Acha que já está por dentro de todas as curiosidades sobre o Reino Unido? Think again. Em um território tão repleto de história e habitado há milhares de anos, há sempre algo inédito a ser descoberto. Dos monumentos medievais, aos pratos típicos e poderes da Rainha, não faltam segredinhos britânicos divertidos.
Para você que não cansa de mergulhar na história do Reino Unido e sempre fica curioso para saber mais sobre a cultura da Grã-Bretanha, selecionamos aqui alguns fatos mais inusitados, sobre os quais você talvez nunca tenha ouvido falar. Provavelmente, eles vão deixar você ainda mais apaixonado pela cultura britânica.
Vamos lá? ?
Top 15 curiosidades sobre o Reino Unido
O Reino Unido, como hoje o conhecemos, é resultado de acontecimentos históricos de mais de 2.000 anos. É justamente por isso que seu território é tão cheio de particularidades. Veja, abaixo, algumas curiosidades que descobrimos:
- O primeiro restaurante de fish & chips foi aberto em 1860, na cidade de Londres, por um imigrante judeu, chamado Joseph Malin.
- No Reino Unido, se você chegar ao seu 100º aniversário, receberá um cartão personalizado da Rainha Elizabeth II.
- Mais idiomas (cerca de 300) são falados em Londres do que em qualquer outro país do mundo.
- No Reino Unido, há um limite máximo de 12 minutos de comerciais por hora na televisão.
- A árvore de Natal de Trafalgar Square é um presente oferecido anualmente pelo povo de Oslo, em gratidão pela assistência de Londres durante a Segunda Guerra Mundial.
- O Reino Unido foi o primeiro lugar do mundo a permitir a criação de bebês a partir do DNA de três pessoas diferentes.
- A mensagem “Keep Calm and Carry On” foi criada pelo governo britânico, como uma forma de motivar e tranquilizar a população no caso de uma invasão nazista.
- Nenhum lugar na Inglaterra fica a mais de 121 km do mar.
- A palavra “britânia” (britain) deriva do nome de uma tribo céltica, chamada “the Brythons”.
- Em seu apogeu, no século 18, o Império Britânico se estendeu por cerca de 20% da superfície do mundo e abrigou um quarto da população mundial.
- A palavra “Inglaterra” vem de “Angle-land”, ou “terra dos Angles”, o nome de um povo germânico que cruzou o Mar do Norte e se estabeleceu no leste e no norte e fundou muitos dos reinados ingleses.
- Os britânicos enxergam a posição de monarca provavelmente como uma das ocupações menos seguras da história. Fácil de entender pelo contexto: muitos reis ingleses não tiveram um final feliz: Charles I foi decapitado, William II foi assassinado, Edward V foi morto por um tio perverso e Edward II foi nocauteado pela rainha e seu amante.
- Falando em monarquia, você sabia que a Rainha Elizabeth II é a proprietária legal de um sexto da superfície terrestre? (Sim, de toda a terra!)
- O último prisioneiro da Torre de Londres foi o oficial nazista Rudolf Hess. Ele ficou preso lá por quatro dias, em 1941.
- O Lago Ness é o maior corpo de água doce no Reino Unido – ainda mais profundo que o Mar do Norte – e nunca congela. Já houve mais de 1.000 relatos de pessoas que disseram ter visto o Monstro do Lago Ness, ou Nessie, nessas águas. O último foi em 2 de novembro de 2011.
Curiosidades sobre os costumes do Reino Unido
O Reino Unido é repleto de símbolos: o chá das 17h, as cabines telefônicas vermelhas e os ônibus de dois andares são alguns. Você tem alguma ideia de onde eles vêm? A moda do chá, por exemplo, surgiu por conta da princesa portuguesa Catarina de Bragança, mulher do Rei Charles II, que trouxe o hábito de consumir a infusão direto de Portugal.
Rapidamente, consumir chá virou moda entre a realeza. Já a invenção do chá das 17h é atribuída à Duquesa de Bedford que, em 1800, cansada de esperar o jantar às 21h, decidiu que seria uma boa fazer um lanchinho com chá e petiscos à tarde. Até o início do século 19, a bebida era restrita aos nobres, mas com a redução dos impostos sobre o produto, ele virou costume entre todos os cidadãos.
Já as famosas cabines telefônicas vermelhas surgiram em 1936, como uma forma de homenagear o jubileu de prata do Rei George V. Os ônibus de dois andares, por sua vez, remetem ao século 20: com muita gente precisando de transporte, a solução foi colocar um nível a mais nos veículos. O modelo que virou símbolo de Londres é o Routemaster e circulou entre 1959 e 2005.
Gostou das curiosidades sobre o Reino Unido? Quais você achou as mais interessantes? Comente! ?
E, se quiser saber mais fatos peculiares sobre a Grã-Bretanha, sugerimos este artigo: “Conheça 18 curiosidades da Inglaterra”.