8 fatos que você nunca soube sobre Guy Fawkes

Você já ouviu falar de Guy Fawkes? E o que ele representa para a história de Londres e da Inglaterra?

Bem, para entender o papel fundamental que Guy Fawkes teve na Grã Bretanha, vamos voltar a 1660.

Conheça a história de Guy Fawkes

Guy Fawkes foi um conspirador e especialista em explosivos que participou da Revolução da Pólvora (1600), que tinha como finalidade assassinar o rei Jaime I de Inglaterra, seus familiares e os aristocratas protestantes com a colocação de barris de pólvora sob o prédio onde ficava o Parlamento.

A conspiração era motivada pela ira que Jaime I provocou nos católicos ingleses daquela época. Sucessor de Elizabete I, que morreu sem deixar herdeiros para o trono inglês, findando a dinastia Tudor, o rei manteve a perseguição aos católicos de seus antecessores. Assim como seu pai, Henrique VIII, a rainha foi uma notória perseguidora do catolicismo.

Com a sucessão do reinado para Jaime I, que tinha origem escocesa e havia chegado ao trono através de ligações com os Tudor, acreditava-se que a vida dos católicos na Inglaterra fosse facilitada. No entanto, esta promessa não se cumpriu.

Outro detalhes que levou a repudia do povo contra o rei, era que ele era escocês, sendo mais odiado do que Elizabete I.

Guy Fawkes - Mapa de Londres
Foto: Skibbereen Eagle

Bem, foi ai que surgiram diversas conspirações para tirar a vida do rei, assim como aqueles que estavam no Parlamento inglês em parceria com ele.

E como se iniciou o plano? O grupo de conspiradores comprou uma casa vizinha ao Parlamento, localizado em Westminster, e usou o lugar para estocar pólvora no subsolo da sede do poder britânico.

É ai que entra o soldado católico Guy Fawkes, responsável pela casa. Na época, dizia-se que Fawkes estaria disposto a explodir a casa e a si mesmo antes de ser pego, caso Jaime I descobrisse a trama.

Porém, uma falha de um dos membros do grupo acabou entregando o plano. No intuito de salvar um amigo, um dos conspiradores mandou uma mensagem anônima e codificada para um de seus conhecidos, alertando para que ficasse longe do Parlamento no dia planejado para o atentado, cinco de novembro.

O destinatário do bilhete estranhou o aviso e a informação chegou até Jaime I, que descobriu a conspiração.

Em uma ação secreta das força policial inglesa, Fawkes e os outros membros do grupo foram presos e executados.

No final, Guy Fawkes foi enforcado e esquartejado. Porém, mesmo sob tortura, não revelou mais informações sobre o plano, nem entregou seus colegas.

8 fatos que você nunca soube sobre Guy Fawkes

8 fatos que você nunca soube sobre Guy Fawkes
Foto: OnePeterFive

Conheça 8 fatos que você nunca soube sobre Guy Fawkes e porque ele foi tão importante para Londres e para a Inglaterra:

Fato 1) O dia 5 de novembro é uma data importante para a história inglesa por simbolizar um episódio de luta pela liberdade;

Fato 2) Em 1605, o soldado católico Guy Fawkes foi capturado, sendo torturado e enforcado por traição e tentativa de assassinato;

Fato 3) Guy Fawkes foi um soldado inglês católico que participou da Conspiração da Pólvora;

Fato 4) Fawkes era o responsável por guardar os barris de pólvora que seriam utilizados para explodir o parlamento do Reino Unido. Os conspiradores, porém, não desejavam a morte de inocentes e católicos, portanto enviaram avisos para que eles mantivessem distância do parlamento no dia do ataque. Um dos avisos chegou aos ouvidos do rei, o qual ordenou uma revista no parlamento e encontrou Fawkes guardando a pólvora;

Fato 5) O soldado Guy Fawkes foi torturado e enforcado por traição e tentativa de assassinato;

Fato 6) A sua captura é comemorada até hoje, na tradicional Noite das Fogueiras;

Fato 7) Fawkes é considerado alguém que lutou e morreu por aquilo que acreditava e, por isso, sua máscara é utilizada até os dias atuais como símbolo de luta pela liberdade;

Fato 8) A máscara, na verdade, surgiu do filme V de Vingança, no qual um homem que foi preso e torturado injustamente, utiliza a identidade de Fawkes para conduzir a sua vingança. Foi com isso que jovens ao redor do mundo começaram a sair pelas ruas vestindo a máscara de Fawkes e lutando por aquilo que acreditam.

Celebração da Noite das Fogueiras

Imagem relacionada
Noite das Fogueiras ( Imagem: yandex.by)

Se você estiver visitando a Inglaterra no mês de novembro, não pode deixar de participar da Noite as Fogueiras, no inglês Bonfire Night.

Não tem como passear por Londres ou outras cidades inglesas e não se esbarrar com alguma fogueira, na celebração da Noite das Fogueiras, que acontece todos os anos em 5 de novembro por simbolizar um episódio de luta pela liberdade.

A festa é uma tradição bem forte na Inglaterra, onde crianças, famílias e amigos se reúnem para queimar um espantalho com a cara do Guy Fawkes.

Na celebração, fogos de artifício fazem a alegria de todos e iluminam o céus das cidades.

Algumas prefeituras, aproveitam o momento para organizar festas pelas praças e parques.

Em Londres, a festa que inclui queima de fogos e apresentação de bandas pela cidade, principalmente a noite, além de mercados/feiras que realizam varias atividades como parques de diversões e muitas outras coisas para todo tipo de pessoa.

Diferentemente dos EUA, na Inglaterra não é costume comemorar Halloween, mas em compensação o dia de Guy Fawkes, também conhecida como Bonfire Night, é a celebração mais famosa da terra da rainha.

Originalmente, esse “feriado” tinha um carácter religioso, comemorando a tolerância e liberdade da Igreja Anglicana (em comparação da Igreja Católica do século 16), o que também acabou gerando um fase de perseguição, intolerância e inquisição contra católicos no pais (principalmente quando Elisabeth I – que era criança na época) subiu ao poder.

Mas hoje em dia, a Noite as Fogueiras perdeu quase todo seu cunho religioso, onde a maioria das pessoas aproveita pra soltar fogos de artificio e organizar fogueiras e churrascos que comemoram o começo do inverno e a abertura da “temporada” de festas.

Onde ver a queima de fogos da Noite das Fogueiras

Em Londres há dezenas de queimas de fogos programadas para o dia principal a comemoração e aqueles que antecedem a data principal.

Normalmente, há barraquinhas vendendo comida, bebidas e outras atrações. Veja quais as opções:

  • Centro de Londres

Battersea Park
No Battersea Park é possível aproveitar a queima de fogo com uma grande fogueira, além da música temática. Não vai faltar opções de barracas com comidas e bebidas, às margens do Rio Tâmisa.

Southwark
Todo ano cerca de 30 mil pessoas vão a queima de fogos de Southwark, sendo um das maiores apresentações de fogos de artifício da cidade. Acontece ao longo da margem sul do Rio Tâmisa, com muita diversão para a família, comidas e bebidas. Como é bastante requisitado, é necessário reservar os ingressos com antecedência.

  • Sul de Londres

Lambeth
Para que irá acompanhar a queima de fogos na loja do Lamberth, espere uma noite mágica. A expectativa todo ano é de uma deslumbrante queima de fogos de artifício, acompanhada de trilhas sonoras populares de filmes de sucesso, ao lado de uma grande variedade de vendedores ambulantes, música ao vivo e entretenimento.

Beckenham
Se você procura diversão para toda a família vá ao Beckenham Fireworks no Croydon Road Recreation Ground em Croydon. Escolha entre a queima de fogos de artifício silenciosa, ideal para crianças pequenas, ou as grandes explosões na apresentação principal mais tarde a noite. A dica aqui é chegar cedo para garantir o melhor lugar, desfrutar das comidas e da divertida pintura de rosto para as crianças.

  • Leste de Londres

Blackheath

Localizado em um dos maiores espaços ao ar livre de Londres, a queima de fogos de Blackheath é um ótimo programa noturno para famílias e amigos que querem ver os fogos de artificio numa atmosfera animada. Normalmente se reúnem mais de 80.000 pessoas, num dos maiores eventos de queima de fogos em Londres, tudo de graça.

Victoria Park
Dirija-se ao espetáculo da queima de fogos de Victoria Park para uma noite animada. Aqueça-se com as comidas e bebidas vendidas nas barraquinhas, antes de iniciar a queima de fogos grátis que iluminará os céus de Londres. Dia 05 de novembro.

  • Norte de Londres

Alexandra Palace Fireworks Festival
Com vistas que se estendem por Londres e muitas atividades para a família se divertir, a queima de fogos de Alexandra Palace que dura dois dias, tornou-se um dos melhores eventos da Bonfire Night da cidade. Com atividades que variam desde um festival alemão de cerveja, até patinação no gelo, há opções para todas as idades neste espetáculo de fogos de artifício.

Brent Fireworks Night
Assista a queima de fogos brilhar sobre o arco icônico do Estádio de Wembley na apresentação de Brent Fireworks Night no Wembley Park. Veja o deslumbrante espetáculo acompanhado de uma trilha sonora super-secreta e desfrute de diversão para a família, além de barracas de comidas deliciosas.

  • Oeste de Londres

Superhero Fireworks Spectacular
Um das maiores espetáculos de queima de fogos do oeste de Londres, o Superhero Firework Spectacular no Kempton Park Racecourse com certeza vai impressionar. Passeios emocionantes e um DJ alegram a noite e a diversão da exibição de fogos de artifício, acompanhada de músicas de temas de super-heróis.

O que achou desses fatos soube sobre Guy Fawkes? Isso mostra o quão fantástica é a história da Inglaterra e sua formação.

Artigo anteriorFilmes e Livros sobre Stephen Hawking
Próximo artigoHyde Park é o mais conhecido dos London Royal Parks