Saiba tudo sobre o clima da Inglaterra

2
1170
Descubra!

Assim como as cabines telefônicas vermelhas, os ônibus de dois andares e o Big Ben, o clima da Inglaterra também é muito famoso ao redor do mundo. Principalmente devido às chuvas, de fraca intensidade, que ocorrem em seu território praticamente o ano inteiro – especialmente na costa oeste. De fato, os ingleses reclamam bastante do tempo. ?

Mesmo que o clima da Inglaterra varie muito, porém, isso não costuma ser motivo para estragar uma viagem. Independente da estação do ano, o país é cheio de atrativos. Mas, para que você possa organizar melhor sua trip – e até o que levar na mala – vale a pena entender melhor as variações de temperatura em solo inglês.

Descubra, abaixo, as principais características do clima na Inglaterra. ?

London rain
Garoas de Londres renderam à capital a fama de chuvosa. Foto: iStock, Getty Images

Como é o clima da Inglaterra?

Inicialmente, vale a pena frisar que a Inglaterra fica no hemisfério norte: portanto, as estações do ano são contrárias às nossas. O inverno ocorre de dezembro a março, a primavera de março a junho, o verão de junho a setembro e o outono de setembro a dezembro.

A Inglaterra possui um clima classificado como temperado oceânico, suave – com temperaturas não muito altas no verão, nem muito baixas no inverno (raramente neva) – mas responsável pelas famosas chuvas. Há, porém, um certo exagero em relação a esse assunto. Você sabia, por exemplo, que a média de chuvas em Londres é menor do que em Sydney, na Austrália?

O que ocorre é que a capital inglesa possui mais dias nublados com uma leve garoa. Isso não significa, porém, um volume maior de chuva. Mas como fica o clima nas principais estações do ano? Bem, assim como em toda a Europa, o inverno é gelado – mas não tão extremo quanto em outras regiões do continente. Os termômetros não costumam baixar dos 0ºC com frequência, variando entre 5ºC e 10ºC na maior parte do tempo.

Já no verão inglês as temperaturas costumam ser muito agradáveis, entre 16ºC e 21ºC: não é aquele calor insuportável que presenciamos no Brasil. A média anual de temperatura fica em torno de 10ºC. No verão e na primavera, é indispensável visitar os parques floridos. Já no inverno e no outono, os museus e as galerias entram como opções mais atrativas de passeios.

Se você vai viajar para Londres e quer saber um pouco mais sobre o clima na capital, sugerimos este artigo: “Clima em Londres: bem melhor do que você imagina”.

Curiosidades sobre o clima da Inglaterra

Agora que você já conhece um pouco melhor o clima da Inglaterra, confira algumas curiosidades gerais sobre o assunto:

* Se no verão brasileiro é comum ver os termômetros próximos dos 40ºC, na Inglaterra isso é raridade. A temperatura mais alta já registrada no país foi de 38,5ºC. O recorde aconteceu no condado de Kent, no dia 10 de agosto de 2003.

* Já a temperatura mais baixa detectada em solo inglês foi a de -15ºC. Isso em 10 de janeiro de 1982, na vila de Edgmond.

* Os meses mais quentes na Inglaterra são julho e agosto, durante o verão. A média das temperaturas gira em torno de 21ºC. Um verãozinho bem ameno se comparado com o nosso.

* Já os meses mais gelados são janeiro e fevereiro, no auge do inverno, quando os termômetros registram uma temperatura média de 5ºC.

E aí, gostou de aprender um pouco mais sobre o clima da Inglaterra? Já decidiu em qual estação vai visitar o país? Conte para a gente nos comentários. ✌️

Descubra!

2 COMENTÁRIOS

  1. Bom saber um pouco mais , dessa maravilha de país. Quero visita -lo em janeiro de 2018 e já fiquei sabendo que é muito frio em relação ao Rio de Janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Publique seu Comentário
Entre com seu nome aqui