Como fazer mala de viagem? Dicas básicas para visitar o Reino Unido

Aprender como fazer mala de viagem pode até parecer tarefa simples, mas é quase uma arte. E acredite: dominar as técnicas para organizar sua bagagem pode fazer toda a diferença no passeio. Afinal, se você pretende fazer um roteiro turístico tradicional ou um mochilão pelo Reino Unido, seus pertences também serão seus companheiros. ?

Independente do destino em questão, a melhor orientação sempre é: procure fazer uma mala enxuta. Não há nada mais cansativo do que ficar arrastando bagagens pesadas por todo o lugar, especialmente contendo itens que você nem precisa. Além disso, a mala sempre costuma voltar mais cheia e ninguém gosta de pagar pelo excesso, certo?

Então, para ajudar na tarefa de arrumar sua mala de viagem, selecionamos algumas dicas pontuais. Abaixo, você descobre quais são elas. ✈️

Mala de viagem
Alguns truques ajudam a tornar a organização da mala mais funcional. Foto: iStock, Getty Images

Aprenda como fazer mala de viagem com 6 dicas

Geralmente, cada pessoa desenvolve suas próprias técnicas para arrumar a mala com louvor. Mas, para você que é meio desorganizado, vale a pena seguir esse roteirinho de seis dicas para garantir que você não vai se perder na hora de fazer a bagagem:

1. Estude o destino

Antes de montar a mala, o primeiro passo é pesquisar bastante sobre o destino que você irá visitar. Por exemplo: no Reino Unido, que fica na Europa (hemisfério norte), as estações são contrárias às nossas. O verão ocorre de junho a setembro, mas o calor não é tão intenso quanto no Brasil. Em Londres, esse também é o período em que mais chove.

O inverno na Inglaterra, porém, dificilmente é muito rigoroso. Com temperaturas médias entre entre 5ºC e 10ºC, raramente neva. Essas informações sobre o clima, por exemplo, são essenciais na hora de montar a mala. Por isso, obter informações básicas acerca dos lugares que você vai conhecer é indispensável.

2. Faça uma lista

Fazer listas é uma característica das pessoas organizadas. Hoje, você pode escrever até mesmo no celular: quando tiver um tempinho livre, tome nota de cada item que você precisa levar. Depois, reveja o que você anotou tentando ser bem seletivo quanto ao que realmente é necessário ter consigo.

Para as meninas, uma dica bem útil é observar o roteiro e procurar descrever o que você vai usar em cada dia da viagem. Procure pensar em looks versáteis, que permitam reaproveitar peças. Assim, você perde menos tempo escolhendo a roupa no dia e garante que não vai lotar a mala com peças dispensáveis.

3. Escolha roupas versáteis

Este tópico tem a ver com o anterior. Se você não quer uma mala pesada, terá de reaproveitar algumas peças. Então, dê preferência a itens com cores mais neutras, que possibilitem várias combinações. Lembre-se de que, durante a viagem, você também pode adquirir roupas – e vai precisar de um espacinho para elas na mala.

4. Faça rolinhos com as peças

Depois de selecionar as roupas que você vai levar, dobre as peças e depois faça rolinhos com elas, para que ocupem menos espaço. Afinal, camisetas e calças que não amassam com facilidade não precisam necessariamente ficar esticadas. Os sapatos devem estar no fundo da mala.

Outra dica bacana é deixar as peças que você pretende utilizar com mais frequência na parte de cima. Isso facilita a vida.

5. Utilize sacos a vácuo

Se você vai viajar no inverno, uma boa dica é apostar no saco a vácuo. Coloque suas roupas volumosas dentro dele e depois utilize uma bombinha ou aspirador para retirar o ar. Assim, as peças ocupam menos espaço dentro da mala.

6. Aposte em pequenos kits

Sempre é interessante utilizar pequenos kits ou frasqueiras para organizar itens de higiene pessoal, maquiagens e cabos eletrônicos. Assim, fica mais fácil de achar tudo na mala. No caso de cremes, shampoo e condicionador, prefira levar frascos pequenos. Menos é mais.

Importante: nunca deixe nada de valor elevado na mala que você vai despachar. Dinheiro, eletrônicos e documentação devem ir na mochila de mão. De preferência, tranque a mala com cadeado.

Como escolher a mala de viagem ideal

Na hora de comprar uma mala, a escolha vai depender do seu estilo de viagem. Se você vai fazer um roteiro rápido e passar por diversas cidades, prefira uma bagagem mediana e com rodinhas, para facilitar o transporte. Acredite: a praticidade vai gerar muito menos estresse.

Já se você for ficar mais tempo fora e pretende trazer vários itens de fora para o Brasil, até vale embarcar com uma mala de tamanho médio e outra maior. Nesse caso, porém, lembre-se de ir com a grande bem vazia. Afinal, a ideia não é usá-la no dia a dia, mas sim na volta.

E aí, descobriu como fazer mala de viagem? Curtiu nossas dicas? Tem mais alguma a acrescentar? Comente! ?

Artigo anteriorExplore os encantos da Ilha de Wight
Próximo artigoMão inglesa: por que se dirige “ao contrário” na Inglaterra?