Explore os encantos da Ilha de Wight

Retiro sereno para quem deseja curtir momentos relaxantes fora de Londres, a Ilha de Wight é uma verdadeira preciosidade do território inglês. Situada na costa sul da Inglaterra, trata-se da maior ilha do Canal da Mancha, com cerca de 140.000 habitantes e área estimada em 380 km² – recheados de belezas naturais, é claro. ??

A Ilha de Wight é famosa por diversos motivos: com clima ameno, sempre foi um dos destinos de férias preferidos dos britânicos. Isso desde os tempos da Rainha Vitória, que não era boba e curtia as praias da região. Outro fator que torna esse pedacinho do país lendário é o Festival da Ilha de Wight, que na década de 70 reuniu grandes nomes do rock, como Jimi Hendrix, The Doors e The Who, e ainda atrai milhares de fãs todo ano.

Seja pelas belas paisagens, pelo fator cultural, pelas praias atrativas ou por seus moradores simpáticos, o fato é que a Ilha de Wight é um destino imperdível. Por isso, abaixo, reunimos algumas sugestões para o seu roteiro. ?

4 pontos turísticos da Ilha de Wight

Ao percorrer a Ilha de Wight, o visitante se depara com um ambiente que é, ao mesmo tempo, rural e praiano. Para explorar um pouquinho dessa atmosfera, sugerimos que você inclua estes quatro pontos turísticos no seu itinerário pela costa sul inglesa:

The Needles

Needles
As charmosas Needles, no ocidente da Ilha de Wight. Foto: iStock, Getty Images

The Needles (As Agulhas) é apelido dado a uma cadeia de montanhas de calcário, que se erguem ao longo do mar, na extremidade ocidental da Ilha. Pertinho da Baía de Alum, essa é talvez uma das partes mais bonitas do território: ali também fica um farol, projetado em 1859 pelo engenheiro escocês James Walker, que contribuiu para tornar a região ainda mais charmosa.

O nome “Needles” surgiu quando, em 1764, uma tempestade atingiu a quarta formação rochosa, que entrou em colapso. Como os restos remanescentes ficaram com um formato pontiagudo, o nome pegou e continua até hoje.

Sandown

 Sandown Pier
Sandown é uma das melhores praias da Ilha. Foto: iStock, Getty Images

Perfeito para curtir o mar e até praticar esportes aquáticos, Sandown é um balneário localizado na costa sudeste da Ilha de Wight, ao lado da cidade de Shanklin. A Baía de Sandown, ou Sandown Bay, é um dos destinos mais adorados pelos turistas: extenso, com fácil acesso, areia dourada e mar azul, trata-se do local perfeito para relaxar.

Godshill

 Godshill
As charmosas casinhas de Godshill. Foto: iStock, Getty Images

Se você deseja absorver a essência rústica da vida em Wight, sugerimos que visite Godshill – uma pequena e simpática cidadezinha entre Shanklin e Newport. Fazendas e campos verdes com vaquinhas pastando são elementos que compõem o clima do local.

Lá também há diversos atrativos que remontam ao passado, como casinhas em estilo Cottage (pequenas, com somente um piso e telhados arredondados) e construções medievais, como a Igreja All Saints Church, erguida no século 14. No centrinho da cidade você também vai encontrar diversas lojinhas simpáticas vendendo chás e produtos locais, como queijos artesanais. Aproveite! ?

Priory Bay

Priory_Bay_
A reclusa Priory Bay, na Ilha de Wight. Foto: Debnigo, CC BY-SA 3.0

Por fim, deixamos mais uma sugestão para um banho de mar imperdível no verão da Ilha de Wight – especialmente se você gosta de prainhas mais reclusas e com pouco agito. Priory Bay é praticamente intocada e fica na região leste da vila de Nettlestone. Além de paisagens incríveis, o local também é famoso pela gastronomia: não deixe de experimentar as ostras locais.

De Londres para a Ilha de Wight

Já foi contagiado pela ideia de visitar a Ilha de Wight? Então, o próximo passo é organizar o passeio. Na verdade, é bem fácil chegar até lá.

O primeiro passo é escolher um meio de transporte. Partindo de ônibus (costuma ser a alternativa mais barata), são 3h50 de viagem até Portsmouth, cidade no sul do Reino Unido. Já de trem, em torno de 4h de viagem, você pode sair de Waterloo ou Victoria e chegar a Portsmouth Harbor, Southampton Central ou Brockenhurst. 

Chegando a tais cidades, você ainda vai precisar pegar um ferry (barca) para chegar até Wight, afinal, estamos falando de uma ilha. Mas não há mistério algum: partindo de Portsmouth, por exemplo, a balsa chega a Wight em cerca de 20 minutos. Daí é só aproveitar. ?

Links úteis: opções de trens e opções de ônibus

E aí, gostou de conhecer os encantos da Ilha de Wight? Pretende fazer uma visita à região em breve? Conte para a gente nos comentários. ?

Artigo anteriorConheça a história de Camila, Duquesa da Cornualha
Próximo artigoComo fazer mala de viagem? Dicas básicas para visitar o Reino Unido