5 pubs cheios de história em Londres

17
93

São tantos pubs em Londres, que é difícil definir quais deles visitar. Por isso, neste post nós reunimos 5 sugestões de pubs históricos, que têm o clima ideal para quem quer beber uma boa cerveja enquanto saboreia uma volta ao passado da capital britânica.

5 pubs históricos de Londres

1. White Hart, o pub mais antigo de Londres

Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres
White Hart localiza-se em Holborn. Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres

Se você precisa de uma desculpa para beber cerveja, talvez “imergir na história” seja um bom argumento. Segundo a placa da entrada, o White Hart tem o alvará de funcionamento mais antigo de Londres: 1216. Mas o pub não aparenta tamanha velhice, já que foi completamente reformado nos últimos tempos. Mesmo assim, conserva diversos traços antigos de sua composição original.

2. Cittie Of Yorke: Confesse os pecados no pub

Clique para conhecer o pub. Foto: Flávio F. Moreira, Mapa de Londres
Cittie of Yorke foi construído em 1645. Foto: Flávio F. Moreira, Mapa de Londres

Cittie Of Yorke é o “Pub do Confessionário”. Isso porque alguns bancos do estabelecimento são embutidos na parede e aparentam os famosos recintos onde os pecados são revelados ao padre. Este pub também tem uma história interessante: desde 1420 havia no local uma hospedaria, mas o prédio atual data de 1645. No final do século XIX, foi totalmente reformado e o que vemos hoje é uma mistura de estilos, com destaque para uma enorme lareira em forma de triângulo no meio da sala. O bar é grande e sempre apresenta mesas vazias, até no happy hour.

3. Ye Olde Cheshire Cheese, cerveja e literatura desde 1600

Clique para conhecer o pub. Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres
Ye Olde Cheshire Cheese tem laços estreitos com a literatura britânica. Foto: Mapa de Londres

Ye Olde Cheshire Cheese está bem localizado no tempo e no mapa. É um pub que já teve Mark Twain, Charles Dickens e Voltaire como frequentadores. E foi provavelmente nos arredores do lugar que Samuel Johnson disse: “Quando um homem está cansado de Londres, ele está cansado da vida”. Estamos falando de Fleet Street, uma das ruas seminais de Londres, pelo menos em se tratando de jornalismo e literatura.

4. Lamb & Flag, pub com quatro séculos de idade

Clique para conhecer o pub. Foto: Vincent Travi, Mapa de Londres
Lamb & Flag situa-se em Covent Garden. Foto: Mapa de Londres

Em uma singela alameda entre a Floral Street e a Long Acre, você avistará o pequeno e simpático pub Lamb & Flag, reconhecido como o pub mais antigo de Covent Garden. Ocupa um prédio da era Tudor (século 16), mas dizem que o alvará de funcionamento é mais “recente”: 1623.

5. Princess Louise, um legítimo pub da Era Vitoriana

Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres
Volte à Londres Vitoriana no Princess Louise. Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres

Envolto na arquitetura, decoração e história do pub Princess Louise, qualquer visitante se delicia com uma boa pint de cerveja, mesmo aquele pouco afeito à verdadeira Ale britânica. O pub tem uma decoração que remete completamente aos séculos 18 e 19.

Pub Bônus

O Old Bank of England fica na mesma rua do Ye Olde Cheshire Cheese, a Fleet Street. Ele tem uma história peculiar: foi usado como abrigo de joias da coroa durante a Segunda Guerra Mundial. E uma lenda pitoresca: nos seus porões, eram mortos os clientes de Sweeney Todd, o barbeiro demoníaco da rua Fleet.

Pubs em Londres são goles de história

Ir a um pub em Londres não se trata de um passeio ocasional, mas de um compromisso britânico. Pontual, o inglês segue para o pub de sua preferência após o trabalho. Lá encontra os amigos em uma atmosfera agradável, conhece gente nova e desce algumas pints de cerveja (talvez stout, tipo a Guinness).

Esse ritual não vem de hoje. A história dos pubs se confunde com a história da Grã-Bretanha, desde as primeiras inns, tabernas e alehouses que remontam às ocupações romanas, vikings e anglo-saxãs na cidade. Imagine que, no ano de 965, o Rei Edgar, já preocupado com a disseminação do álcool, decretou que poderia haver apenas uma casa de cerveja em cada vilarejo. Muito mais tarde, nas últimas décadas, a crise econômica se encarregaria de fechar os pubs na cidade. Hoje, apesar da retração, o Reino Unido ainda conta com 50 mil dessas instituições etílicas.

E você, já conhecia alguns desses pubs em Londres? Quais pretende incluir no seu roteiro? Comente.

Leia também

Mais dicas de pubs em Londres

17 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de saber, se criança pode entrar no pub com os responsáveis ou é proibida a entrada para menores?
    Obrigada desde já!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here