Descubra as atrações de Glasgow, na Escócia

Glasgow, na Escócia, é mais um destino imperdível que o Reino Unido oferece. Apesar de suas origens antigas, que remontam à Idade da Pedra, a cidade hoje é incrivelmente moderna e um verdadeiro paraíso da cultura contemporânea, com mais de 20 museus e galerias de arte. E o melhor: fica a apenas uma hora de trem da capital, Edimburgo. ?

Vibrante talvez seja a palavra ideal para definir Glasgow – que, inclusive, é a maior cidade da Escócia e a terceira mais populosa de todo o Reino Unido. Há música em cada esquina, pubs incríveis com pints de cerveja e o melhor da comida típica da Grã-Bretanha para animar as noites dos viajantes.

E aí, já bateu a vontade de fazer uma escala em Glasgow? Então confira, abaixo, alguns dos principais pontos turísticos da cidade. 

Top 5 pontos turísticos de Glasgow, na Escócia

É fato que Glasgow já passou por altos e baixos durante sua história. Após o Tratado de União que a Escócia assinou para se juntar à Grã-Bretanha, em 1707, a cidade se tornou uma das principais zonas marítimas de comércio dos britânicos. Com o declínio da indústria naval no século passado, porém, a metrópole mergulhou em décadas de desemprego e, consequentemente, aumento da violência.  

Mas essa reputação não faz jus ao que a Glasgow é hoje – uma cidade reerguida de forma exemplar. Prova disso são os 5 pontos turísticos abaixo, que você precisa incluir no roteiro.

1. Museu e Galeria de Arte de Kelvingrove

Kelvingrove Museum and Gallery
Kelvingrove conta com um acervo gigante e arquitetura primorosa. Foto: iStock, Getty Images

O Kelvingrove é um dos lugares mais incríveis de Glasgow: somente sua arquitetura em estilo barroco já é um espetáculo à parte. Em termos de acervo, ele é considerado um dos principais museus de arte cívica da Europa: são 22 galerias, que abrigam uma coleção de incríveis 8.000 objetos – desde elementos da história natural até obras de arte. A entrada é free.

2. Glasgow Science Center

Glasgow
O charmoso e futurístico Science Center. Foto: iStock, Getty Images

Uma atração bacana, especialmente para quem viaja com os filhos, o Glasgow Science Center foi inaugurado no ano de 2001, na margem sul do rio Clyde. O local proporciona os mais variados tipos de exposições interativas: é possível assistir a filmes em IMAX, fazer experimentos em tempo real no Live Lab (laboratório vivo) e até ver insetos da África. Ninguém vai ficar entediado – e a entrada também é gratuita.

3. Catedral de Glasgow

Glasgow Cathedral
Catedral de Glasgow é um monumento remanescente da Idade Média. Foto: iStock, Getty Images

Inaugurada em 1197, a Catedral de Glasgow recebe fiéis em suas dependências há mais de 800 anos – e foi uma das poucas igrejas medievais a sobreviver, quase completamente intacta, à Reforma Protestante Escocesa (1560). O local também abriga uma linda coleção de vitrais em seu interior. Se você é fã dos edifícios góticos da Idade Média, não perca a oportunidade de visitar este local que virou um dos principais pontos turísticos da cidade.  

4. The Tall Ship Glenlee

Glenlee
A embarcação Glenlee permanece em Glasgow. Foto: iStock, Getty Images

Para mergulhar fundo na história de Glasgow, sugerimos que você faça um passeio até o Glenlee – um barco, hoje transformado em museu, que reconta o patrimônio marítimo da cidade. A embarcação, cuja primeira viagem foi feita em 1896, é o único modelo desse tipo ainda existente no Reino Unido.

5. The Lighthouse

Lighthouse_CC BY 2.0
Lighthouse é um dos cartões-postais da cidade. Foto: Michel Curi, CC BY 2.0

The Lighthouse é simplesmente o Farol de Glasgow, projetado originalmente por Charles Rennie Mackintosh, em 1893, para ser sede do jornal Glasgow Herald. Atualmente, o local se transformou em uma exposição que homenageia o arquiteto que o projetou – também responsável por vários outros prédios da cidade.

No local, é possível contemplar peças de arquitetura e design, além das maquetes de alguns edifícios projetados por Mackintosh. De brinde, o visitante ainda pode contemplar uma vista incrível da metrópole.

Como ir de Londres para Glasgow, na Escócia?

Agora que você já conhece algumas das atrações de Glasgow, o próximo passo é organizar o passeio. Há diversas opções de transporte: a mais rápida, evidentemente, é o avião. Há voos low cost recorrentes partindo de Londres, com duração média de 1h15 a 1h20 de viagem. Bem prático – e você gasta, aproximadamente, R$ 200 a R$ 500.

Outra alternativa é pegar o trem. O trajeto, operado pela Virgin Trains, dura cerca de 4h30. Os veículos partem da estação Euston, em Londres, e chegam na estação Glasgow Central, já na Escócia. Os preços variam, mas ficam em torno de 30 a 250 libras (dependendo da classe e da antecedência da compra).

Outra possibilidade é visitar Edimburgo primeiro, para depois fazer um bate-volta de trem até Glasgow. Para saber mais sobre o trajeto Londres – Edimburgo, espie este artigo: “Aprenda como viajar de trem de Londres para Edimburgo”.

E aí, gostou de conhecer melhor Glasgow, na Escócia? Vai conhecer a cidade em breve? Conte para a gente nos comentários. ?

Artigo anteriorHistória da Inglaterra: dos romanos à Rainha Elizabeth II
Próximo artigoBandeira da Escócia: origem e curiosidades