Museu do Banco da Inglaterra

Museu do Banco da Inglaterra
Foto: Divulgação

Museu do Banco da InglaterraO Museu do Banco da Inglaterra conta a história do segundo banco central mais antigo do mundo (o primeiro foi o da Suécia), inaugurado em 1694. No local, o visitante é levado para uma viagem através da história do Banco da Inglaterra, na qual vê barras de ouro antigas, moedas de diversas épocas, cédulas raras e até armas utilizadas para defender o local em tempos de guerra.

Horários: Segunda a sexta, das 10h às 17h (entrada até as 16h45). Fins de semana e feriados, fechado.

Endereço: Bank of England Museum, Threadneedle Street, London, EC2R 8AH

Estação de metrô: Bank

> Encontre no mapa

Ingresso: gratuito

O prédio do Banco da Inglaterra, onde se localiza o museu, encontra-se no distrito financeiro de Londres, na City of London, na Threadneedle Street, desde 1734. Também é conhecido pela alcunha The Old Lady of Threadneedle Street ou The Old Lady.

História do Banco da Inglaterra

Museu do Banco da Inglaterra
Foto: Adrian Pingstone

O poderio da Marinha Britânica estava plenamente ameaçado por derrotas sucessivas para a França no fim do século 17.

Para financiar a reconstrução da marina e reconstituir o potencial bélico, a Inglaterra precisava de dinheiro. Aumentar os impostos não daria o resultado esperado, pois não havia dinheiro.

Então, no reinado de William e Mary, uma ideia poderia amainar as dificuldades financeiras do império: um empréstimo para o governo de 1,2 milhões de libras.

Após alguma relutância, a proposta do escocês William Patterson foi aceita, e o Banco da Inglaterra foi criado. Em troca, os credores passariam a gerenciar o Banco, ou seja, seria (e foi durante muito tempo) uma instituição privada.

Em 1734, o Banco da Inglaterra se tranferiu para o local atual. A reconstrução do banco pelo arquiteto Herbert Baker e a consequente destruição do trabalho de John Soane é considerada por muitos como o grande crime da arquitetura do século 20.

Em 1844, os poderes do Banco da Inglaterra aumentaram: só ele poderia emitir cédulas dentro do território londrino. Depois do fim da Segunda Guerra, o Banco da Inglaterra tornou-se o primeiro Banco Central do mundo e foi nacionalizado.

> Mais museus em Londres

Artigo anteriorPasseios de barco em Londres
Próximo artigoOld Bailey: julgamentos criminais em Londres