Eurostar Paris Londres: preços e dicas para a viagem

O Eurostar é uma companhia de trens de alta velocidade que conecta Londres a Paris, Lille e Bruxelas.

Quer conhecer melhor como funciona esse serviço e se essa é a melhor opção para a sua viagem? 

Neste post, você vai descobrir todos os detalhes do Eurostar Paris Londres, com preços, classes, compra de passagens e as melhores dicas.

Como é a viagem no Eurostar Paris Londres

Eurostar Londres - Berlim - St Pancras
Viagem de trem entre Paris e Londres leva pouco mais de duas horas. Foto: iStock, Getty Images

Uma das melhores formas de viajar de LondresParis, a Eurostar carrega mais passageiros entre esses destinos do que todas as companhias aéreas que fazem o trajeto juntas.

O que não é de se surpreender, já que a companhia de trens possui mais terminais dentro das cidades, gasta pouco tempo para realizar o trajeto e possui várias classes de serviço (econômica, conforto e premium) que encaixam em orçamentos e necessidades variadas dos viajantes.

Os trens da Eurostar alcançam até 300 km/h, realizando em 2 horas e 15 minutos o trajeto da Estação St. Pancras, localizada no centro de Londres, até a estação Gare du Nord, no centro de Paris.

Viajar de forma tão rápida é interessante, principalmente, porque torna possíveis incríveis passeios durante o dia.

Quer fazer uma visita rápida à Disney em Paris?

Tomar café da manhã em Londres, almoçar em Paris e jantar na volta a Londres?

Tudo isso é possível com as viagens rápidas da Eurostar.

Você pode gostar: Roteiro de 7 dias em Londres

Classes dos trens da Eurostar

Existem diferentes classes nos vagões da Eurostar, e uma delas certamente se encaixa no seu orçamento.

Como se trata de uma viagem bastante rápida, você ficar tranquilo que a experiência será boa em qualquer uma delas.

Standard Class (Econômica)

A classe econômica é confortável: possui ar-condicionado, chão de carpete, todos os assentos possuem uma luz de leitura e mesa para refeições.

Dela você terá acesso a dois café bares ou, caso prefira, você pode levar seus próprios alimentos e bebidas. Tempo mínimo de antecedência para o check-in: 30 minutos.

Apenas os carros 5 e 14 possuem tomadas nos trens clássicos da Eurostar (os mais antigos operando). Há WiFi grátis nos trens e300 e e320 (lançados nos últimos anos), que também possuem serviço econômico, mas não há WiFi nos trens clássicos.

Standard Premier

A classe Standard Premier oferece uma refeição leve e uma rodada de bebidas alcoólicas e não-alcoólicas que são servidas nos assentos.

Há tomadas em todos os assentos dessa classe e WiFi de graça nos trens e320 e e300.

Todos as poltronas são reclináveis e possuem luz de leitura e mesa para refeições.

Embora o nome ‘Standard’ confunda os clientes, essa é, de fato, uma primeira classe.

Você deve chegar com no mínimo meia hora de antecedência para embarcar, assim como na classe econômica.

Vale a pena pagar um pouco mais pela Standard Premier?

Como a viagem entre Londres e Paris é bastante rápida, a opção pela Standard Premier faz mais sentido para quem não está tão preocupado em contar com afinco as libras e euros.

A refeição inclusa e o conforto maior são os principais diferenciais.

Business Premier

Essa classe usa os mesmos assentos da classe Standard Premier, porém suas passagens são completamentes flexíveis e você pode resgatar o valor do bilhete caso não possa comparecer à viagem.

Além disso, você tem acesso aos Lounges da Eurostar em Londres, Paris e Bruxelas, o tempo mínimo para o check-in é de apenas 10 minutos.

A tarifa inclui refeições quentes, espumante, vinho, cerveja e bebidas não alcoólicas servidas em seu assento.

Há tomadas em todos os vagões dessa classe e WiFi nos trens e320 e e300 da marca.

Eurostar Paris Londres: preços e dicas para a viagem

Preços do Eurostar Paris Londres

As tarifas da Eurostar de Londres a Paris ou Bruxelas custam a partir de £39 (por volta de R$200,00 segundo a cotação da libra em setembro de 2019) para a classe econômica se você comprar o bilhete com antecedência.

A variação de preço para a classe Premier é de cerca de £149 (por volta de R$755,00 segundo a cotação da libra em setembro de 2019).

Você pode agendar a sua passagem com até 180 dias de antecedência.

Como funcionam as tarifas da Eurostar?

A Eurostar trabalha com preços dinâmicos de tarifa.

Os preços aumentam à medida que a data de partida se aproxima e os assentos mais baratos são vendidos, por isso, procure comprar com antecedência.

As tarifas econômicas, por exemplo, iniciam com o valor de £39, mas podem chegar até £190 se o bilhete for comprado no dia da viagem.

Datas populares geralmente têm preços maiores de tarifa.

Como encontrar passagens mais baratas na Eurostar?

Você pode conferir as tarifas e os horários dos trens no site da Eurostar. Para encontrar melhores preços, compre com antecedência e evite dias mais lotados como Sexta ou Domingo, em que há menos assentos econômicos disponíveis.

Eu também gosto de usar o site da TrainLine UK para conferir se eles não tem nenhum desconto, além do quê eles te permitem incluir o número do seu railcard, caso você tenha um.

O railcard é uma espécie de cartão fidelidade para quem usa o trem com frequência, você paga um valor anual por um ticket que te dá descontos para comprar suas passagens de trem.

Os preços e os benefícios do railcard variam por idade, se a pessoa é estudante e eles têm até a opção de família.

Dependendo de quanto tempo você vai ficar viajando pela Inglaterra, o railcard pode acabar te conseguindo bons descontos. Confira o site deles aqui

É possível ter reembolso ou alterar planos de viagem?

As classes Standard ou Standard Premier não oferecem opção de reembolso, mas as datas podem ser alteradas pagando uma taxa de £26 somada à diferença no valor das tarifas da passagem na nova data.

Como comprar passagens para o Eurotrem

Veja passo a passo como comprar sua passagem para o Eurostar Paris Londres:

Compra de passagens no site da Eurostar

Para a compra com antecedência, o site da Eurostar é o caminho mais seguro e econômico.

  1. Acesse o site da Eurostar, o caminho mais barato para comprar tickets conectando Londres, Paris e Bruxelas
  2. Comece a pesquisar, de preferência, com bastante antecedência. Agendamentos abrem, geralmente, com 180 dias de antecedência (6 meses) antes da viagem.
  3. Depois da compra, você deve imprimir seus bilhetes ou pegar sua passagem na estação antes da viagem, nas máquinas disponibilizadas pela Eurostar. Há também a alternativa de receber os bilhetes pelo correio em qualquer local do Reino Unido, França ou Bélgica.
  4. É cobrada uma pequena taxa caso opte por pagar no crédito. 
  5. Após o pagamento, você pode retornar à página inicial da Eurostar, clicar em Manage a booking (gerenciar passagem) no topo da página e usar o número de referência da sua passagem e seu sobrenome para encontrar seu bilhete e, se quiser, alterar o assento de sua preferência.

Compra de passagens pelo telefone

A compra pode ser feita por telefone, mas há uma taxa extra.

  1. Ligue para 03432 186 186 (Reino Unido) ou +44 1233 617575 (outros países). Os escritórios de televendas da Eurostar abrem das 8 da manhã às 7 da noite, de segunda à sexta e das 9 da manhã às 5 da tarde aos fins de semana e feriados.
  2. Imprima os ingressos por e-mail ou na estação no dia da viagem, em máquinas disponibilizadas para isso. Você pode ainda receber pelo correio, caso esteja em algum lugar do Reino Unido, França ou Bélgica.
  3. Lembre-se de que há uma uma taxa de £9 para compras pelo telefone, a não ser que você opte pela classe Business Premier, na qual não há custo extra para televendas.

Compra de passagens baratas

A empresa decidiu lançar uma plataforma de teste com passagens baratas para viajantes espontâneos, com a intenção de preencher os espaços vagos disponíveis com o lançamento dos novos vagões e320 que já estão funcionando.

O site novo, para essa promoção está em funcionamento e é bem fácil de usar. Te dou o passo-a-passo aqui embaixo.

  1. Acesse o site Snap Tickets da Eurostar e cadastre-se com o Facebook.
  2. Verifique as datas e horários disponíveis, que custam a partir de £19 por trecho. É possível agendar com antecedência de no máximo 30 dias e no mínimo uma semana.
  3. Especifique a data de ida escolhendo se prefere viajar pela manhã ou à tarde, o site mostra as datas disponíveis.
  4. Lembre-se de que a escolha do trem específico (se será do tipo clássico ou os novos e300 ou e320)  fica a cargo da Eurostar, você receberá um email informando qual é o tipo de trem 48 horas antes da viagem.
  5. Fique atento: uma passagem da manhã pode ser a primeira passagem do dia (às 05:40) e uma passagem da tarde pode ser o último trem da noite.

Sobre o Eurotúnel?

Sinceramente, a experiência em si não é nada demais, mas a história é incrível, visto que é um túnel que passa pelo mar. O  “Chunnel” como é conhecido o maior túnel submerso do mundo, conta com 50,45 km de extensão total, dos quais quase 38 km sob a água.

O túnel liga a cidade de Folkestone na Inglaterra a Calais na França. A média de tempo de travessia dentro do túnel é de 35 minutos e no ponto mais profundo, o eurotúnel chega a 75 metros de profundidade.

 

Guia passo a passo em Paris
Se você vai a Paris, precisa conhecer o nosso Guia passo a passo – Design da capa: Adobe Spark

Dicas para viajar no Eurostar Paris Londres

Estação Gare du Nord em Paris. Foto: iStock, Getty Images
Estação Gare du Nord, em Paris. Foto: iStock, Getty Images

Para quem já viajou de trem pela Europa, o Eurostar não é novidade.

A diferença aqui é que o serviço conecta duas cidades de países diferentes em um tempo tão rápido de percurso, que muita gente esquece que está fazendo uma viagem internacional.

Veja algumas dicas para não errar:

  • Descontos: Se você não estiver comprando com antecedência, verifique o site Snap Tickets para encontrar promoções de passagens
  • A estação de Londres da Eurostar é a St Pancras, à qual você pode chegar pelo metrô King’s Cross St Pancras (Circle, Hammersmith & City, Metropolitan, Northern, Piccadilly e Victoria lines)
  • A estação de Paris da Eurostar é a Gare du Nord, à qual você pode chegar pelo metrô (linhas 4 e 5) ou RER (B, D e E)
  • Embarque: é feito aproximadamente 15 minutos antes do horário de partir e anunciado na estação. É bom chegar com antecedência de 45 minutos para passar pela imigração e se organizar sem sobressaltos.
  • Bagagem: acompanha o passageiro no trem, há lugares exclusivos para malas grandes nas extremidades dos vagões. Para viajantes leves, a bagagem pode ser colocada no guarda-volumes acima das poltronas.
  • Frequência dos trens: a Eurostar circula das 05:40 da manhã às 8:30 da noite, saindo uma ou duas vezes por hora.
  • Imigração: lembre-se de que você está fazendo uma viagem internacional e por isso precisará se preparar para a imigração. Costuma ser bem tranquila, mas é bom ter os tickets de duas viagens pela Europa e de seu retorno ao Brasil.
  • Seguro viagem: para entrar em Paris, você vai precisar de um Seguro Saúde. Em Londres, não é necessário.

Vale a pena viajar com o Eurotrem entre Londres e Paris?

Estação St Pancras em Londres. Foto: iStock, Getty Images
Estação St Pancras, em Londres. Foto: iStock, Getty Images

O Eurostar Paris Londres vale muito a pena para quem deseja o máximo de eficiência no trajeto entre as duas cidades. Imagine sair do centro da capital britânica e chegar ao centro da capital francesa em apenas 2h15.

Na comparação com uma viagem de avião, o trem é bem mais vantajoso.

Por via aérea, você precisa considerar tempo de deslocamento até o aeroporto, check-in mais demorado, embarque com maior antecedência e uma porção de detalhes que vão resultar em quatro horas de trânsito entre Paris e Londres.

A sensação de chegar a um país diferente já no centro da capital é muito interessante. Você vai ver que não há qualquer estresse para sair do trem e começar a explorar todas as atrações de Londres e Paris.

Confira como foi a experiência de Lu Ferreira viajando pela Eurostar entre Londres e Paris:

Outras formas de viajar entre Londres e Paris

O trem não é a única forma de se deslocar entre Londres e Paris. Confira as alternativas:

  • Ônibus: O tempo total de percurso de ônibus entre Londres e Paris direto é de cerca de 9 horas, sendo que o ônibus para na imigração para que você apresente o passaporte já chegando na fronteira com o outro país. Apesar de ser a opção mais demorada, ela com certeza é a opção mais barata, visto que você pode encontrar passagens que custam menos de €10 pelo trecho e pagar até €50 se deixar para comprar o seu bilhete de última hora. Os melhores sites para comprar passagem para fazer esse trecho para mim são o da Flixbus e o da Ouibus.
  • Avião: você pode chegar a Paris de Londres, de avião, em pouco mais de uma hora. Várias companhias aéreas fazem esse trajeto a preços atrativos como CityJet ou a British Airways. Linhas aéreas saem do Lufton, do Aeroporto de Londres, do Heathrow ou do Gatwick. Esse tempo, claro, não inclui os deslocamentos para os aeroportos e o tempo dos check-ins. O valor das passagens o valor das passagens varia muito, pois se você quiser viajar com companhias aéreas grandes, poderá encontrar voos por cerca £120. Agora se buscar companhias low cost, poderá encontrar voos por cerca de £50.
  • Balsa (Ferry)Demora em média 9 horas, e sai de Dover, chegando à Calais na França. Você terá que separar passagens de trem para chegar de Calais ao centro do de Paris, e para sair de Londres até Dover. Preços atrativos.
  • Aluguel de Carro: Caso você saiba dirigir, saiba que outra maneira de viajar para Paris é indo de carro. A nossa CNH brasileira tem a validade de 6 meses na grande parte dos países Europa para quem está viajando como turista, mas caso queira facilitar os trâmites do aluguel do carro, vale à pena investir nessa opção caso você tenha tenha uma habilitação internacional ou tenha bastante bagagem e não acredite que outro meio de transporte não compensaria.
  • Bla Bla Car: Se você tem espírito aventureiro, vai gostar dessa última opção que listamos aqui. O Bla Bla Car é um aplicativo de caronas utilizado em toda a Europa. É bem simples, uma pessoa que vai viajar de uma cidade a outra, ou um país a outro, coloca qual é o roteiro que ela vai fazer, os dias e o número de assentos disponíveis que ela tem, aí ela pode “vender” um ou múltiplos assentos para uma parte ou para todo o trecho através do aplicativo. Toda a comunicação e transação se dá através do aplicativo para garantir tanto a segurança financeira e da pessoa física dos usuários.

Agora você já sabe como funciona uma viagem da EuroStar entre Londres e Paris. Gostou da ideia de explorar duas das capitais mundiais da cultura, da arte, da arquitetura e da moda? Deixe um comentário.

Artigo anteriorCostumes ingleses que são muito diferentes
Próximo artigoComo trabalhar em Londres legalmente