Descubra 15 curiosidades sobre o Reino Unido

Acha que já está por dentro de todas as curiosidades sobre o Reino Unido? Think again. Em um território tão repleto de história e habitado há milhares de anos, há sempre algo inédito a ser descoberto. Dos monumentos medievais, aos pratos típicos e poderes da Rainha, não faltam segredinhos britânicos divertidos.

Para você que não cansa de mergulhar na história do Reino Unido e sempre fica curioso para saber mais sobre a cultura da Grã-Bretanha, selecionamos aqui alguns fatos mais inusitados, sobre os quais você talvez nunca tenha ouvido falar. Provavelmente, eles vão deixar você ainda mais apaixonado pela cultura britânica.

Vamos lá? ?

Queen Elizabeth II
Poderosa, a Rainha Elizabeth II é a proprietária legal de um sexto da superfície terrestre. Foto: iStock, Getty Images

Top 15 curiosidades sobre o Reino Unido

O Reino Unido, como hoje o conhecemos, é resultado de acontecimentos históricos de mais de 2.000 anos. É justamente por isso que seu território é tão cheio de particularidades. Veja, abaixo, algumas curiosidades que descobrimos:

  1. O primeiro restaurante de fish & chips foi aberto em 1860, na cidade de Londres, por um imigrante judeu, chamado Joseph Malin.
  2. No Reino Unido, se você chegar ao seu 100º aniversário, receberá um cartão personalizado da Rainha Elizabeth II.
  3. Mais idiomas (cerca de 300) são falados em Londres do que em qualquer outro país do mundo.
  4. No Reino Unido, há um limite máximo de 12 minutos de comerciais por hora na televisão.
  5. A árvore de Natal de Trafalgar Square é um presente oferecido anualmente pelo povo de Oslo, em gratidão pela assistência de Londres durante a Segunda Guerra Mundial.
  6. O Reino Unido foi o primeiro lugar do mundo a permitir a criação de bebês a partir do DNA de três pessoas diferentes.
  7. A mensagem “Keep Calm and Carry On” foi criada pelo governo britânico, como uma forma de motivar e tranquilizar a população no caso de uma invasão nazista.
  8. Nenhum lugar na Inglaterra fica a mais de 121 km do mar.
  9. A palavra “britânia” (britain) deriva do nome de uma tribo céltica, chamada “the Brythons”.
  10. Em seu apogeu, no século 18, o Império Britânico se estendeu por cerca de  20% da superfície do mundo e abrigou um quarto da população mundial.
  11. A palavra “Inglaterra” vem de “Angle-land”, ou “terra dos Angles”, o nome de um povo germânico que cruzou o Mar do Norte e se estabeleceu no leste e no norte e fundou muitos dos reinados ingleses.
  12. Os britânicos enxergam a posição de monarca provavelmente como uma das ocupações menos seguras da história. Fácil de entender pelo contexto: muitos reis ingleses não tiveram um final feliz: Charles I foi decapitado, William II foi assassinado, Edward V foi morto por um tio perverso e Edward II foi nocauteado pela rainha e seu amante.
  13. Falando em monarquia, você sabia que a Rainha Elizabeth II é a proprietária legal de um sexto da superfície terrestre? (Sim, de toda a terra!)
  14. O último prisioneiro da Torre de Londres foi o oficial nazista Rudolf Hess. Ele ficou preso lá por quatro dias, em 1941.  
  15. O Lago Ness é o maior corpo de água doce no Reino Unido – ainda mais profundo que o Mar do Norte – e nunca congela. Já houve mais de 1.000 relatos de pessoas que disseram ter visto o Monstro do Lago Ness, ou Nessie, nessas águas. O último foi em 2 de novembro de 2011.

Curiosidades sobre os costumes do Reino Unido

Cabine Vermelha
Cabine Vermelha é atração em Londres. Foto: iStock, Getty Images

O Reino Unido é repleto de símbolos: o chá das 17h, as cabines telefônicas vermelhas e os ônibus de dois andares são alguns. Você tem alguma ideia de onde eles vêm? A moda do chá, por exemplo, surgiu por conta da princesa portuguesa Catarina de Bragança, mulher do Rei Charles II, que trouxe o hábito de consumir a infusão direto de Portugal.

Rapidamente, consumir chá virou moda entre a realeza. Já a invenção do chá das 17h é atribuída à Duquesa de Bedford que, em 1800, cansada de esperar o jantar às 21h, decidiu que seria uma boa fazer um lanchinho com chá e petiscos à tarde. Até o início do século 19, a bebida era restrita aos nobres, mas com a redução dos impostos sobre o produto, ele virou costume entre todos os cidadãos.

Já as famosas cabines telefônicas vermelhas surgiram em 1936, como uma forma de homenagear o jubileu de prata do Rei George V. Os ônibus de dois andares, por sua vez, remetem ao século 20: com muita gente precisando de transporte, a solução foi colocar um nível a mais nos veículos. O modelo que virou símbolo de Londres é o Routemaster e circulou entre 1959 e 2005.

Gostou das curiosidades sobre o Reino Unido? Quais você achou as mais interessantes? Comente! ?

E, se quiser saber mais fatos peculiares sobre a Grã-Bretanha, sugerimos este artigo: “Conheça 18 curiosidades da Inglaterra”.

Artigo anteriorSaiba tudo sobre o clima da Inglaterra
Próximo artigoOs mais populares esportes da Inglaterra