Em 2018, o mundo perdeu o físico Stephen Hawking, que morreu aos 76 anos em Londres, Inglaterra, depois de lutar por desde os 21 anos contra Esclerose Lateral Amiotrófica (conhecida como ELA).
Considerado um dos cientistas mais brilhantes da atualidade, Stephen Hawking publicou ao longo de sua vida, mais de 20 livros e foi tema de diversos filmes e documentários que retrataram bem a vida do grande físicos e suas conquistas no mundo.
Uma referência na ciência moderna, Stephen Hawking foi um exemplo de pessoa que pode viver com uma doença grave e mesmo assim continuar sendo bastante ativo em suas atividades, se mantendo em plena inteligência e superando obstáculos diários.
Filmes e Livros sobre Stephen Hawking
Separamos alguns filmes e livros sobre Stephen Hawking que foram destaque no mundo. Veja:
Livros:
- ‘Uma Breve História do Tempo’
Considerada uma das obras mais famosas de Hawking, Uma Breve História do Tempo: do Big Bang aos Buracos Negros, foi lançado em 1988, e tem como tema principal a origem do Universo.
Nele, Stephen Hawking fala sobre as física de partículas até a dinâmica que controlam os grandes corpos celestes e galáxias espalhadas pelo cosmos, levantando questionamentos sobre como surgiu o tempo, se ele é finito ou não, se é possível viajar por ele, entre outros.
Um outro ponto de destaque deste livro discutido por Hawking são as teorias sobre buracos negros, o Big Bang, a teoria das cordas e as 4 forças fundamentais.
- ‘O Universo numa Casca de Noz’
Publicado pela primeira vez em 2001, O Universo numa Casca de Noz é uma extensão de Uma Breve História do Tempo, mais aprofundada e, ao mesmo tempo, mais compreensível para o público leigo do que a primeira obra.
Neste livro, Hawking traz ao leitor os principais conceitos que tentam unir a relatividade geral de Einstein e a mecânica quântica, aprofundando-se ainda mais na famosa Teoria de Tudo – uma proposta que poderia unir em uma só teoria todos os fenômenos físicos que conhecemos na atualidade. Hawking opinou que teríamos essa descoberta científica até o final do século XX, porém, até hoje físicos e astrônomos buscam essas explicações.
- ‘Minha Breve História’
Nesta autobiografia lançada em 2013, Stephen Hawking conta toda a sua história, desde sua infância em Londres, como um aluno mediano na escola, até sua chegada ao posto de professor lucasiano da Universidade de Cambridge, cargo ocupado por gigantes da história da ciência como Isaac Newton, Paul Dirac e Charles Babbage.
Além disso, ele fala sobre as dificuldades de conviver com a doença neurodegenerativa que o acompanharia para o resto da vida e com a qual foi diagnosticado aos 21 anos.
- ‘George e o Segredo do Universo’
Este livro é uma história infantil da da Stephen Hawking escreveu junto com sua filha Lucy, da qual explica de uma forma mais simples e para as crianças a origem do Universo em aventuras de personagens infantis.
- ‘Computer Resources for People With Disabilities’
Ainda não disponível no Brasil, Computer Resources for People With Disabilities (em tradução livre para o português, “Recursos Computacionais para Pessoas com Deficiência”) conta como as tecnologias estão facilitando o cotidiano de pessoas com deficiência e mudando a maneira com a qual elas interagem no mundo, mesmo vivendo em cidades metropolitanas, como era o caso de Stephen Hawking que morava em Londres e se mantinha adepto as atividades normais.
Filmes sobre Stephen Hawking:
- Uma Breve História do Tempo (1991)
Um filme sobre a vida e o trabalho do cosmólogo Stephen Hawking, que, apesar da quase total paralisia, é uma das mentes mais brilhantes de todos os tempos.
- A história de Stephen Hawking (2004)
Aqui retrata o início da trajetória do brilhante físico britânico Stephen Hawking (interpretado por Benedict Cumberbatch), que após ser diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, é obrigado a lidar com o avanço da doença enquanto desenvolve seus estudos e inicia a formação de uma família com Jane Wilde (Lisa Dillon). Além disso, é possível acompanhar sua vida por Londres e como ele superou a doença, se mantendo ativo todo o tempo.
- A teoria de tudo (2014)
Baseado na biografia de Stephen Hawking, o filme mostra como o jovem astrofísico (Eddie Redmayne) fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com a aluna de Cambridge Jane Wide (Felicity Jones) e a descoberta de uma doença motora degenerativa quando tinha apenas 21 anos, enquanto morava em Londres.
Esse filme deu ao ator Eddie Redmayne o Oscar de Melhor Ator no ano de 2015.
Todos esses livros e filmes mostram Stephen Hawking porque foi um físico brilhante e um exemplo para a sociedade, seja pela sua inteligência como a superação diante de uma doença tão grave que o deixou completamente imóvel, mas bastante lúcido de suas atividades.
Apesar de morar em uma cidade grande como Londres, Stephen Hawking fazia questão de ser um físico atuante mesmo com a progressão da doença, o que não foi um empecilho para que os livros fossem publicados, sendo admirados por aqueles que acreditam que Stephen Hawking poderia ser um exemplo a toda a sociedade, e por isso ganhou destaque no cinema.