Como fazer um intercâmbio em inglês: Confira 4 dicas práticas

Fazer um intercâmbio em inglês é uma daquelas experiências transformadoras de vida. Ao estudar em outro país, você não amplia somente noções de vocabulário e gramática. Você fica mais desinibido, aprende a se apropriar da língua no dia a dia. Portanto, se o seu sonho é estudar na Inglaterra, saiba que vale a pena correr atrás dele e torná-lo realidade. ?

É claro que fazer um intercâmbio em inglês representa um grande passo. Por isso, é necessário planejar bem o investimento, escolher uma escola de qualidade e se inteirar sobre outros aspectos pontuais, como visto, plano de saúde e acomodação. Tudo isso faz parte da organização.

Se você não tem a mínima ideia sobre como planejar seu intercâmbio, confira abaixo algumas dicas pontuais. ?

Aprender inglês em Londres
Inglaterra disponibiliza diversas cidades com excelentes escolas de intercâmbio. Foto: iStock, Getty Images

4 dicas para planejar um intercâmbio em inglês

Então, preparado para começar a tirar do papel o sonho de fazer um intercâmbio em inglês na Inglaterra? Veja nossas sugestões que podem auxiliar no planejamento:

Faça uma poupança

Fazer um intercâmbio em inglês é um investimento. Por isso, sugerimos que você comece a poupar um dinheirinho para isso com antecedência – caso contrário, pode acabar gastando essa grana com futilidades e deixar seus sonhos em segundo plano. Pesquise bastante para ter uma ideia do quanto você precisa guardar, para tentar bater a meta no tempo que você estipulou.

Pesquise sobre as escolas de seu interesse

Há diversas escolas de inglês espalhadas pela Inglaterra, como a LSC Stanton Londres, a LSI London Central, a OHC Oxford e a Interactive English Brighton. Certifique-se de procurar aquelas certificadas pelo British Council, uma garantia de que o ensino será de qualidade. Informe-se também sobre a duração e as modalidades dos cursos de seu interesse.

Confira a documentação necessária

É inevitável: a burocracia faz parte do processo de intercâmbio. Se você pretende estudar fora, é preciso ter um passaporte válido e um seguro saúde (mesmo em países nos quais ele não seja obrigatório, é altamente recomendável viajar com um). Para quem opta pelo Reino Unido e quer ficar mais de seis meses, também será exigido o visto de estudante – o Tier 4.  

Estude opções de acomodação

Outro aspecto importante do intercâmbio é a acomodação. Algumas escolas oferecem possibilidade de hospedagem junto a famílias inglesas, em outras essa facilidade não está incluída no pacote. Por isso, é bom se informar e buscar alternativas de acomodações estudantis ou albergues.

Intercâmbio em inglês com uma agência especializada

Organizar um intercâmbio por conta própria é viável, mas se você não dispõe de muito tempo para isso ou quer ter mais garantia de que tudo vai correr bem, vale a pena entrar em contato com uma agência de confiança. Aqui no Mapa de Londres, nós sugerimos a Global Active Study, que está em contato com diversas escolas de inglês espalhadas pela Inglaterra e oferece toda a assessoria necessária para que sua experiência de viagem seja a melhor possível.

Promoção de intercâmbio em inglês

Através da nossa parceria com a Global Active, também conseguimos uma ótima promoção para os leitores do Mapa de Londres: um curso de inglês em Londres com seguro saúde grátis (opções para um mês, três meses ou seis meses). Mais informações você encontra neste link. Com a libra em baixa, quem sabe agora não é o momento para investir no seu inglês? ?

cta - Estudar em Londres

A Global Active organiza tanto intercâmbios básicos para estudar inglês, quanto intensivos preparatórios para exames e outros focados em inglês jurídico ou para negócios, além de auxiliar com a documentação necessária para a viagem. Preencha o formulário abaixo para receber um orçamento. ?

Peça o seu orçamento

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Idade:

    Cidade/estado:

    Duração do curso estimada:

    Início:

    Que tipo de curso você procura?

    [recaptcha]

    Gostou das dicas para o seu intercâmbio em inglês? Deixe um comentário.

    Artigo anteriorDescubra os encantos de Cardiff, no Reino Unido
    Próximo artigoJames Cook: história e curiosidades sobre o explorador