Eurostar Paris Londres: preços e dicas para a viagem

Eurostar Paris Londres: preços e dicas para a viagem

3

O Eurostar é uma companhia de trens de alta velocidade que conecta Londres a Paris, Lille e Bruxelas. Quer conhecer melhor como funciona esse serviço e se essa é a melhor opção para a sua viagem? Neste post, você vai descobrir todos os detalhes do Eurostar Paris Londres, com preços, classes, compra de passagens e as melhores dicas.

Como é a viagem no Eurostar Paris Londres

Eurostar Londres - Berlim - St Pancras
Viagem de trem entre Paris e Londres leva pouco mais de duas horas. Foto: iStock, Getty Images

Uma das melhores formas de viajar de LondresParis, a Eurostar carrega mais passageiros entre esses destinos do que todas as companhias aéreas que fazem o trajeto juntas. O que não é de se surpreender, já que a companhia de trens possui mais terminais dentro das cidades, gasta pouco tempo para realizar o trajeto e possui várias classes de serviço (econômica, conforto e premium) que encaixam em orçamentos e necessidades variadas dos viajantes.

Os trens da Eurostar alcançam até 300 km/h, realizando em 2 horas e 15 minutos o trajeto da Estação St. Pancras, localizada no centro de Londres, até a estação Gare du Nord, no centro de Paris. Viajar de forma tão rápida é interessante, principalmente, porque torna possíveis incríveis passeios durante o dia. Quer fazer uma visita rápida à Disney em Paris? Tomar café da manhã em Londres, almoçar em Paris e jantar na volta a Londres? Tudo isso é possível com as viagens rápidas da Eurostar.

Classes dos trens da Eurostar

Existem diferentes classes nos vagões da Eurostar, e uma delas certamente se encaixa no seu orçamento. Como se trata de uma viagem bastante rápida, você ficar tranquilo que a experiência será boa em qualquer uma delas.

Standard Class (Econômica)

A classe econômica é confortável: possui ar-condicionado, chão de carpete, todos os assentos possuem uma luz de leitura e mesa para refeições. Dela você terá acesso a dois café bares ou, caso prefira, você pode levar seus próprios alimentos e bebidas. Tempo mínimo de antecedência para o check-in: 30 minutos. Apenas os carros 5 e 14 possuem tomadas nos trens clássicos da Eurostar (os mais antigos operando). Há WiFi grátis nos trens e300 e e320 (lançados nos últimos anos), que também possuem serviço econômico, mas não há WiFi nos trens clássicos.

Standard Premier

A classe Standard Premier oferece uma refeição leve e uma rodada de bebidas alcoólicas e não-alcoólicas que são servidas nos assentos. Há tomadas em todos os assentos dessa classe e WiFi de graça nos trens e320 e e300. Todos as poltronas são reclináveis e possuem luz de leitura e mesa para refeições. Embora o nome ‘Standard’ confunda os clientes, essa é, de fato, uma primeira classe. Você deve chegar com no mínimo meia hora de antecedência para embarcar, assim como na classe econômica.

Vale a pena pagar um pouco mais pela Standard Premier?

Como a viagem entre Londres e Paris é bastante rápida, a opção pela Standard Premier faz mais sentido para quem não está tão preocupado em contar com afinco as libras e euros. A refeição inclusa e o conforto maior são os principais diferenciais.

Business Premier

Essa classe usa os mesmos assentos da classe Standard Premier, porém suas passagens são completamentes flexíveis e você pode resgatar o valor do bilhete caso não possa comparecer à viagem. Além disso, você tem acesso aos Lounges da Eurostar em Londres, Paris e Bruxelas, o tempo mínimo para o check-in é de apenas 10 minutos. A tarifa inclui refeições quentes, espumante, vinho, cerveja e bebidas não alcoólicas servidas em seu assento. Há tomadas em todos os vagões dessa classe e WiFi nos trens e320 e e300 da marca.

Preços do Eurostar Paris Londres

As tarifas da Eurostar de Londres a Paris ou Bruxelas custam a partir de 44 Euros (só ida) e 58 Euros (ida e volta). Por volta de 164,00 à 200,99 R$, só ida ou ida e volta, respectivamente. Esses valores correspondem à classe econômica e comprados com antecedência. A variação de preço para a classe Premier é de 112 Euros só ida e 168 Euros ida e volta. Entre 419,00 e 628,00 convertendo para reais.

Você pode agendar sua passagem com até 180 dias de antecedência.

Como funcionam as tarifas da Eurostar?

A Eurostar trabalha com preços dinâmicos de tarifa. Os preços aumentam à medida que a data de partida se aproxima e os assentos mais baratos são vendidos, por isso, procure comprar com antecedência.

As tarifas econômicas, por exemplo, iniciam com o valor de 39 Euros, mas podem chegar até 191 Euros se o bilhete for comprado no dia da viagem. Datas populares geralmente têm preços maiores de tarifa.

Como encontrar passagens mais baratas na Eurostar?

Você pode conferir as tarifas e os horários dos trens no site da Eurostar. Para encontrar melhores preços, compre com antecedência e evite dias mais lotados como Sexta ou Domingo, em que há menos assentos econômicos disponíveis.  

É possível ter reembolso ou alterar planos de viagem?

As classes Standard ou Standard Premier não oferecem opção de reembolso, mas as datas podem ser alteradas pagando uma taxa de 30 Euros somada à diferença no valor das tarifas da passagem na nova data.

Como comprar passagens para o Eurotrem

Veja passo a passo como comprar sua passagem para o Eurostar Paris Londres:

Compra de passagens no site da Eurostar

Para a compra com antecedência, o site da Eurostar é o caminho mais seguro e econômico.

  1. Acesse o site da Eurostar, o caminho mais barato para comprar tickets conectando Londres, Paris e Bruxelas
  2. Comece a pesquisar, de preferência, com bastante antecedência. Agendamentos abrem, geralmente, com 180 dias de antecedência (6 meses) antes da viagem.
  3. Depois da compra, você deve imprimir seus bilhetes ou pegar sua passagem na estação antes da viagem, nas máquinas disponibilizadas pela Eurostar. Há também a alternativa de receber os bilhetes pelo correio em qualquer local do Reino Unido, França ou Bélgica.
  4. É cobrada uma pequena taxa caso opte por pagar no crédito. 
  5. Após o pagamento, você pode retornar à página inicial da Eurostar, clicar em Manage a booking (gerenciar passagem) no topo da página e usar o número de referência da sua passagem e seu sobrenome para encontrar seu bilhete e, se quiser, alterar o assento de sua preferência.

Compra de passagens pelo telefone

A compra pode ser feita por telefone, mas há uma taxa extra.

  1. Ligue para 03432 186 186 (Reino Unido) ou +44 1233 617575 (outros países). Os escritórios de televendas da Eurostar abrem das 8 da manhã às 7 da noite, de segunda à sexta e das 9 da manhã às 5 da tarde aos fins de semana e feriados.
  2. Imprima os ingressos por e-mail ou na estação no dia da viagem, em máquinas disponibilizadas para isso. Você pode ainda receber pelo correio, caso esteja em algum lugar do Reino Unido, França ou Bélgica.
  3. Lembre-se de que há uma uma taxa de 10 euros para compras pelo telefone, a não ser que você opte pela classe Business Premier, na qual não há custo extra para televendas.

Compra de passagens baratas

As tarifas da Eurostar sempre funcionaram como tarifas aéreas, custando a partir de 39 euros se as passagens forem compradas com antecedência, e até 191 Euros se forem compradas próximas da data de partida. No entanto, a empresa decidiu lançar uma plataforma de teste com passagens baratas para viajantes espontâneos, com a intenção de preencher os espaços vagos disponíveis com o lançamento dos novos vagões e320 que já estão funcionando. O site novo, para essa promoção, foi lançado no dia 26 de Maio de 2016.

  1. Acesse o site Snap Tickets da Eurostar e cadastre-se com o Facebook.
  2. Verifique as datas e horários disponíveis, que custam a partir de 19 euros por trecho. É possível agendar com antecedência de no máximo 30 dias e no mínimo uma semana.
  3. Especifique a data de ida escolhendo se prefere viajar pela manhã ou à tarde, o site mostra as datas disponíveis.
  4. Lembre-se de que a escolha do trem específico (se será do tipo clássico ou os novos e300 ou e320)  fica a cargo da Eurostar, você receberá um email informando qual é o tipo de trem 48 horas antes da viagem.
  5. Fique atento: uma passagem da manhã pode ser a primeira passagem do dia (às 05:40) e uma passagem da tarde pode ser o último trem da noite.

Dicas para viajar no Eurostar Paris Londres

Estação Gare du Nord em Paris. Foto: iStock, Getty Images
Estação Gare du Nord, em Paris. Foto: iStock, Getty Images

Para quem já viajou de trem pela Europa, o Eurostar não é novidade. A diferença aqui é que o serviço conecta duas cidades de países diferentes em um tempo tão rápido de percurso, que muita gente esquece que está fazendo uma viagem internacional. Veja algumas dicas para não errar:

  • Descontos: Se você não estiver comprando com antecedência, verifique o site Snap Tickets para encontrar promoções de passagens
  • A estação de Londres da Eurostar é a St Pancras, à qual você pode chegar pelo metrô King’s Cross St Pancras (Circle, Hammersmith & City, Metropolitan, Northern, Piccadilly e Victoria lines)
  • A estação de Paris da Eurostar é a Gare du Nord, à qual você pode chegar pelo metrô (linhas 4 e 5) ou RER (B, D e E)
  • Embarque: é feito aproximadamente 15 minutos antes do horário de partir e anunciado na estação. É bom chegar com antecedência de 45 minutos para passar pela imigração e se organizar sem sobressaltos.
  • Bagagem: acompanha o passageiro no trem, há lugares exclusivos para malas grandes nas extremidades dos vagões. Para viajantes leves, a bagagem pode ser colocada no guarda-volumes acima das poltronas.
  • Frequência dos trens: a Eurostar circula das 05:40 da manhã às 8:30 da noite, saindo uma ou duas vezes por hora. Confira a tabela de horários.
  • Imigração: lembre-se de que você está fazendo uma viagem internacional e por isso precisará se preparar para a imigração. Costuma ser bem tranquila, mas é bom ter os tickets de duas viagens pela Europa e de seu retorno ao Brasil.
  • Seguro viagem: para entrar em Paris, você vai precisar de um Seguro Saúde. Em Londres, não é necessário.

Vale a pena viajar com o Eurotrem entre Londres e Paris?

Estação St Pancras em Londres. Foto: iStock, Getty Images
Estação St Pancras, em Londres. Foto: iStock, Getty Images

O Eurostar Paris Londres vale muito a pena para quem deseja o máximo de eficiência no trajeto entre as duas cidades. Imagine sair do centro da capital britânica e chegar ao centro da capital francesa em apenas 2h15.

Na comparação com uma viagem de avião, o trem é bem mais vantajoso. Por via aérea, você precisa considerar tempo de deslocamento até o aeroporto, check-in mais demorado, embarque com maior antecedência e uma porção de detalhes que vão resultar em quatro horas de trânsito entre Paris e Londres.

A sensação de chegar a um país diferente já no centro da capital é muito interessante. Você vai ver que não há qualquer estresse para sair do trem e começar a explorar todas as atrações de Londres e Paris.

Confira como foi a experiência de Lu Ferreira viajando pela Eurostar entre Londres e Paris:

Outras formas de viajar entre Londres e Paris

O trem não é a única forma de se deslocar entre Londres e Paris. Confira as alternativas:

  • Ônibus: demorando em média 7 horas e meia de viagem, viajar de ônibus é uma das opções mais baratas, se você não está com pressa.
  • Avião: você pode chegar a Paris de Londres, de avião, em pouco mais de uma hora. Várias companhias aéreas fazem esse trajeto a preços atrativos como CityJet ou a British Airways. Linhas aéreas saem do Lufton, do Aeroporto de Londres, do Heathrow ou do Gatwick. Esse tempo, claro, não inclui os deslocamentos para os aeroportos e o tempo dos check-ins.
  • Balsa (Ferry)Demora em média 9 horas, e sai de Dover, chegando à Calais na França. Você terá que separar passagens de trem para chegar de Calais ao centro do de Paris, e para sair de Londres até Dover. Preços atrativos.

Agora você já sabe como funciona uma viagem da Eurostar entre Londres e Paris. Gostou da ideia de explorar duas das capitais mundiais da cultura, da arte, da arquitetura e da moda? Deixe um comentário.

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

3 comentários

  1. Poxa que legal, estou planejando ir para Londres ano que vem, fazer um intercâmbio, e quero passar um dia em Paris, esse post já ajudou muito. Mas será que é possível comprar as passagens estando aqui no Brasil ? Como funciona ,ai pagaria em reais ?