Conheça as principais datas comemorativas da Inglaterra

As datas comemorativas da Inglaterra são um belo símbolo da essência do país: multiculturais e inusitadas, já viraram sinônimo de atrações para os visitantes. E, quando o assunto são feriados, o Reino Unido também é cheio de particularidades – a começar pelos nomes intrigantes. ?

No Reino Unido, existem basicamente dois tipos de feriados: os Bank Holidays (em que os bancos fecham) e os Common Law Holidays, que são datas estabelecidas como feriado pelos setores econômicos de acordo com as leis do país. A maioria dos feriados nacionais também não ocorrem em um dia fixo.

Se um feriado cair no domingo, por exemplo, geralmente a data é realocada para a próxima segunda-feira: assim, ninguém perde a folga. Curioso para saber mais sobre como são as datas comemorativas da Inglaterra? Dê uma espiada abaixo. ?

New Year's Parade
New Year’s Parade em Londres. Foto: Magnus D, CC BY 2.0

Datas comemorativas da Inglaterra: 7 feriados do país

Será que você vai pegar um dia de feriado durante a sua viagem à Inglaterra? Descubra, abaixo, na listagem dos principais holidays dos ingleses:

1. Easter

Na Inglaterra, é feriado na sexta-feira que antecede o domingo de Páscoa, assim como na segunda-feira, após a comemoração.

2. MayDay

No Brasil, o Dia do Trabalhador sempre ocorre em 1º de maio. Se cair no domingo, nada de feriado. Já os ingleses têm a data fixa sempre na primeira segunda-feira de maio.

3. Spring Bank Holiday

Olha que maravilhoso: este feriado é uma comemoração à chegada da primavera na Inglaterra. Ele ocorre sempre na última segunda-feira de maio. Uma boa oportunidade para um piquenique nos parques londrinos, como o Regent’s Park ou o Hyde Park.

4. Summer Bank Holiday

E não é apenas a chegada da primavera um motivo de comemoração para os ingleses: eles também têm um feriado para saudar a chegada do verão. Ele ocorre sempre na última segunda-feira de agosto.

5. Christmas Day e Boxing Day

O Natal é comemorado pelos britânicos no dia 25 de dezembro. Mas, se eventualmente a data cair no sábado ou domingo, o feriado é realocado para a segunda-feira seguinte. Além disso, eles ainda têm mais um Bank Holiday na sequência: o dia 26 de dezembro é o Boxing Day, um feriado para abrir presentes e confraternizar com a família – também marcado por muitos descontos em lojas, após o fim de uma das datas mais comerciais do ano.

No dia 25, praticamente tudo fecha em Londres e as ruas ficam bem vazias.

6. Summer Holiday

Esta é para os estudantes: trata-se do o período de férias de verão, que vai sempre da terceira semana de julho até a primeira semana de setembro, quando inicia o ano letivo no Reino Unido.

7. Half Term

Também trata-se de um pequeno período de folga para os alunos, entre cada bimestre letivo. As datas variam de acordo com a escola, mas geralmente ocorrem no fim de fevereiro, no fim de maio e no fim de outubro.

Datas comemorativas da inglaterra mês a mês

As datas comemorativas da Inglaterra não se resumem apenas aos feriados, é claro. Inclusive, em algumas ocasiões especiais são declarados holidays inesperados. Foi o que ocorreu no dia do casamento de Kate Middleton com o Príncipe William e na celebração dos 60 anos de reinado da Rainha Elizabeth II, em 2012.

No catálogo de comemorações da Inglaterra, entram também algumas festas típicas que ocorrem anualmente a cada mês. Entre elas, é possível citar exemplos como a New Year’s Day Parade, uma parada com música e muita animação que toma conta das ruas de Londres no dia 1º de janeiro; a Shrove Tuesday (Terça-feira Gorda dos britânicos, antes do Carnaval em fevereiro, regada a muita panqueca) e o Saint Patrick’s Day, em março, quando os pubs se enchem de verde.

Gostou de conhecer melhor as datas comemorativas da Inglaterra? Qual é a sua favorita? Conte para a gente nos comentários. ?

Artigo anteriorSeguro viagem para o Reino Unido é obrigatório? Descubra
Próximo artigo4 pontos turísticos do Reino Unido para incluir no roteiro