Bandeira da Escócia: origem e curiosidades

Simples, mas carregada de significado, a bandeira da Escócia é uma das mais antigas do mundo. Você sabia que suas origens têm relação com o século 8 e uma lenda associada a um santo, ex-discípulo de Jesus, considerado o patrono do país? Pois é, até mesmo nos símbolos nacionais a cultura escocesa é repleta de peculiaridades.

Em termos simbólicos, a cruz branca representa a Cruz de Santo André Apóstolo – o patrono da Escócia que acabamos de mencionar. Já a cor de fundo, o azul (não há uma definição oficial quanto ao tom, mas nas principais representações atuais aparece uma tonalidade clara), é uma referência ao céu.

Mas como um santo foi dar origem à bandeira escocesa há milênios atrás? É sobre isso que vamos falar abaixo. ?

Flag of Scotland
Bandeira da Escócia é uma das mais antigas da humanidade. Foto: iStock, Getty Images

A história da bandeira da Escócia

A lenda que cerca a origem da bandeira da Escócia remonta a uma batalha travada entre os moradores nativos escoceses e os povos anglo-saxões (uma fusão entre tribos germânicas), que invadiram o território da Grã-Bretanha no século 8. Era um momento de desespero diante da ocupação, especialmente quando os nativos se viram cercados.

O líder dos escoceses, então, orou para que suas tropas triunfassem. Durante a noite, um milagre: diz a história que ele recebeu uma visita inusitada do apóstolo André (que morrera crucificado em uma cruz diagonal). O santo garantiu ao homem que seu exército venceria aquela difícil batalha. E aí que as coisas ficam ainda mais interessantes.

No dia seguinte, conforme a lenda escocesa, o céu amanheceu com muitas nuvens – e elas se juntaram, formando uma cruz. Era o incentivo que faltava para o povo da Escócia triunfar, diante dos anglo-saxões aterrorizados com o fenômeno. Desde então, a cruz virou o símbolo que estampa a bandeira do país.

Interessante, não é? Mas a história por trás da bandeira é apenas um dos fatos curiosos que cercam a bandeira da Escócia. Abaixo, você confere mais alguns.

4 curiosidades sobre a bandeira da Escócia

Confira nossa seleção de fatos inusitados – e divertidos – acerca da bandeira da Escócia:

  1.  A bandeira escocesa não tem uma proporção exata e, como já falamos, também não tem um tom de azul muito bem estabelecido. A tonalidade sempre variou através dos séculos, mas hoje a cor mais clara predomina. Há, inclusive, uma piadinha interna de que ela foi escolhida por ter um preço mais acessível.

 

  1. No começo do século 16, a bandeira da Escócia já era composta pela Cruz de Santo André, mas a cor de fundo era vermelha.

 

  1. Não foi apenas na bandeira que a Escócia adotou a Cruz de Santo André. Em 1385, o Parlamento da Escócia também determinou que os soldados escoceses deveriam usar a Cruz de Santo André nos seus respectivos uniformes militares.

 

  1. A Cruz de Santo André é representada na bandeira do Reino Unido, junto da bandeira da Inglaterra (que tem a Cruz de São Jorge) e a Cruz de São Patrício, que representa a Irlanda do Norte. Inclusive, se em 2014 a Escócia tivesse deixado o grupo de países, a Union Jack – como é chamada a bandeira que representa o Reino Unido -, poderia ter perdido a cor azul.

 

E aí, gostou de conhecer algumas curiosidades sobre a bandeira da Escócia? Se quiser descobrir outros fatos peculiares relacionados ao país, sugerimos que espie este artigo: “Descubra 5 curiosidades sobre a Escócia. E não se esqueça de nos contar o que achou dos fatos curiosos nos comentários. ?

Artigo anteriorDescubra as atrações de Glasgow, na Escócia
Próximo artigoDescubra o que fazer na Escócia e monte o seu roteiro