Distritos de Londres

Quer se situar direito em Londres? Então agarre um mapa e fique confortável na cadeira, pois o Mapa de Londres vai dar uma ajudinha.

A Grande Londres (Greater London) pode ser seccionada em Outer London (região periférica) e Inner London (região central). Para o propósito deste texto, consideraremos apenas a área de maior interesse e confluência turística, a Inner London.

A região central de Londres é dividida em 12 boroughs, que aqui serão chamados de distritos, além da City of London, um caso à parte. Por que não os chama de “bairros” logo, pergunta o leitor. Pois bairro designa uma área geográfica, apenas, enquanto borough se refere a uma subdivisão administrativa do município.

Os 12 distritos de Londres:

Camden

Greenwich

Hackney

Hammersmith and Fulham

Islington

Kensington and Chelsea

Lambeth

Lewisham

Southwark

Tower Hamlets

Wandsworth

Westminster

+ a City of London, capital financeira e centro administrativo da cidade.

Destaques

Distritos de Londres
Foto: Richard McMillan

Camden

Mapa para chegar

Camden abriga a feira de Camden Lock, pubs seminais do rock e alguns dos indivíduos mais exóticos do planeta. Perambular pelas ruas de Camden Town configura-se como uma experiência antropológica das mais interessantes, afinal não é sempre que cogumelos mágicos são expostos livrementes, seres de cabelo desconjuntado oferecem “skank, skank” a cada passada e policiais convivem alheios a tudo, observando o desfile contínuo de penteados esquisitos, piercings múltiplos e lojas de bugigangas, velharias, itens vintage e roupas alguns anos à frente da moda (de qualquer época). Enfim, aqui o estranho é você.

Conheça

Camden Town

Feira de Camden Lock

Electric Ballroom

Greenwich

Mapa para chegar

Com o tempo, Greenwich fica mais famosa. Aqui reside o Prime Meridian, o qual regula a cronologia no mundo. O passeio, no entanto, não se restringe à curiosidade temporal, no Observatório Real de Greenwich. A região possui uma ligação direta com a Realeza, motivo pelo qual será considerada um Royal Borough a partir do próximo ano, no jubileu de diamante da Rainha Elizabeth II. Do Parque Real de Greenwich, é possível captar uma das mais belas vistas da cidade de Londres. E o verde do lugar extrapola o parque e tinge graciosamente as ruas do distrito.

Conheça

Parque Real de Greenwich

Observatório Real 

 

Kensington e Chelsea

Mapa para chegar

Fica imediatamente a oeste de Westminster e a leste de Hammersmith e Fulham. Para os curiosos que procuram Notting Hill, a área eternizada pelo filme de Hugh Grant e Julia Roberts fica aqui. Depois de Westminster, Kensington e Chelsea constitui-se do distrito mais rico da capital britânica e, por densidade, o mais populoso. É a casa de lojas de departamento como Harrods e Harvey Nichols, do Carnaval de Notting Hill, da feirinha de Portobello Road e de embaixadas diversas.

Conheça

Harrods

Harvey Nichols

Notting Hill


Portobello Market

 

Distritos de Londres
Foto: Brett Dawson, SXC

Hammersmith e Fulham

Mapa para chegar 

Para os fãs de futebol, o distrito é um dos lugares mais interessantes de Londres, pois aqui moram três dos 20 principais times ingleses: o Fulham, o Chelsea e o emergente Queens Park Rangers. Mas os turistas tradicionais, que não se empolgariam em visitar estádios, também têm o que ver neste borough. Alguns exemplos: o Hammersmith Apollo (venue histórica que já serviu de palco para Beatles e Rolling Stones), a School Disco (balada cujo dress code é o colegial, gravatinha para eles e minissaia para elas) e a Hammersmith Bridge, a primeira ponte suspensa sobre o Rio Tâmisa.

Conheça

Mais sobre o distrito

School Disco

City of London

Mapa para chegar

A City é o coração de Londres. Foi aqui que tudo começou, em 43 D.C., quando os romanos fundaram Londinium, um porto comercial ancorado pelo Tâmisa. Os limites geográficos da área, conhecida como Square Mile (milha quadrada) permanecem praticamente os mesmos. Até a Idade Média, tudo que havia de Londres era a City, que hoje se constitui da capital financeira da cidade. Mesmo que você não se interesse em ver pedaços da Muralha de Londres, vale a pena a visita: o Banco da Inglaterra, a St Paul’s Cathedral, o Monument e a Old Bailey estão aqui.

Conheça

Mais sobre a City

Museu do Banco da Inglaterra

St Paul’s Cathedral

The Monument

Old Bailey

 

 

Distritos de LondresCity of Westminster

Mapa para chegar

A City of Westminster é tão deslumbrante, que dificulta o manuseio da câmera fotográfica. Afinal, para onde você deve apontá-la? Talvez seja uma boa ideia começar pelo Palácio de Buckingham. Ou pelo Palácio de Westminster. Pela Abadia de Westminster. Ou Hyde Park, Regent’s Park, Kensington Gardens, etc, etc, etc. Só não vale se entusiasmar demais com essa parte da cidade e achar que Londres acabou: tem muito mais, e logo ao lado.

Conheça

Mais sobre a City of Westminster

Palácio de Buckingham

Parlamento

Hyde Park

Mayfair e Shepherd Market

 

 

Tower Hamlets

Mapa para chegar

O distrito situa-se ao norte do Rio Tâmisa, no leste de Londres, e cobre grande parte do East End. Como toda a região leste da capital britânica, compreende uma área bastante heterogênea. Whitechapel, palco dos crimes cometidos por Jack, o Estripador e considerada a favela da cidade no fim do século 19, se transformou completamente. Ao lado, Brick Lane, ponto migratório de bengalis e indianos, passou de capital do curry à capital das artes em pouco tempo, acolhendo os grafites de Banksy e bares bastante concorridos. E bem no sul do distrito, arranha-céus dignos do nome pululam por toda Isle of Dogs nas Docklands, que incluem ainda West India Docks e Canary Wharf.

Conheça

Tour do Jack, o Estripador

Brick Lane

 

E o transporte para chegar?

Guia do transporte

Journey Planner

Artigo anteriorEstação de Oxford Circus
Próximo artigoMinha Londres: Marcos Losekann