Museu da Força Aérea Real em Londres

Foto: Domínio público
Cartaz após Segunda Guerra. Foto: Domínio público

Nunca antes na história do conflito humano tanto foi devido por tantos a tão poucos. Na verdade, “Never in the history of human conflict was so much owed by so many to so few”. A frase foi proferida em agosto de 1940 pelo então primeiro-ministro britânico Winston Churchill, em discurso no Parlamento. Afastado do centro de Londres, em Colindale, na Zona 4, o Museu da Força Aérea Real (Royal Air Force Museum) conta a história desses “few”.

Esse é o apelido dos combatentes da Força Aérea Real, a primeira força aérea independente (do Exército e da Marinha) no mundo. A Royal Air Force (RAF) foi criada pela Inglaterra no fim da Primeira Guerra, em 1918. Na época, tratava-se da maior força aérea do planeta.

Hoje, prestes a embarcar para o seu primeiro centenário, a RAF segue como uma das mais poderosas forças aéreas em ação e é lembrada por campanhas históricas, como a da Battle of Britain, de 1940, quando enfrentou a temida Luftwaffe, reprimiu durante quase quatro meses as investidas nazistas e frustrou os planos de Hitler, obcecado por invadir e subjugar Londres, último foco de resistência na Europa.

Visita ao Museu da Força Aérea Real

O Royal Air Force Museum não consta na maioria dos roteiros turísticos em Londres. A visita ao Museu da Força Aérea é para quem se interessa pela história das guerras nas quais a Inglaterra já se envolveu (Primeira e Segunda Guerra Mundial, Iraque, Malvinas, entre muitas outras), pela história da aviação e pela própria história da RAF. No primeiro caso, há que se lembrar ainda da existência de dois museus muito importantes, o Churchill War Rooms e o Imperial War Museum. A menos que você tenha um interesse específico pelos ares, esses dois museus devem aparecer antes no seu itinerário.

Ingresso: Gratuito

Onde: RAF Museum London, Grahame Park Way, London, NW9 5LL

Metrô: Colindale (Northern Line).

Veja no mapa

Horários: Diariamente, das 10h às 18h (entrada até 17h30)

Site oficial

Tempo no museu: no mínimo, 2 horas

Royal Air Force Museum - Mapa de Londres
No pátio do museu. Fotos: Gustavo Heldt, Mapa de Londres

O que você encontra no Royal Air Force Museum

O museu apresenta, principalmente, aeronaves utilizadas nos grandes conflitos nos quais a Inglaterra se envolveu em sua história. Além dos aviões (alguns deles inacreditavelmente gigantes), a exposição conta com outros destaques, como cartas de combatentes, equipamentos de proteção utilizados nas aeronaves, motores de diferentes períodos e fabricantes, fotos de momentos históricos, filmes explicando alguns aspectos da Battle of Britain e das Bouncing Bombs e até as instruções dadas aos combatentes britânicos em caso de captura pelas forças nazistas.

Royal Air Force Museum - Mapa de Londres
Aviões por todos os lados

A primeira coisa que você verá no museu é um grande hangar repleto de aviões (alguns pelos ares, alguns no solo) e monitores com informações sobre cada um deles. Você pode tirar fotos, admirar um ou outro e buscar mais detalhes sobre alguns. Mas não se empolgue: esse é apenas o primeiro hangar – há outros quatro, com tantas ou mais aeronaves em cada um.

Royal Air Force Museum - Mapa de Londres
Primeiro hangar com modelos históricos
Royal Air Force Museum - Mapa de Londres
Bonecos dão mais realismo ao cenário

Conflitos

Para o visitante médio, que não tem tanto interesse por detalhes técnicos das aeronaves, a melhor maneira de se organizar mentalmente é dividir os aviões em conflitos: Primeira Guerra, Segunda Guerra, etc. Muitos, claro, foram usados em mais de uma guerra. Todas essas informações constam em placas próximas aos modelos.

Royal Air Force Museum - Mapa de Londres
Trégua de Natal com direito a jogo de futebol entre soldados britânicos e alemães na Primeira Guerra, em 1914
Royal Air Force Museum - Mapa de Londres
Este mural gigante tem toda a cronologia da aviação sob o prisma da RAF
Royal Air Force Museum - Mapa de Londres
O Santos Dumont aparece por aqui

Segunda Guerra

Um dos tópicos mais fascinantes entre todos os conflitos bélicos que a humanidade já vivenciou, a Segunda Guerra Mundial tem grande destaque no Museu da Força Aérea em Londres. Entre aviões, cartas, placas, objetos e informações diversas, confira cinco itens da coleção sobre o tema:

Royal Air Force Museum - Mapa de Londres
Instruções para os combatentes capturados pelas forças inimigas (Clique para ampliar)
Royal Air Force Museum - Mapa de Londres
E o Spitfire era a arma britânica contra a poderosa Luftwaffe
Royal Air Force Museum - Mapa de Londres
No fim da Segunda Guerra, os holandeses, ainda sob ocupação nazista e isolados do resto do mundo, passavam fome. A placa agradece a ajuda da RAF, que lhes levou toneladas de comida com aviões em 1945
Royal Air Force Museum - Mapa de Londres
O ingresso dos EUA na Segunda Guerra definiu o rumo do conflito
Royal Air Force Museum - Mapa de Londres
Messerschmitt Bf 109 era o avião usado na Segunda Guerra pelo alemão Erich Hartmann, considerado um dos maiores pilotos de combate da história, com 352 vitórias na carreira

Keith Moon

Para o fã de The Who, o símbolo da RAF é o que mais vai chamar a atenção. Sim, você já viu essa imagem em diversas camisetas utilizadas por Keith Moon, o baterista mais louco do Rock, que esmurrava os pratos com uma técnica singular enquanto ditava o ritmo de Pete Towshend, John Entwistle e Roger Daltrey. (Nota paralela para esse fã hipotético: Keith Moon morreu em um apartamento em Londres, em Mayfair, em 7 de setembro de 1978.)

Royal Air Force Museum - Mapa de Londres
O alvo de arco-e-flecha é o símbolo da Royal Air Force

Conexão Real

Para o fã da Realeza, a monarquia tem laços tradicionais com a RAF. O Príncipe de Gales, Charles, e o Duque de Cambridge, William, já serviram. O Príncipe Harry ainda detém o posto de capitão e chegou a voar em duas missões no Afeganistão.

Mais destaques

Royal Air Force Museum - Mapa de Londres
Alguns aviões simplesmente não cabem na foto. Avro Vulcan (medium bomber, 1956-1984)
Royal Air Force Museum - Mapa de Londres
Roupas aquecidas para os voos
Royal Air Force Museum - Mapa de Londres
Painel com os Ases da Aviação, os pilotos bombardeiros que mais aterrorizavam os céus

Loja da RAF

A visita ao museu acaba na lojinha da RAF, que tem um monte de itens interessantes. Vale dar uma voltinha por aqui. Ó:

Royal Air Force Museum - Mapa de Londres
Aficionados pelas guerras vão gastar algumas libras por aqui

Conheça também

O maior museu sobre guerras em Londres: Imperial War Museum

O melhor museu sobre a Segunda Guerra: Churchill War Rooms

O navio que virou museu: HMS Belfast

Artigo anteriorPub O’Neill’s no Soho
Próximo artigoCompre seu ingresso para os Proms 2014