Natal e Ano Novo em Londres

ANÚNCIO

Passar o Natal e o Ano Novo em Londres é uma excelente ideia. A cidade ganha cores diferentes nessa época e fica lotada de atrações incríveis para os visitantes.

Em dezembro, os termômetros testam a resistência do brasileiro que viaja para Londres. Mas não se preocupe: com tantas comemorações e atrações de fim de ano, não há tempo ruim.

ANÚNCIO

Nesse período, as luzes de Natal pululam com ainda mais vigor pelas ruas, Oxford e Regent Street ganham mais cores, as lojas se travestem com temas natalinos e diversos eventos especiais tiram todo mundo de casa (e do hotel), mesmo com temperaturas entre 3 e 9 graus celsius e 2 horas de sol em média.

Foto: Kamilla Fernandes
Natal em Covent Garden – 2013. Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres

Depois do Natal, tem a loucura das compras no Boxing Day e a celebração do Ano Novo. A queima de fogos de artifício às margens do Rio Tâmisa, em Westminster, constitui-se de um dos mais belos espetáculos de Réveillon do planeta.

E você ainda pode dar a sorte (para o viajante, sorte; para o londrino, pesadelo) de encontrar uma Londres branquinha, preparada para fotos, vídeos e bonecos de neve. Não venha com essa expectativa, no entanto, já que a neve é mais rara do que se imagina na cidade.

ANÚNCIO

Clima para o Natal e o Ano Novo em Londres

Post atualizado à medida que novas informações são divulgadas por restaurantes, pubs e atrações.

Temperaturas: entre 3 e 9 graus celsius.

Sol: pouco. Em média, duas horas de sol por dia.

Chuva: em média, chove em 10 dias do mês.

Na mala

Casacão, luvas, touca, manta e qualquer peça de roupa que você vista para o frio. Aqui você encontra peças com bons preços, mas não deixe para comprar tudo em Londres (é importante chegar vivo até a loja :). Uma capa de chuva ou um guardachuva pequeno também ajuda.

Feriados bancários

Muitas atrações e pontos turísticos, especialmente os museus, fecham ou funcionam em horário reduzido nos dias 24, 25, 26 de dezembro e 1 de janeiro. Para garantir que o passeio desejado estará aberto, verifique no site oficial da atração ou compre ingresso com antecedência.

Programe-se

Você deve comprar com antecedência os ingressos para as atrações mais visitadas, como o Estúdio de Harry Potter e o Madame Tussauds. O primeiro, por exemplo, lota em qualquer época do ano. Você pode comprá-los pela Viator – ou ainda pelo site oficial da atração.

Transporte

O transporte nessa época é reduzido nos dias 24, 25 e 31 de dezembro. Acompanhe o site do Transport for London para ver as atualizações.

Não perca

Uma dica imperdível nessa época é a patinação no gelo. Mas as pistas abrem em um período restrito, do fim de novembro ao início de janeiro. Então aproveite: você vai curtir cair uns tombos em frente à London Eye, à Torre de Londres e a outros ícones da cidade. Entre todos os palcos para seus rodopios pelo gelo, um dos mais bonitos é o Museu de História Natural.

Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres

Royal Albert Hall Christmas Festival

Os concertos natalinos no Royal Albert Hall são encantadores. Se você não se deslumbrar com as 500 vozes em harmonia ou com a orquestra em fantasias que evocam o passado glorioso da cidade, olhe para o lado, para o teto, para o outro lado, em frente, enfim, para qualquer lugar, já que você se encontra no Royal Albert Hall, um espetáculo à parte. Veja a programação

St Paul's Cathedral. Foto: Mapa de Londres
St Paul’s Cathedral

Cantigas natalinas nas igrejas

A Abadia de Westminster oferece missas especiais, com corais e cantigas. É preciso reservar ingressos para os dois eventos especiais de Natal, no dia 23 e no dia 24. As entradas são gratuitas, mas se esgotam rapidamente. Mais informações

A St Paul’s Cathedral também tem missas de Natal. Nos dias 23 e 24, os eventos especiais, também com entrada gratuita, apresentam o coral da igreja, que se encarrega de interpretar canções tradicionais em meio a uma liturgia muito bonita. Mais informações

Decorações de Natal

Oxford Street, Regent Street, Covent Garden, Carnaby Street e o shopping de Westfield são alguns dos locais que contam com belíssimas decorações de Natal, inclusive com cerimônia de inauguração, em novembro e dezembro.

Kamilla Fernandes, Mapa de Londres
Fachada da Selfridges, em Oxford Street. Foto: Kamilla Fernandes
Foto: Kamilla Fernandes
Regent Street. Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres
Foto: Kamilla Fernandes
Covent Garden. Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres

Hyde Park Winter Wonderland

O festival anual que toma conta do Hyde Park é um verdadeiro parque de diversões à céu aberto, com diversas atrações, como Vila do Papai Noel, patinação no gelo, lojinhas, restaurantes e uma roda-gigante. O evento começa no fim de novembro e segue até início de janeiro. Veja a programação

Mercados de Natal

A partir de novembro, diversos mercados e feiras de Natal surgem por todos os cantos de Londres. Há o Christmas Fair, no Chelsea Physic Garden; o Cologne Christmas Market, no Southbank Centre; o London Christmas Fair na Town Hall de Kensington; e o Winter Wonderland, o maior deles. Esses mercados vendem lembranças de Natal, comidas, bebidas e, normalmente, oferecem apresentações artísticas variadas. Mais mercados de Natal

Boxing Day

O Boxing Day é o feriado bancário após o Natal, normalmente no dia 26 de dezembro ou no primeiro dia útil após o dia 25 de dezembro. Nessa data, as lojas entram em liquidação, com descontos que levam gente a brigar nas filas e nos corredores da Primark. Para não se envolver em correria, você pode deixar para comprar nas semanas que sucedem à data, já que a maioria das lojas mantém os descontos enquantos os estoques durarem. Mais sobre o Boxing Day

Ano Novo em Londres

O espetáculo da queima de fogos em Westminster, ali na London Eye, é encantador. A roda-gigante de 135 metros se ilumina ao lado de um Big Ben que dá a largada para a festa. Mais de 250 mil pessoas se amontoam nos arredores para conferir cada detalhe do show pirotécnico.

Ano novo em Londres
Fogos de artifício em Londres: um verdadeiro espetáculo. Foto: iStock, Getty Images

Para acompanhar de perto essa festa incrível de cores e luzes nos céus de Londres, à beira do Tâmisa, com participações especiais da London Eye e do Big Ben, você precisa comprar um ingresso. Leia tudo no nosso post especial: Ano Novo em Londres.

Leia também

Guia de atrações na cidade

Compre nosso roteiro completo na cidade

ANÚNCIO