque ela engloba três grandes nações: Escócia, ao norte; Inglaterra, ao sul; e País de Gales, a oeste. Dentro desses países, estão também diversas das demais ilhas integrantes do arquipélago das Ilhas Britânicas.

E aí, já começou a entender melhor onde ficar a Grã-Bretanha? Então confira, abaixo, mais algumas curiosidades. 🤓

Map of Great Britain
Grã-Bretanha contempla o território da Inglaterra, da Escócia e do País de Gales. Foto: iStock, Getty Images

Descubra onde fica a Grã-Bretanha e veja seus encantos

Conforme já destacamos, com seus cerca de 1000 km de comprimento de norte a sul e cerca de 500 km de leste a oeste, a Grã-Bretanha é a maior das Ilhas Britânicas. O ponto mais setentrional da Grã-Bretanha é Dunnet Head (no nordeste da Escócia) e o mais meridional, Lizard Point, na Cornualha (sudoeste da Inglaterra).

Em outras palavras, isso significa que há muitos lugares charmosos espalhados pela Inglaterra, Escócia e País de Gales. 🤗

A parte ocidental da Escócia, por exemplo, é orlada por uma imensa cadeia de ilhas – as chamadas Hébridas. Elas são recheadas de belezas naturais: sugerimos que você inclua no roteiro a Lewis and Harris e a Ilha de Skye, que apresentam praias, vales e montanhas imponentes. Já no nordeste da Escócia, ficam outras belas ilhas como Órcades e Shilly.

Lewis & Harris
Lewis & Harris é uma ilha repleta de paisagens encantadoras e praias incríveis. Foto: iStock, Getty Images

Na Inglaterra, também é possível mencionar algumas ilhas simpáticas que podem entrar no roteiro do visitante. A Ilha de Wight, na costa sul, conta com diversas praias, vilas remotas muito charmosas e colinas verdes. Nessa região, também ficam outras ilhotas como a Brownsea e a Portsea.

Ilha de Wight
Ilha de Wight, um dos recantos mais lindos da Inglaterra. Foto: iStock, Getty Images

Por fim, o País de Gales também conta com algumas ilhas bem interessantes: a ilha de Anglesey, no extremo noroeste do país, fica separada da Grã-Bretanha por uma extensão de água chamada de Estreito de Menai. Para acessar o restante do país, os cerca de 69.000 habitantes do local usufruem de duas pontes, chamadas Ponte Suspensa Menai e Ponte Britannia.

Ainda na categoria das ilhas de Gales, é possível citar a Ilha de Bardsey – antigo local popular de peregrinações – e a Ilha Holy, que leva esse nome por abrigar elementos religiosos, como câmaras mortuárias. Interessante, não é?

Onde fica a Grã-Bretanha no Reino Unido?

Grã-Bretanha
Localização da Grã-Bretanha no mapa europeu. Foto: Domínio Público

Muitas pessoas ainda se confundem com as terminologias Grã-Bretanha e Reino Unido. Mas, na verdade, é bem simples compreender a diferença: como já foi destacado, a Grã-Bretanha é uma ilha, administrada por um mesmo governo, que abriga Inglaterra, Escócia e País de Gales.

Grã-Bretanha, portanto, é uma nomeação geográfica da ilha que engloba os três países. Já o Reino Unido é uma união política, criada em 1800, que engloba as nações da Grã-Bretanha (Inglaterra, Gales e Escócia), mais a Irlanda do Norte, no oeste da Ilha da Irlanda.

A chefe de Estado é a Rainha Elizabeth II e o líder do governo é um primeiro-ministro (atualmente, Theresa May), eleito por um Parlamento central, em Londres, conforme os preceitos da monarquia parlamentarista.

As decisões mais importantes, como as referentes à política econômica do Reino Unido, cabem ao Parlamento. Mas a Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte também possuem assembleias nacionais para tratar de assuntos mais regionais.

É interessante destacar que, até 1922, toda a República da Irlanda pertencia ao bloco. No entanto, a partir daquele ano, somente a Irlanda do Norte permaneceu no Reino Unido. A independência foi exigida, especialmente, por conta de uma antiga briga interna, em função da exploração histórica do território da Irlanda por parte dos ingleses.  

Entre as Ilhas Britânicas, também não são todas que pertencem ao Reino Unido. A Ilha de Man, no Mar da Irlanda, e as Ilhas do Canal, entre a Grã-Bretanha e a França, por exemplo, são autônomas e não fazem parte do grupo.

Conseguiu compreender melhor onde fica a Grã-Bretanha? O artigo foi útil para você? Deixe um comentário! 😊

Deixe seu comentário

3 comentários