HMS Belfast, o museu do navio de guerra

HMS Belfast, o museu do navio de guerra

Fotos: V.Travi, Mapa de Londres

O HMS Belfast é um antigo navio da Marinha Real que foi transformado em museu para contar a história de suas aventuras como uma das embarcações de combate mais poderosas durante a Segunda Guerra Mundial. Ancorado permanentemente no south bank do Rio Tâmisa, em Londres, o passeio mostra ao visitante como viviam os marinheiros e como funcionavam as engrenagens, o maquinário e a sala de operações durante as batalhas.

Visitas

Endereço: Morgan’s Lane,Tooley Street, London, SE1 2JH

Estações de metrô: London Bridge ou Tower Hill

Encontre no mapa

Horários: Março a outubro – Diariamente, das 10h às 18h (entrada até as 17h). Novembro a fevereiro – Diariamente, das 10 às 17h (última entrada às 16h). Fechado nos dias 24, 25 e 26 de dezembro.

Ingresso: Adulto: 14,50 libras / Criança de 5 a 15: 7,25/ Criança (menor de 5): gratuito

Vale a pena?

O HMS Belfast vale mais para quem tem um interesse específico na história deste navio de guerra ou para quem possui o London Pass (que dá entrada gratuita nesta atração). Isso porque o Churchill War Rooms (entrada paga) e o Imperial War Museum (ingresso gratuito), os outros dois museus imperiais de guerra de Londres, abrangem um espectro mais amplo da Segunda Guerra e de outros combates empreendidos por britânicos. De qualquer forma, se você tiver tempo e interesse, trata-se de uma visita bem informativa e didática.  O audio guide, gratuito, é essencial para mergulhar nessa história.

O que verei?

Onze decks podem ser visitados pelos turistas. O passeio se divide em três etapas: Vida a Bordo, Funcionamento Interno e Estações de Comando. Ao fim, dá para ter uma boa ideia do dia-a-dia no navio, da estrutura mecânica e, principalmente, das ações na sala de operações, com a interatividade necessária para transportar o visitante à batalha.

É bom usar o guia em áudio, gratuito, que o staff oferece na entrada. Além de explicações históricas, marinheiros de verdade, que trabalharam e viveram no navio, narram episódios bem interessantes do Belfast.

Em 1944. Foto: Divulgação

Guerras

O HMS Belfast participou ativamente da Segunda Guerra Mundial, entre 1939 e 1945, e da Guerra da Coreia, entre 1950 e 1952. No Dia D, o navio foi utilizado na Operação Overlord, que desembarcou milhares de combatentes aliados na Normandia, no Noroeste da França, em 1944. Esse foi um dos momentos que determinou a virada da guerra e a futura rendição nazista, em 1945. Depois do período de batalhas, o barco passou a exercer funções de proteção ao Reino Unido até a sua aposentadoria, em 1963.

HMS?

O HMS Belfast é um dos três Museus Imperiais da Guerra em Londres. Os outros são o Churchill War Rooms e o Imperial War Museum. Todos navios pertencentes à Marinha Real tinham o nome precedido pelo HMS. A sigla significa Her Majesty’s Ship.

Galeria de fotos

Perto dali: Torre de Londres, Tower Bridge e London Dungeon

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

12 comentários