O London Pass é um passe que concede entrada gratuita em dezenas de atrações de Londres e ingresso sem fila para alguns dos pontos turísticos mais concorridos. Parece ótimo, né? Mas nem sempre o London Pass vale a pena. Neste post, vamos explicar por que você deve planejar muito bem o seu roteiro antes de decidir se faz essa compra ou adquire os ingressos na loja da VisitBritain, o órgão oficial de turismo da Grã-Bretanha.
O que o London Pass oferece
O London Pass oferece entrada gratuita em muitas atrações de Londres. Abaixo, confira algumas das atrações mais caras pelas quais você não precisaria pagar individualmente se adquirisse o passe:
Shakespeare’s Globe Theatre Tour
A lista completa de atrações cobertas pelo London Pass você encontra neste link.
Além da entrada nessas atrações, o passe permite que você não pare na fila na Torre de Londres, sempre muito concorrida.
Quanto custa o London Pass
O passe, tipo um cartão com chip, é comercializado com duração pré-determinada:
1 dia (Adulto: 59,00 / Criança: 39,00)
2 dias (Adulto: 79,00 / Criança: 59,00)
3 dias (Adulto: 85,50 / Criança: 59,40)
6 dias (Adulto: 109, 65 / Criança: 75,65).
O que o London Pass não oferece
O London Pass não cobre algumas das mais caras atrações de Londres, como o museu de cera Madame Tussauds, a London Eye, a London Dungeon, Aquário de Londres, St Paul’s Cathedral e tour pelos estúdios do Harry Potter.
Como funciona o passe turístico
Durante o período estabelecido, o cartão possibilita a visita a quaisquer dos pontos turísticos anunciados – e alguns deles sem fila. Além dessa facilidade, o London Pass ainda oferece desconto em restaurantes e bares conveniados e a opção de comprar, juntamente ao passe, um cartão de transporte.
Período de validade
Vamos a um exemplo. Se você comprou o passe de um dia, você pode entrar em qualquer uma das atrações durante o dia inteiro. Nesse caso, quanto mais atrações caras você visitar no dia, mais vai valer a pena. É importante lembrar que muitas atrações anunciadas se localizam distantes umas das outras, ou seja, você precisa considerar o tempo de deslocamento entre elas ao planejar quantas encaixar em um único dia.
Além disso, não esqueça: o dia é o do calendário (segunda-feira, por exemplo), e não um período de 24 horas seguidas. Se você começar a usar o cartão de um dia na tarde de uma quarta-feira, não poderá utilizá-lo na quinta.
London Pass no smartphone
Em vez de coletar o passe ou esperar a entrega no Brasil, é muito mais fácil baixar o aplicativo do London Pass e utilizá-lo no celular. Assim, o passe será ativado ao passar na primeira atração em Londres, que lerá o código QR para detectar a validade do London Pass.
Quando o London Pass vale a pena
Você nem sempre vai economizar comprando o cartão, já que muitos pontos turísticos de Londres podem ser visitados gratuitamente – e algumas das atrações caras não são cobertas, como já mencionamos.
Por isso, para saber se vai valer a pena financeiramente, você precisa definir quais atrações farão parte do seu roteiro. Se ele estiver cheio de museus, o passe pode não fazer tanto sentido, porque a maioria tem entrada gratuita em Londres.
E não são apenas os museus que têm ingresso grátis na cidade. Duvida? Então confira algumas das opções:
- Todos os Parques Reais de Londres
- Museu Britânico
- Imperial War Museum
- Museu de Londres
- National Gallery
- Museu de História Natural
- Science Museum
- Tate Britain
- Tate Modern
- Victoria & Albert Museum.
Dito isso, é importante lembrar que o London Pass pode ser útil mesmo não seja tão vantajoso financeiramente. Isso porque é extremamente prático ter um passe apenas para quase todas as atrações pagas de Londres.
Compro ou não compro?
Financeiramente, como desvendar se valerá a pena? Simples. Abaixo, estão dois links, um com todas as atrações oferecidas pelo London Pass e outro com os preços das principais atrações turísticas da cidade. Depois de ter seu roteiro em mãos, é só somar os valores individuais de cada atração desejada e comparar com o custo do passe.
Todas as atrações do London Pass
Preços das atrações de Londres
Lembre-se: 1) Há que se considerar no mínimo 2 horas por atração e não esquecer do tempo de deslocamento; 2) Em algumas atrações pagas, crianças menores de 4 ou 5 anos entram de graça mesmo sem o passe.
Link para comprar o London Pass
E aí, gostou das dicas para decidir se vale a pena comprar o London Pass? Se você já usou o passe, deixe um comentário e compartilhe sua experiência com os outros leitores.