Como fazer curso de inglês na Inglaterra

Fazer curso de inglês na Inglaterra é uma excelente ideia. A terra de Shakespeare é o berço da língua inglesa e de influência seminal na atual cultura ocidental.

As opções de cursos e escolas disponíveis são variadas e atendem a diferentes públicos. Inglês para negócios, proficiência na língua, inglês para certificados acadêmicos e vários outros tipos de cursos podem ser escolhidos.

Quer saber qual o melhor para você e como dar o pontapé inicial?

É o que vamos descobrir em seguida.

Tipos de curso de inglês na Inglaterra

Aprender inglês em Londres
Inglaterra tem diversas cidades com excelentes escolas de inglês. Foto: iStock, Getty Images

Existem várias opções de cursos que você pode fazer na Inglaterra. De maneira geral, as escolas trabalham com algumas modalidades padrão. Elas são as mais procuradas e atendem a demandas específicas. Vamos conhecer as opções. Fique atento pois você vai identificar uma modalidade que te interessa mais,

General English – O curso tradicional de inglês

Esse é um dos cursos mais procurados. Trata-se de um modelo mais tradicional, no sentido de ser um curso que abrange vários níveis diferentes e cujo objetivo é fazer o aluno aprimorar ou aprender a língua inglesa do zero.

Envolve todas as habilidades linguísticas e cultura e não possui pré-requisitos. O processo consiste basicamente em uma prova de nivelamento, para identificar o seu nível, e então você é alocado em uma turma com perfil condizente(há também opções de classes particulares, mas são bem mais caras).

A duração varia de escola para escola. A desvantagem é a pouca flexibilidade, pois cada instituição utiliza materiais próprios e tem um cronograma de níveis que deve ser seguido à risca.

Inglês para negócios(Business English)

Essa modalidade é voltada para pessoas que trabalham e fazem viagens frequentes a países de língua inglesa. Seu foco é desenvolver vocabulários e habilidades de comunicação em áreas relacionadas ao marketing, vendas, administração e negócios.

Existem críticas a esse tipo de curso muito especializado. Afinal de contas, se você já fala inglês, desenvolver vocabulários específicos é uma questão de convivência e aprendizado prático, tal como desenvolvemos novos vocabulários em nossa língua materna.

Mesmo assim, também é um curso bastante procurado na Inglaterra.

Cursos preparatórios para certificados IELTS, TOEFL, FCE , CAE e outros

Certificados de proficiência em língua estrangeira são fundamentais. No caso da língua inglesa, os mais demandados são o IELTS e TOEFL, utilizados por universidades do mundo todo em seus processos seletivos.

O FCE e CAE também são muito comuns, elaborados por Cambridge, são certificados de muito valor também profissionalmente e em âmbito acadêmico. Pessoas interessadas em dar aulas ou abrir uma escola de idiomas costumam focar nesses certificados de Cambridge.

Por serem cursos preparatórios, você deve ficar atento que você vai treinar muito inglês especificamente para uma situação, que é a prova de qualificação. Se seu objetivo é aprimorar a fluência de verdade, outras modalidades são mais indicadas. Mas se você tem como meta obter um certificado na língua inglesa, um curso preparatório certamente ajuda bastante.

Além desses três tipos de cursos mais comuns, as escolas da Inglaterra também oferecem ótimas ferramentas de imersão, como os famosos programas de homestay. 

Algumas dicas práticas para maximizar o seu aprendizado você pode encontrar aqui.

Como fazer um curso de inglês na Inglaterra

As possibilidades para fazer um curso de inglês na Inglaterra são bem variadas. O caminho tradicional é se matricular em uma das centenas de escolas de idiomas localizadas na Terra da Rainha.

Existem escolas renomadas e outras menos conhecidas. A escolha depende da engenharia financeira, pois pagar um curso de idiomas em Libra esterlina não é nada barato (mais um motivo para você pensar em estudar por conta própria).

Alguns exemplos são a LSC Stanton Londres, LSI London Central e a BSC – British Study Centres. Todos são centros de ensino de língua inglesa reconhecidos pela excelência. Além do mais, estão localizados na capital Londres, o que é uma ótima razão para escolher uma dessas escolas.

Para conhecer outras escolas, conheça a lista apresentada neste post: onde aprender inglês em Londres 

Intercâmbios e viagens de imersão

Intercâmbios acadêmicos e profissionais, estejam eles vinculados ou não a algum curso formal, são ótimas experiências para dar um salto de qualidade no inglês. A regra costuma ser a seguinte: o divisor de águas para adquirir fluência está muito mais ligado à confiança do que ao conhecimento livresco.

Sabe aquele seu amigo que jura de pé junto que lê livros em inglês, assisti a séries no original e que tem amigos no mundo todo, mas que na hora de conversar não consegue sair daquele inglês truncado? Isso é muito comum e acontece porque muita gente simplesmente não dá a cara à tapa. Ou seja, não conversa, não tem confiança ou desprendimento para cometer erros (o que é fundamental para o aprendizado).

Portanto, um intercâmbio em uma universidade, um período trabalhando na filial(ou sede) de sua empresa na Inglaterra, com certeza é um super curso de inglês, pois pode te dar uma das competências linguísticas mais importantes: confiança e desenvoltura para lidar com situações reais. Algum livro que você já leu tinha uma sessão para ensinar isso?

Conheça as várias possibilidades de intercâmbio e avalie a melhor para você.

Quando fazer um curso na Inglaterra?

Incluímos essa pergunta pois ela diz respeito a um aspecto fundamental, que é o planejamento. Desde a escolha da escola de idiomas, do tipo de curso e da duração, é preciso planejar bem a sua rotina de estudos. É claro que você não vai deixar de conhecer o país e as atrações turísticas, mas é importante fazer tudo isso dentro do objetivo maior, que nesse caso, é aprimorar as habilidades na língua inglesa.

Nesse sentido, acreditamos que quatro pontos são essenciais:

  • Fazer uma agenda de estudos, reservando o tempo dedicado em cada dia da semana para o estudo formal e para as atividades extra-classe
  • Escolha um curso alinhado com seu objetivo (negócios, um certificado em específico, fluência na língua, etc)
  • Escolha se hospedar próximo à sua escola. Afinal, você quer gastar seu tempo estudando e não andando de ônibus ou metrô
  • Faça uma agenda de gastos, estimando quanto você vai gastar em cada dia e estabelecendo limites. Os cursos não são baratos, e se você tiver uma boa disciplina, pode estender o seu tempo de estadia ou fazer mais um nível do seu curso

Felizmente existem muitas escolas e cursos de inglês diferentes na Inglaterra. Em Londres, na capital, além de bons centros de ensino, o aluno encontra um manancial de cultura inglesa incomparável com qualquer outro lugar do planeta.

O Mapa de Londres possui uma parceria com a agência de intercâmbio Global Active Study, que oferece a melhor assistência, as escolas mais bem avaliadas e os preços mais atraentes para o seu intercâmbio.

Dê uma olhada:

cta - Estudar em Londres

Artigo anteriorOnde fica a Inglaterra?
Próximo artigoConheça o Palácio de Holyroodhouse em Edimburgo